TJ MT
Curso de formação: juízes substitutos recebem capacitação em direitos humanos e igualdade de gênero
TJ MT

Segundo a magistrada, a capacitação é voltada a questões relacionadas à igualdade de gênero, julgamento com perspectiva de gênero, igualdade racial e sobre tráfico de crianças e adolescentes. “É uma visão aliada mais ao dia a dia, à postura do juiz com a temática. Não é uma apresentação primária, mas sim uma apresentação dentro de um contexto: como é que eles podem fazer para utilizar isso como magistrados?”, enfatizou Tatiane.
Além de fornecer orientações sobre como é possível proceder em questões cotidianas, como audiências e na elaboração de decisões, a magistrada explica que o mais importante é o compartilhamento de experiências, baseadas em quase 25 anos de magistratura. Segundo ela, apesar de inicialmente os novos magistrados atuarem em comarcas menores, essas questões também estarão presentes.
“É bom entender que isso está no nosso dia a dia. Quer dizer, numa comarca pequena, numa comarca grande, na análise de todos os casos, a gente precisa ter uma certa prudência, uma certa visualização dessas temáticas. E também estar atento para algumas outras. Isso torna o juiz mais sensível e mais aberto para poder entender como é a melhor análise do caso concreto, do tratamento e da efetividade das decisões”, observou.
“Julgar com perspectiva de gênero, atender com perspectiva de gênero, falar com perspectiva de gênero, mas o que é isso? O que eu preciso para entender isso? Eu preciso entender dentro desse ponto tudo, conceitos como sexo, gênero, sexualidade e identidade de gênero”, salientou. Conforme a magistrada, “o que é importante é exatamente o que temos no primeiro e no segundo artigo da Declaração dos Direitos dos Homens, que é o respeito ao próximo.”
Tatiane Colombo é juíza desde 1999 e hoje atua no 8º Juizado Especial Cível de Cuiabá. Bacharel em Direito, ela possui MBA em Gestão Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas, é mestre em Direito junto a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área de Pensamento Jurídico e Relações Sociais, e atua como pesquisadora junto ao Laboratório de Estudos e Pesquisas Avançados em Direito Internacional e Ambiental (Lepadia – UFRJ).
A magistrada tem Certificação Internacional em Constelações Organizacionais Talent Manager Cecilio Regojo em conjunto com a Universidade CUDEC/ México e atuou como multiplicadora de Direito Sistêmico para a Hellinger Schule de 2017 a 2021.
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: fotografia colorida da juíza Tatiane Colombo. Ela é uma mulher branca, de cabelos loiros, que veste uma camisa branca. Ela fala ao microfone. Ao fundo, aparece um banner da Esmagis-MT.
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Ana Flávia, de Vila Bela da Santíssima Trindade, integra chapa de Kássio Coelho na UCMMAT e propõe a implantação da UCMMAT Mulher
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Empresários de Mato Grosso exploram tendências do mercado da beleza em São Paulo
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Congresso debate Recuperação e Reestruturação de Empresas do Agronegócio
-
MATO GROSSO7 dias atrás
MT Warriors divulga card completo com 12 lutas 100% profissionais e disputa de cinturão
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Appassionata” – Opus Quattro celebra os temas do amor em concerto na Casa do Parque
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Com tecnologia de ponta, H.Bento realizou mais de 70 mil atendimentos ortopédicos em 4 anos