Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Unidade da Sema em Cáceres recebe novo equipamento para medir qualidade da água

Publicados

MATO GROSSO

Todas as unidades receberão os equipamentos; servidores passaram por capacitação para atender emergências de poluição hídrica

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou, nesta terça-feira (02.04), a entrega de mais uma sonda multiparamétrica que irá reforçar o trabalho voltado para a qualidade da água desenvolvido pela Unidade Desconcentrada (DUD) do órgão ambiental em Cáceres (a 218 km de Cuiabá). O equipamento, modelo Hanna, registra simultaneamente cinco parâmetros, entre eles a temperatura e a saturação de oxigênio, permitindo a medição direta de importantes indicadores da condição da água.

De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos da Sema-MT, Luiz Noquelli, o objetivo da ação é instrumentalizar todas as unidades regionais da Pasta para que promovam, cada vez mais, uma resposta rápida para a sociedade.

“Nosso objetivo é capacitar e dotar de equipamentos todas as unidades desconcentradas da Sema para que, em episódios agudos de poluição, mortandade de peixes ou de contaminação por indústrias, por exemplo, possam dar uma resposta mais rápida para a sociedade”, declarou.

Leia Também:  Os "Bolsões de Lixo" precisam acabar nas cidades. Fazer com que as prefeituras deem a destinação correta aos seus "Resíduos" é a missão do Conselheiro do Tribunal de Contas, Sérgio Ricardo, que possui uma história ligada ao meio ambiente:

Além do novo aparelho, os servidores da DUD de Cáceres passaram por capacitação para o uso da sonda, bem como para a coleta de amostras de água e resíduos descartados no meio ambiente na forma de líquidos ou gases (efluentes). O curso teve duração de cinco horas, com aulas práticas de coleta em um córrego da região, e também foi estendido para servidores da Prefeitura de Cáceres e profissionais que atuam nos Comitês de Bacias Hidrográficas.

“A capacitação teve como foco a coleta de água e efluentes e, principalmente, o atendimento de denúncias de poluição de mortandade de peixes, a fim de preparar os servidores e demais envolvidos para o atendimento de incidentes e eventos decorrentes de poluição dos recursos hídricos”, afirmou o coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema-MT, Sérgio Batista de Figueiredo.

Todas as Unidades Desconcentradas da Sema-MT, ao todo nove, receberão os equipamentos e passarão pela capacitação. Conforme o cronograma, as próximas regionais a receberem a ação serão as instaladas em Rondonópolis e Barra do Garças.

Leia Também:  Botelho: MDB tem bom tempo de TV e presidente aprova filiação

Para a superintendente de Gestão da Desconcentração e Descentralização (SGDD/Sema), Helen Farias Ferreira, essas ações fortalecem a atuação da secretaria no interior do Estado.

“É muito importante que esses equipamentos e essas capacitações nas unidades desconcentradas aconteçam, porque fortalecem a atuação da Sema-MT no interior de Mato Grosso. Normalmente, as DUDs realizam os primeiros atendimentos. Se ocorrer um acidente com algum animal silvestre, as unidades estão ali para atender e ajudar a biodiversidade; alguma contaminação de córregos, são elas que prestam todo o apoio à sede da Pasta, em Cuiabá”, comentou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Atletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo

Publicados

em

Os 28 atletas que participarão da segunda edição do MT Warriors Championship já foram definidos, e o card completo contará também com duas lutas femininas. Na disputa pelo cinturão, sobem ao ringue Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).

O evento, que reúne o melhor do kickboxing profissional em Mato Grosso, será realizado no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, no Palácio das Artes Marciais. A entrada é gratuita.

Além da consagração no ringue, os três campeões mais destacados garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, reforçando o caráter profissional e competitivo do campeonato. Participam das lutas atletas de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Campo Grande, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A pesagem oficial será realizada um dia antes do evento.

“Depois do sucesso da primeira edição, os atletas já se preparam para uma nova disputa que vem impulsionando o crescimento do kickboxing em Mato Grosso”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.

Leia Também:  Os "Bolsões de Lixo" precisam acabar nas cidades. Fazer com que as prefeituras deem a destinação correta aos seus "Resíduos" é a missão do Conselheiro do Tribunal de Contas, Sérgio Ricardo, que possui uma história ligada ao meio ambiente:

O evento tem chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.

CARD COMPLETO MATO GROSSO WARRIORS – 2ª EDIÇÃO

CARD PRELIMINAR
Peso Super Leve – até 69 kg
Nathan Brenno (Novo Extremo – Cuiabá/MT) × Paulo Antônio (Strike 0579 – Cuiabá/MT)

Peso Médio – até 75 kg
Augusto Daniel Costa (Ji-Paraná/RO) × Octávio Augusto (Team Noya – Cuiabá/MT)

Peso Super Leve – até 62,200 kg
Antônio Tadeu (Alto Araguaia/MT) × Luis Souza “Samurai” (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Lery Yuri (Alto Floresta/MT) × Otávio Henrique (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Pena – até 58 kg – Feminino
Thamires Conceição (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT) × Carol Gonçalves (Campo Grande/MS)

Peso Leve Ligeiro – até 64,500 kg
Murilo Dutra (Sapiranga/RS) × Iago Alves (Porto Velho/RO)

Leia Também:  Semana Nacional dos Museus: espaços culturais do Governo de MT oferecem programação com visitas mediadas e oficinas

CARD PRINCIPAL

Peso Leve – até 65 kg – Feminino
Ana Clara (Ponto 1 – Cambé/PR) × Nadia (LTT – Cuiabá/MT)

Peso Super Médio – até 78,100 kg
Cleyton Gomes Nicacio (RJ) × Silvio Augusto (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg
Oscar Schmidt (Casa Fight – Chapada dos Guimarães/MT) × Rodrigo Silva da Rosa (Rosa Team – Rio Grande/RS)

Peso Super Leve – até 69,1 kg
Lucas Peixoto Alves de Assis (RJ) × Jeferson Barbosa (Sinop/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Alisson Garrido (Passo Fundo/RS) × Wellyngton “Coringa” (Strike Top Brothers – Diamantino/MT)

Peso Cruzador Leve – até 85 kg
Vinicius Coppolo (RJ) × Daniel Junior (RJ)

Peso Médio – até 75 kg (Peso Combinado)
Vanderlei “Vandy” Fernandes (American Killer – Criciúma/SC) × Rangel “Anaconda” (PA)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg – 🏆 Disputa de Cinturão
Wesley Almeida (RO) × Mateus Gomes (C.T. Black Fight – Primavera do Leste/MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA