Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Chico 2000 diz que intervenção “cumpriu papel”, mas não crê em prorrogação

Publicados

MATO GROSSO

O presidente da Câmara Municipal, vereador Chico 2000 (PL), disse crer que a intervenção na Saúde de Cuiabá já “cumpriu com o papel”. Ele disse não crer na necessidade de novas prorrogações.

 

A medida se encerra no dia 31 de dezembro e a Saúde retornará ao comando do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Ocorre que, por conta do caos antes da intervenção do Estado, há um temor pela volta do comando do Palácio Alencastro.

 

“A Intervenção cumpriu o papel dela, chegou ao final desse ciclo. Precisamos garantir a continuidade de tudo que foi proposto de forma positiva pela equipe interventora. Estarmos vigilantes para não deixar que aconteça qualquer espécie de retaliação, mas agora chegou o momento da gestão voltar para o Município”, analisou.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pecuária de Mato Grosso quebra novo recorde e rebanho atinge 32,7 milhões de cabeças
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Empresas podem ter benefício fiscal suspenso ou cancelado por irregularidade ou inadimplência

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  ALMT vai intermediar pautas do Sintep com o Governo do Estado

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA