Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Homem de 30 anos morre após ser espancado e apedrejado por desafeto

Publicados

MATO GROSSO

Um homem identificado como Fernando Espindola Lescano, de 30 anos, foi morto a pedradas na madrugada de domingo (10), na estrada linha Shimit, na zona rural de Novo Mundo (758 km ao norte de Cuiabá). O suspeito de 26 anos frequentava a mesma festa que a vítima.

Conforme registro, a equipe da Polícia Militar recebeu denúncia de que havia ocorrido um homicídio na Linha Shimit, zona rural do município de Novo Mundo.

Segundo informações de testemunhas, na noite de sábado (09) ocorreu uma festa no barracão da Paróquia da comunidade, em que a vítima e o suspeito estavam presentes no evento e no final da festa, já por volta de 06 horas tiveram um desentendimento e entraram em vias de fato, ocasião em que a vítima apanhou bastante do suspeito.

Ainda no local da festa, a vítima entrou em um veículo de terceiros e colidiu na traseira da caminhonete do suspeito, arrancando com o carro e fugindo do local. O suspeito seguiu o carro e a aproximadamente mil metros do local, alcançou a vítima, arrancou o veículo e desferiu vários golpes em sua cabeça, utilizando uma pedra.

Leia Também:  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia premia 54 estudantes e professores com dinheiro, bolsas e troféus

Após os fatos, o suspeito retornou ao local da festa e contou para todos que havia matado a vítima, em seguida entrou em seu veículo e fugiu do local.

A equipe da Polícia Civil de Guarantã do Norte e Politec foram acionadas ocasião em que encontraram a vítima bastante ensanguentada caída ao solo, sendo o óbito constatado pela equipe médica. Em diligências no bar da mãe do suspeito, ela disse que o filho chegou logo cedo em casa e disse que havia feito uma besteira, posteriormente evadiu-se tomando rumo ignorado, deixando seu veículo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  VÍDEO; Sexta-feira, começa o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães. Serão 15 dias de festa e uma vasta programação. Confira

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA