MATO GROSSO
Galeria de artes online e game com linguajar cuiabano serão lançados nesta sexta-feira (28)
MATO GROSSO
Selecionada no edital MT Criativo, a Flow é uma galeria de arte com tecnologia de tour 360º. São três salas expositivas que podem ser acessadas por computadores ou dispositivos móveis, de forma gratuita.
Além da contemplação, as obras poderão ser adquiridas de forma facilitada, por meio de sistema integrado de compra disponível no site. Em sua exposição de lançamento, a galeria conta com obras das artistas plásticas Dilma Gaião e Luana Venson e do fotógrafo Lu Oliari.
Já o jogo eletrônico, chamado de Projeto Digoreste, foi selecionado no edital Jogos Eletrônicos – Games, também promovido pela Secel-MT. Em 2D e com dinâmica de caça-palavras, o game traz como tema o linguajar cuiabano e está disponível gratuitamente em computadores e em dispositivos móveis com sistema operacional android.
“O game é uma ferramenta importante de valorização do linguajar cuiabano, um dos principais patrimônios imateriais mato-grossense. A utilização de jogos eletrônicos como ferramenta para a preservação, valorização e difusão da cultura tem sido uma ótima estratégia em vários países”, comenta o idealizador do projeto, Lu Oliari.
Para a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, os dois projetos mostram o potencial dos negócios criativos em Mato Grosso.
“São projetos contemplados nos editais do programa MT Criativo que apontam a vocação de Mato Grosso na produção de jogos eletrônicos e de negócios criativos. O game traz o conceito de gamificação na educação como uma importante ferramenta de ensino e valoriza o linguajar cuiabano. E a galeria online conta com uma pegada de difusão da cultura e das artes visuais. Estamos contentes com os resultados desses projetos”, expõe Keiko.
Serviço
Lançamento Galeria Flow e Projeto Digoreste
Quando: sexta-feira (28.07), às 7h30
Local: Casa Cuiabana (Av. General Valle, 181, Bandeirantes, Cuiabá)
Mais informações: @flowgaleria e @projetodigoreste
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.
Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.
O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.
A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.
De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.
“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.
Essence Bella Vita
A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.
Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO22 horas atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
GERAL2 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil