Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Mais inclusão: Judiciário realiza reunião ampliada para incentivar utilização da linguagem simples

Publicados

TJ MT

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Laboratório de Inovação (InovaJusMT), realizou uma reunião ampliada on-line voltada a magistrados (as) e servidores (as) de 1ª e 2ª instância de todo Estado para incentivar a aplicação das técnicas de linguagem simples. O encontro registrou 2,3 mil participantes e foi realizado na manhã desta terça-feira (dia 21).
 
A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, exaltou o empenho contínuo da atual gestão de adotar essa prática e do incentivo à contribuição de todos nesse processo. “Quero que todos os presentes se sintam incentivados nessa missão de abraçar a linguagem simples”, enalteceu na abertura do encontro.
 
A vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, destacou que a linguagem simples é um instrumento que promove a inclusão. “É muito bom poder se comunicar de modo que a outra pessoa compreenda. E ainda é mais positivo quando tratamos dos atos do Poder Judiciário que precisa ser entendido em todas as suas nuances. Que todos nos esforcemos para que essa técnica seja aplicada”, apontou.
 
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, também reforçou que simplificar a linguagem é crucial para garantir o acesso à Justiça para todos, independentemente do grau de escolaridade, conhecimento jurídico ou condição social. “Textos claros, diretos e objetivos ajudam na compreensão dos direitos e deveres dos cidadãos, permitindo o acompanhamento dos processos e desmistificando a imagem do Judiciário”.
 
Reunião ampliada – A juíza auxiliar da presidência do TJMT e coordenadora do Laboratório de Inovação (Inovajus), Viviane Brito Rebello, expôs exemplos práticos e corriqueiros do uso de vocabulário rebuscado e de difícil entendimento.
 
A magistrada também apontou que, apesar do cumprimento aos ritos constitucionais e legais, é possível evitar o excesso de formalidade e tornar compreensíveis procedimentos muito específicos. “Não estamos falando que é preciso usar gírias, mas sabemos que conseguimos fazer que decisões e atos de expediente sejam fáceis de serem entendidos”. Assim, descomplicar no uso de palavras e expressões assegura que o cidadão, além de ter mais clareza sobre as ações do Judiciário, tenha menos desconfiança, dúvidas e reclamações.
 
Outro recurso que facilita o entendimento dos documentos jurídicos é a aplicação do direito visual. “A aplicação de figuras, ilustrações, textos curtos e simples trazem uma organização própria no documento que ajuda nessa leitura e compreensão”, demonstrou.
 
 
Justiça Acessível – Outra reflexão trazida pela magistrada foi a falta de acessibilidade e a desigualdade social estimuladas pela linguagem complexa e extremamente técnica. “Como magistrado e servidor, é preciso escrever e falar de modo que o público saiba o que está ocorrendo. E não unicamente o advogado, por exemplo. Penso que nós não devemos deixar para a intepretação de terceiros o que está sendo determinado à parte interessada do processo”, disse.
 
Segundo a juiza Viviane Brito, o texto está em linguagem simples quando a pessoa encontra rapidamente o que procura, entende imediatamente o conteúdo e usa facilmente essa informação.
 
Para garantir a efetividade dessa prática é preciso capacitação continuada aos magistrados e servidores assim como a revisão continuada dos documentos e decisões elaborados diariamente. “A gente deve fazer de uma forma a facilitar o entendimento com palavras simples. E, diante de expressões que não são substituíveis, que elas sejam explicadas”, exemplificou. “É uma mudança de mentalidade e comportamento. Estou há 30 anos no Judiciário e já vimos muitas mudanças e melhorias. E essa é mais uma das viradas de chave que teremos, permitindo que as pessoas entendam o que falamos”, completou.
 
InovaJusMT – No encontro, os participantes também puderam conhecer as ações que já vem sendo desenvolvidas em Mato Grosso por meio do InovaJusMT a exemplo da disponibilização gratuita e on-line do Manual de Linguagem Clara e Direito Visual e do Glossário de Termos Jurídicos, sendo este último em permanente construção por ser de natureza colaborativa e coletiva.
 
O InovaJusMT participou ainda de iniciativas como o Encontro de Laboratórios de Inovação (E-Lab 65/66), assim como vem compartilhando ideias e boas práticas com tribunais de justiça de todo país. “O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, por exemplo, está elaborando um banco nacional de linguagem simples e a gente acredita que o glossário desenvolvido pelo TJMT deve, em muito, colaborar com essa iniciativa”.
 
Em Mato Grosso, a magistrada revelou que a utilização da linguagem simples já está prevista na Lei n° 12.336/2023, que instituiu a Política Estadual de Linguagem Simples e de Direito Visual no âmbito do Estado.
 
Para acrescentar às ações do Judiciário, o InovaJusMT vem estudando ainda incluir um modelo de documento com a técnica de linguagem simples a ser incorporado no Processo Judicial Eletrônico (PJe), iniciativa que passa por consulta junto a todos os magistrados e servidores e que pode ser proposta como meta ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Outras ações podem ser sugeridas pelo público interno por meio de um formulário de contribuição disponibilizado durante essa reunião on-line.
 
A realização de oficinas sobre o tema até o mês de novembro, que ocorrerão na Escola dos Servidores e na Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT), também está na programação.
 
CNJ – A linguagem simples está alinhada com os macrodesafios estabelecidos na Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 do CNJ, sob o aspecto “Da Sociedade”, e que tratam sobre “Garantia dos Direitos Fundamentais” e “Fortalecimento das Relações do Judiciário com a Sociedade”. O tema igualmente vai ao encontro do objetivo estratégico do TJMT de “Fomentar Ações de Comunicação e de Articulação para fortalecer a imagem do PJMT e garantir maior efetividade na Prestação Jurisdicional” assim como contempla o plano de gestão da CGJ “Aperfeiçoamento da Prestação Jurisdicional de 1º grau, Fortalecimento das Ações de Inclusão e Justiça e Cidadania”.
 
Talita Ormond
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Comissão Especial sobre Drogas Ilícitas do Tribunal de Justiça se reúne nesta sexta-feira
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Justiça vai às ruas de Sinop para conscientizar população sobre violência doméstica contra a mulher
Continue lendo
BRASIL3 dias atrás

Itaipava inova criando Pack Responsável e distribui latas 0% álcool no Carnaval estimulando consumo responsável

MATO GROSSO3 dias atrás

Itaipava transforma aviso legal em alerta contra o assédio e propõe novo padrão de comunicação no mercado cervejeiroDurante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval. Criada pela WMcCANN, a iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando seu compromisso social ao integrar o “Não Se Cale”, pacto assinado pelo Grupo Petrópolis no lançamento do movimento, em 2024. “Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis. “A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN. Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica. A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em DOOH e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval. Pacto Ninguém se Cala O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, dentro da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido. SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; o energético TNT Energy; os refrigerantes It! e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 130 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Em 2017, o Grupo criou o programa de consumo consciente Saber Beber, que orienta consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

MATO GROSSO3 dias atrás

Projeto destina doações em apoio às crianças com câncer em MT

MATO GROSSO3 dias atrás

Escola bilíngue de Sorriso tem denúncia rejeitada pelo MP

MATO GROSSO3 dias atrás

Chapada FeijoFolia 2026 impulsiona economia e deve movimentar quase R$ 1,8 milhão no Carnaval em Chapada dos Guimarães

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

MATO GROSSO3 dias atrás

Itaipava transforma aviso legal em alerta contra o assédio e propõe novo padrão de comunicação no mercado cervejeiroDurante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval. Criada pela WMcCANN, a iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando seu compromisso social ao integrar o “Não Se Cale”, pacto assinado pelo Grupo Petrópolis no lançamento do movimento, em 2024. “Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis. “A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN. Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica. A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em DOOH e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval. Pacto Ninguém se Cala O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, dentro da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido. SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; o energético TNT Energy; os refrigerantes It! e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 130 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Em 2017, o Grupo criou o programa de consumo consciente Saber Beber, que orienta consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Durante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor,...

MATO GROSSO3 dias atrás

Projeto destina doações em apoio às crianças com câncer em MT

A Associação de Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) será beneficiada com as arrecadações do projeto Troco...

MATO GROSSO3 dias atrás

Escola bilíngue de Sorriso tem denúncia rejeitada pelo MP

O Ministério Público de Mato Grosso determinou o arquivamento da notícia de fato instaurada a partir de denúncia apresentada pela...

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA