Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Explicando Direito: Judiciário lança novo programa de rádio na próxima segunda-feira

Publicados

TJ MT

Na próxima segunda-feira (30 de maio), o Poder Judiciário de Mato Grosso lançará o novo programa de rádio “Explicando Direito”. A ação é fruto de parceria entre a Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT) e a Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça, por meio da Radio TJ.
 
A iniciativa conta com o apoio da Rádio Assembleia, do Poder Legislativo do Estado, que vai divulgar o programa todas as segundas-feiras, às 8h45, assim como nos intervalos de sua programação diária. O material também será disponibilizado no site da Esmagis-MT (https://esmagis.tjmt.jus.br/) e da Rádio (radiotj.tjmt.jus.br).
 
Segundo o diretor-geral da Esmagis-MT, desembargador Marcos Machado, o próprio nome dessa atividade pedagógica já ressalta o objetivo da iniciativa. “Pretendemos explicar corretamente, numa linguagem compreensível, a legislação brasileira, a aplicação daquilo que nós entendemos como deveres e direitos subjetivos do cidadão. Buscamos dar respostas que envolvam a conscientização e o entendimento a respeito das relações sociais. Acreditamos que isso vai melhorar ou até mesmo transformar alguns pensamentos e relações humanas, e essa é a expectativa que a Esmagis e o Tribunal de Justiça têm”, observa.
 
Conforme explica a assessora de comunicação da Esmagis-MT, jornalista Keila Maressa, o programa “Explicando Direito” tem como objetivo levar informações sobre Direito de forma simples e descomplicada à população. Idealizado pela Esmagis-MT, o programa é produzido pela Coordenadoria de Comunicação, por meio da WebRádio TJ.
 
“Essa é uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura, que é dirigida atualmente pelo desembargador Marcos Machado e pela desembargadora Helena Ramos. Tem a ideia de explicar para as pessoas mais simples o que elas têm de direito e como elas conseguem acessá-los. Para isso foi feita uma parceria entre o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Esmagis, com a Assembleia Legislativa. São 15 minutos de entrevista, com linguagem fácil e acessível”, explica. Dentre os relevantes temas já definidos para os primeiros programas estão o feminicídio, o combate às drogas, a judicialização da saúde, a importância das conciliações, direito agrário etc.
 
A diretora de Imprensa e Novas Mídias da Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça, jornalista Nadja Vasques, destaca que o programa nasceu da necessidade de abordar o Direito e todo o universo do Poder Judiciário, como suas ações e programas, de forma com que todas as pessoas entendam: de maneira clara, objetiva e simples.
 
“Esse programa vai ser transmitido pela rádio Assembleia para todo tipo de público. A maior parte dos brasileiros não tem conhecimento muito profundo do Direito e encontra muita dificuldade para entender essa linguagem. O Direito está aí para todos. É um direito da sociedade procurar o Poder Judiciário para resolver as suas demandas, os seus problemas, e é importante que ela entenda os conceitos, o que o Poder Judiciário faz, de que forma ele pode ajudá-la. Esperamos distribuir um pouco desse conhecimento, de forma bem simples, para que todos possam entender.”
 
Como ouvir – A Rádio Assembleia pode ser ouvida na Baixada Cuiabana pela frequência 89,5 FM e pela internet no endereço https://radio.al.mt.gov.br. Também é possível ouvir no site da Esmagis-MT (https://esmagis.tjmt.jus.br/) e da Rádio (radiotj.tjmt.jus.br).
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição: Imagem retangular colorida em cinza e verde. A deusa da Justiça segura uma balança à esquerda. Ao centro, o dizer Explicando Direito e imagens de microfone, televisão e play. Assina a peça o logo da Esmagis-MT.
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Poder Judiciário promove reunião ampliada com secretárias de Assistência Social de todo estado
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Poder Judiciário de Mato Grosso
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA