Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Tampinha fundou dois hospitais, auxiliou mais de 5 mil partos e morreu com o sonho de voltar a ser secretário de Saúde

Publicados

MATO GROSSO

Uma vida inteira ligada a Saúde. Assim foi a trajetória do médico, empresário e ex-deputado federal Tampinha, falecido na tarde de quinta-feira (20). O último adeus a José Augusto Curvo, seu nome verdadeiro, foi dado na tarde desta sexta-feira (21), na capela Jardins em Cuiabá. 

Leia mais:
Mauro Mendes, Emanuel Pinheiro e Mauro Carvalho lamentam falecimento de Tampinha

Parentes e amigos contaram à reportagem do Olhar Direto detalhes de uma trajetória que ficou marcada pela dedicação ao setor da Saúde em Mato Grosso. Tampinha foi responsável pela fundação do Hospital Jardim Cuiabá e o Hospital do Câncer.

Além disso, o médico realizou mais de 5 mil partos quando atuava na área. Seu trabalho como profissional da saúde fez com que ganhasse visibilidade entre os mais necessitados, o que o levou a uma ascensão política rápida e incontestável.

Tampinha foi secretário de Saúde em Mato Grosso no período entre 1986 e 1987, durante o governo de Wilmar Peres de Farias, que assumiu o Palácio Paiaguás no lugar de Júlio. Na época, o estado enfrentava diversos problemas no setor. 

Leia Também:  Novo cartão de crédito do Mercado do Porto libera mais de R$ 56 mil em três dias

“Tampinha era uma dessas pessoas de coração muito aberto, ele realizava partos e pouco se importava com a condição financeira de suas pacientes, se a pessoa tinha dinheiro pagava, se não tinha ele fazia de graça, era um sujeito muito caridoso”, contou Júlio Campos (DEM), que esteve presente no funeral do ex-correligionário. 

Em 1988 Tampinha foi eleito vereador em Cuiabá. Com pouco mais de dois anos de mandato aproveitou a visibilidade que tinha adquirido para se candidatar a deputado federal, uma decisão arrojada e incomum na época. “Todos diziam: não faça isso, seja deputado estadual primeiro ou termina seu mandato, não dê um passo maior que a perna, mas no final ele acabou conseguindo ser eleito”, conta Campos. 

Tampinha foi eleito em 1990, junto com um amigo seu de adolescência: Fernando Collor de Mello. O parlamentar fez parte da mesma turma de Collor no Colégio São José, no Rio de Janeiro. A unidade escolar era um liceu frequentado pela “nata” brasileira e Tampinha se incluía nesse grupo, pois provinha de famílias tradicionais de Mato Grosso. 

Leia Também:  VÍDEO: Dois homens são presos por furto de energia em Várzea Grande

“Tampinha e Collor eram colegas de turma, andavam juntos e eram muito próximos, ele foi candidato federal na mesma época do seu ex-colega, uma coincidência interessante”, conta Robério Garcia, empresário e amigo de infância de José Augusto Curvo. Curioso é que, anos depois, Tampinha votaria pelo impeachment do ex-colega. “Mas ali, naquela situação, não tinha como não votar a favor”, explica Robério. 

O deputado federal José Medeiros (Podemos) recorda-se que a esperança de Tampinha era de retornar ao cargo no qual mais amou atuar. “Tampinha era uma pessoa muito correta e acreditava muito no que contavam para ele, sempre tratava como certas as promessas de gestores de que ele seria nomeado como secretário de saúde nos finais de mandato, o que nunca aconteceu”, conta o parlamentar federal. 

FONTE/ REPOST: LÁZARO THOR – OLHAR DIRETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Curso de atualização de agente de trânsito está com inscrições abertas

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA