Search
Close this search box.
CUIABÁ

MUNDO

Número de mortos em deslizamentos de terra nas Filipinas sobe para 54

Publicados

MUNDO

O número de pessoas mortas por um deslizamento de terra no sul das Filipinas subiu para 54, informou o governo da província neste domingo, enquanto as equipes de resgate retiravam mais corpos da lama.

O deslizamento de terra ocorreu na noite de terça-feira perto de uma mina de ouro na cidade de Maco, na província de Davao de Oro, soterrando casas e veículos que transportavam funcionários para o local operado pela Apex Mining.

O governo provincial de Davao de Oro disse em uma publicação no Facebook que 54 pessoas haviam morrido no deslizamento de terra, depois que equipes de resgate encontraram mais corpos

A contagem de desaparecidos chegou a 63 pessoas, e o governo provincial disse que o número ainda não foi verificado. Um total de 32 pessoas ficaram feridas no deslizamento de terra.

Edward Macapili, funcionário de Davao de Oro, disse que mais de 300 pessoas estavam envolvidas no resgate, mas as operações estavam sendo dificultadas pela chuva forte, pela lama espessa e pela ameaça de novos deslizamentos de terra. Os trabalhos de resgate foram retomados na manhã de domingo, disse Macapili.

Leia Também:  Lula diz que Israel segue sabotando o processo de paz no Oriente Médio

Perguntado se ainda havia sobreviventes, Macapili disse que isso já era “improvável”, mas a busca continuaria.

“A equipe de resgate está fazendo o melhor que pode, mesmo que seja muito difícil”, disse Macapili por telefone.

Chuvas torrenciais atingiram Davao de Oro nas últimas semanas, provocando enchentes e deslizamentos de terra.

*É proibida a rerprodução deste conteúdo.

Fonte: EBC Internacional

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MUNDO

Pior Incêndio de Los Angeles: Aviões, Bombeiros e Caminhões no Combate ao Fogo

Publicados

em

Los Angeles enfrenta o incêndio mais destrutivo de sua história, que já consumiu bairros inteiros e obrigou milhares de moradores a abandonar suas casas. Uma força-tarefa composta por aviões-tanque, caminhões e bombeiros foi mobilizada para combater o fogo e dar apoio às vítimas.

O incêndio teve início na terça-feira (7), em Pacific Palisades, e se espalhou rapidamente, atingindo quase 1.200 hectares. A região, conhecida por abrigar mansões de bilionários e celebridades, foi gravemente afetada.

Até quinta-feira, as chamas continuaram a se alastrar incontroláveis, com vários focos atingindo áreas turísticas e Hollywood. Pelo menos 1.900 imóveis, incluindo casas, empresas e escolas, foram destruídos. Aproximadamente 130 mil pessoas foram orientadas a evacuar, enquanto 400 mil residências ficaram sem energia elétrica. O saldo até o momento é de pelo menos cinco mortos.

A operação de combate ao incêndio conta com aviões, helicópteros e caminhões de bombeiros. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o envio de 10 helicópteros e dezenas de veículos para reforçar a operação. Além disso, o governo federal enviará cinco aviões-tanque para ajudar no combate às chamas.

Leia Também:  Portugal: católicos enviam carta a bispos com sugestões e exigências

Crise no abastecimento de água
As autoridades locais pediram à população que economizasse água depois que alguns hidrantes secaram. Bombeiros enfrentam dificuldades para garantir o abastecimento na região de Pacific Palisades, o que foi destacado pela chefe do Departamento de Água e Eletricidade de Los Angeles, Janisse Quiñones. Ela explicou que a cidade dispõe de três grandes tanques de água, cada um com capacidade para um milhão de galões (aproximadamente 3,78 milhões de litros), mas a situação de abastecimento segue crítica. Imagens mostraram aviões bombeiros retirando água do mar para combater as chamas. Além disso, algumas áreas estão sendo orientadas a ferver a água potável devido à contaminação.

Ajuda aos desalojados
A Casa Branca está monitorando a situação e enviou recursos para auxiliar os desalojados. Voluntários têm se mobilizado para distribuir alimentos, roupas e cobertores em abrigos temporários, como o Centro de Convenções de Pasadena, onde centenas de pessoas receberam apoio da Cruz Vermelha.

Assistência financeira e remoção de veículos
O governador Gavin Newsom informou que o apoio federal também incluirá o envio de recursos financeiros para os governos locais, a fim de cobrir os custos de resposta ao incêndio. Imagens de TV mostraram tratores removendo carros abandonados das estradas para permitir a passagem dos veículos de emergência.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA