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Partituras apresenta concerto de órgãos em Tiradentes e na França
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A TV Brasil exibe o espetáculo Órgãos ibéricos viajantes na edição inédita do programa Partituras. O concerto vai ao ar na madrugada de domingo (5) para segunda-feira (6), à 0h30, logo após a faixa Cine Nacional. A apresentação também fica disponível sob demanda no aplicativo TV Brasil Play.
A produção destaca a combinação entre a música barroca e grandes edificações da arquitetura. O especial em cartaz na emissora pública traz obras de renomados compositores interpretadas em órgãos produzidos na Espanha e em Portugal que estão instalados em construções históricas na França e no Brasil.
O musical revela um contraponto entre os órgãos barrocos em performances no instrumento, realizadas por experientes artistas. O solista francês Jean-Luc Ho assume as teclas na Igreja de Saint Éloi, na cidade de Fresnes, enquanto o organista brasileiro Robson Bessa mostra seu talento na Matriz de Santo Antônio, no município mineiro de Tiradentes.
A mais recente atração da nona temporada do Partituras revela um repertório de clássicos que inclui temas de Antonio de Cabezón (1510-1566) e Johann-Sebastian Bach (1685-1750), escolhidos para a interpretação do organista Jean-Luc Ho.
O instrumento que o francês toca é um órgão espanhol de 1768. Encomendado para um convento, a peça foi desmontada durante a reforma que restaurou as características medievais. O equipamento encontra-se desde 2014 na igreja da região de Fresnes, considerada um monumento histórico da França.
Grande marco da arquitetura e da arte barroca e rococó, a Matriz de Santo Antônio é um dos patrimônios nacionais em Tiradentes. Com uma sonoridade repleta de contrastes, o órgão português de 1785 não tem trombetas nem pedais. O som que ecoa dos tubos do instrumento reflete o brilho e a variedade da escola ibérica.
Para a apresentação do concerto especial, Robson Bessa executa obras de compositores europeu como Pablo Bruna (1611-1679), Manuel Rodrigues Coelho (1555-1635), Alessandro Scarlatti (1660-1725) e Carlos Seixas (1704-1742).
Abordagem sobre o barroco brasileiro
A riqueza histórica dos órgãos ibéricos e do estilo barroco são contextualizadas durante o programa Partituras que contempla teor documental. As peças musicais apresentadas na telinha da TV Brasil são intercaladas pela análise do jornalista e escritor Angelo Oswaldo de Araújo Santos. Pesquisador, o convidado para falar sobre o assunto é um dos maiores especialistas no barroco mineiro. O depoimento feito pelo estudioso traz análises a respeito de aspectos como a produção artística durante o ciclo do ouro.
O barroco brasileiro floresceu graças à descoberta do ouro no início do século 18. As condições da época propiciaram o extraordinário desenvolvimento das artes no país. Na região do estado de Minas Gerais foram erguidas igrejas deslumbrantes. Os espaços recém-construídos com sua arquitetura imponente se tornaram palcos perfeitos para as primeiras obras musicais genuinamente nacionais.
Produzido pelo Instituto Musica Brasilis, o concerto Órgãos ibéricos viajantes integra a série Baroque in Rio. A iniciativa destaca o encontro entre a música barroca e a arquitetura por meio da apresentação de obras de compositores consagrados em edificações de valor cultural inestimável.
Sobre o Partituras
Lançado pela TV Brasil em 2014, o programa Partituras busca democratizar o acesso à chamada grande música com espetáculos semanais de 52 minutos na televisão aberta. Produções exclusivas, atrações especiais e contribuições das emissoras afiliadas da Rede Nacional de Comunicação (RNCP) estão no universo de apresentações da nona temporada.
Além das performances, o Partituras ainda traz o depoimento dos artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir aspectos interessantes sobre as obras executadas.
Os recitais exibidos pela emissora pública na telinha semanalmente podem ser conferidos também nas redes sociais do canal e no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e por meio do endereço play.ebc.com.br. O Partituras ainda tem uma versão radiofônica que vai ao ar pela Rádio MEC.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
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Serviço
Partituras – domingo, dia 5/6, para segunda-feira, dia 6/6, à 0h30h, na TV Brasil
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Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.
Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.
Críticas e denúncias
No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.
“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.
A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.
Impacto na cidade
Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.
Custos e processo de construção
O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.
Notas da Prefeitura
Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.
A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.
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