Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Corregedor se reúne com magistrados e apresenta inovações tecnológicas para facilitar o trabalho

Publicados

TJ MT


Ordem Cronológica de Processos Conclusos e o Portal dos Canais de Atendimento Digital do Poder Judiciário foram apresentados nesta terça-feira (8/3) a magistrados e seus assessores das diversas comarcas do Estado, em duas reuniões realizadas de forma virtual. “Vamos apresentar a vocês duas ferramentas desenvolvidas para melhorar nosso relacionamento com usuários dos serviços prestados pelo Poder Judiciário. A primeira é resultado do esforço conjunto do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi) e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) e consiste na possibilidade de agendamento para atendimento em gabinete, ferramenta que, somando-se aos muitos canais de atendimento já existentes, acabará com eventuais desencontros quando advogados procuram atendimento judicial. A segunda foi construída pelo Dapi para atender ao comando previsto no artigo 12 do Código de Processo Civil, apresentando a ordem cronológica de conclusão com objetivo de alinhamento das expectativas dos usuários dos serviços judiciários quanto ao tempo de espera pela decisão de seu processo. São avanços rumo a um futuro de maior transparência e respeito ao usuário e concretização do movimento de transformação digital do Poder Judiciário”, considerou o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira.
 
O corregedor repassou a palavra ao juiz auxiliar da CGJ, João Thiago de França Guerra, líder dos projetos. “É necessária transferência de conhecimento aos senhores. Há uma agenda que precisa ser configurada pelo gabinete nesta fase introdutória. Nossa reunião é técnica. Essa entrega se insere no movimento de melhoria no relacionamento com nossos usuários externos. Tivemos altos e baixos neste período de pandemia e aproveitamos para amadurecermos as ferramentas. Nossa estratégia de transformação digital não vale apenas da porta para dentro do Judiciário, tem que ser em todo o Sistema de Justiça. Estamos desenvolvendo algumas inciativas que alcançam e dialogam com nossos usuários. Nossa maior preocupação é com a condição dos excluídos digitais, não apenas daqueles que não têm acesso material ao ambiente digital, como o celular ou internet, mas também pessoas que não sabem operar a tecnologia. As entregas apresentadas hoje ainda não atendem a esse público, mas são entregas de transparência. Um nivelamento de expectativas, como já disse nosso corregedor. As pessoas irão saber o quanto podem esperar por uma sentença e também a melhor forma de serem atendidas pelo magistrado. Manteremos o Balcão Virtual indicado pelo CNJ. Ele será colocado no contexto de todos os canais de atendimento digital existentes e a informação será disponibilizada em formato amigável e de fácil acesso”, explicou o juiz auxiliar.
 
Na sequência a diretora do Dapi, Renata Guimarães Bueno Pereira, explicou como se daria o treinamento e repassou à área técnica para esclarecimentos. O servidor Maurício Martins, conduziu a aula. “Para terem acesso à agenda nossos clientes devem acessar a Página do Tribunal (tjmt.jus.br). Em seguida canais de acesso, comarcas, e escolher a vara e horários”. O servidor continuou explicando. O evento teve grande participação dos magistrados que efetuaram perguntas e esclareceram dúvidas.
Conheça mais:
 
Portal de Atendimento Digital do Poder Judiciário – Ferramenta Bookings para atendimento agendado com magistrados da Primeira Instância – Mecanismo estará disponível ainda no mês de março para agendamento e registro de atendimentos. Em ambiente virtual que poderá ser acessado 24h por dia, o cliente terá acesso à agenda de todas as unidades judiciárias de Mato Grosso. E-mail, telefones, WhatsApp, Balcão Virtual, entre outros contatos poderão ser acessados. Na mesma ferramenta, as partes podmehorerão apresentar suas sugestões de melhorias ou reclamações quanto ao funcionamento inadequado de qualquer dos canais de atendimento, indicando a unidade e falha ocorrida. Essas informações serão coletadas diretamente pela Corregedoria-Geral da Justiça para melhora dos serviços.
 
Ordem Cronológica de Processos Conclusos – A ferramenta está em conformidade com o artigo 12 do CPC. Ela deve ser acessada pela página da Corregedoria-Geral da Justiça do TJMT. Clique aqui para acessar. Ou pelo portal www.tjmt.jus.br, no menu verde, clicar em corregedoria, página inicial e em seguida no banner azul, art. 12 CPC, Ordem Cronológica de Processo Conclusos. O sistema trará todas as informações relacionadas por vara. Os processos conclusos seguem prioridades processuais indicadas pelo CNJ e qualquer pessoa pode verificar em que lugar o processo de interesse está na fila para ter sua decisão.
 
“Os serviços digitais vieram para ficar. Há um grande consenso por sua validade e potencial transformador. Vamos ajustar para que funcionem bem”, disse o Corregedor.
 
Descrição das imagens
 
Primeira imagem:  Print de tela – ao centro uma imagem compartilhada do sistema de marcação de horário com os magistrados do 1º Grau. Na lateral direita o interlocutor, juiz João Thiago de óculos e terno e a imagem de outros setes juízes participantes.

Segunda imagem: Print de tela. Central o juiz João Thiago falando. Ele está com fone de ouvido e usa óculos, o fundo está desfocado. Na lateral direita fotos miniaturas dos juízes participantes e os nomes de todos participantes.  

Terceira imagem: Print de tela. O corregedor discursa aos magistrados. Ele usa camisa social e suspensórios. ao fundo de seu gabinete estão três obras de arte da natureza de Mato Grosso.  Na lateral à direita a disposição do sistema Teams com fotos pequenas de alguns magistrados e seus nomes.
#ParaTodosVerem #PraCegoVer. 

 
Leia mais sobre o assunto:
 
 
 
Ranniery Queiroz
Assessor de Imprensa da CGJ/MT
 
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Conciliador: confira inscrições deferidas e data da prova do processo seletivo em Querência
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Semana da Conciliação: oficina de parentalidade aborda papel de adultos na vida de crianças
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA