Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Natal Solidário da USP traz Chico César e orquestras nesta sexta-feira

Publicados

BRASIL

A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) e a Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) apresentam-se hoje (16), às 16h horas, junto com o cantor e compositor paraibano Chico César, no espetáculo de final de ano Natal Solidário na USP. O show será no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), com entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados pelo site ou no local.

A Central Única das Favelas (Cufa) estará na entrada arrecadando alimentos não perecíveis e brinquedos novos para doação a comunidades do Butantã. A doação não é obrigatória.

Além de Chico César, participam a percussionista Simone Soul, o compositor e violeiro Neymar Dias, o compositor e violonista João Gabriel, além de um Octeto formado por conhecidas vozes da cena musical nacional, revelados ao longo do evento, e André Bachur, regente adjunto da Ocam.

A concepção artística do programa é da Osusp e o evento marca um encontro dos músicos profissionais com os jovens artistas da Ocam. Regência e direção-geral são do maestro Gil Jardim, atual diretor de ambas as orquestras.

Leia Também:  VÍDEO: Veja o momento que uma casa "Explode" após o morador disparar uma "Pistola Sinalizadora" dentro dela

Os músicos apresentarão peças escolhidas para estimular harmonia, reflexão, empatia e paz de espírito, aproveitando a véspera de Natal. Obras curtas de compositores como Samuel Barber e H. Villa-Lobos serão executadas abrindo o programa, que continua com as canções de Chico César, como Estado de Poesia, Templo, À primeira vista, Dança, Deus me proteja, Reis do Agronegócio, Por causa de um ingresso, Sem ganzá não é coco, Ererré, Inumeráveis, Beradeiro e Mama África.

“Trazer Chico César ao Natal Solidário da Universidade de São Paulo é um privilégio. A oportunidade de ouvi-lo acompanhado da Osusp e da Ocam será imperdível. O concerto é um presente de Natal que a USP oferecerá à sociedade paulistana. Com toda certeza viveremos momentos de muita alegria. As arrecadações realizadas farão felizes muitos moradores de comunidades vizinhas à USP. Convido todos para participarem desta festa linda”, disse a pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP, Marli Quadros Leite.

O espetáculo será realizado na área dos campos gramados do Cepeusp e terá um palco com 16 metros de frente, além de um telão com 10 X 5 metros com imagens do show em tempo real. A estrutura possui uma área vip para autoridades convidadas com cerca de 100 lugares. Serão disponibilizados 10 mil ingressos para o público.

Leia Também:  Concurso Unificado: 31 mil inscritos pedem reembolso de taxa

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Mortes violentas diminuem 9% no estado do Rio

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  VÍDEO: Veja o momento que uma casa "Explode" após o morador disparar uma "Pistola Sinalizadora" dentro dela

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA