MATO GROSSO
Sema solta 9 aves que estavam em reabilitação com tutora de Várzea Grande
MATO GROSSO
De origem diversa, as aves estavam em um recinto onde foi possível treinarem voos, o que as tornou aptas a retornar à natureza.
Elas foram soltas na pousada Rio Mutum, na região de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger.
As espécies são 7 periquitos-de-encontros-amarelos, 1 periquitão-maracanã e 1 maracanã.
“Nós temos uma biodiversidade muito grande e são vários os acontecimentos com os animais, então é um trabalho árduo. É muito importante esta parceria que a Sema tem com tutores, que ajuda nessa reabilitação dos animais e proporciona estes resultados positivos”, explica o gerente de Fauna da Sema, Waldo Troy.
Anta Amora![]()
Outro animal devolvido à natureza pela Gerência de Fauna foi a anta Amora. O animal silvestre foi resgatado ainda muito filhote, com semanas de vida, e depois de exames em uma clínica conveniada ficou aos cuidados da Secretaria de Meio Ambiente. Com cinco meses e apta para introdução à natureza, foi levada para uma área de soltura de animais de responsabilidade da Sema em Sorriso.
“Os filhotes de anta são muito frágeis e vulneráveis e o cuidado nos primeiros meses tem que ser intensivo porque eles podem vir a óbito em poucos dias. Para nós é muito gratificante conseguir esse resultado e tornar possível a reabilitação da Amora, que ficou sob nossos cuidados desde filhote até o momento da soltura”, diz Waldo.
Balanço
Em 2023 já foram realizadas 64 solturas de 29 répteis, 9 mamíferos e 26 aves. Os animais com maior número de soltura foram 12 jabutis, 7 periquitos-de-encontros-amarelos, 6 tracajá, 4 gambá, 4 jiboias e 4 corujas.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.