ARTIGOS
A quem interessa um 3º turno em Cuiabá?
ARTIGOS
A urna existe para os eleitores e não para o “conforto” de alguns grupos, que não aceitando o resultado do anseio popular, insistem em ocupar o poder sem medir quaisquer consequências, atacando o processo democrático.
Eu acredito, e inclusive respeito, o “direito sagrado” das forças de oposição em defender uma política contrária à da situação, isto faz parte da riqueza democrática. Mas é inadmissível fazer isso em nome do “quanto pior, melhor”. Essas ações não ajudam em absolutamente nada, pelo contrário, elas impedem a saída de crises e trazem graves consequências para a população.
Arriscaria afirmar que estamos vivenciando uma “união de forças” de diferentes poderes em nosso estado, “forças” e “poderes” que DEVERIAM ser independentes, compartilhando de um mesmo objetivo: impedir que saiamos de uma crise política, “forjando” um ambiente de instabilidade e de insegurança jurídico institucional.
É explicito que desde que o Prefeito Emanuel Pinheiro logrou êxito nas urnas, urna essa que eu disse acima, “existe para os eleitores”, uma série de ações externas, de cunho bastante duvidoso, muitas delas amparadas pelo poder executivo estadual, foram sendo tomadas para desestabilizar o governo de Pinheiro e para blindar a gestão do governador Mauro Mendes.
Ações que vão desde investigações “arbitrárias” contra Emanuel na DECCOR, pelo delegado Eduardo Botelho, “amigopessoal” do governador, e que inclusive teve sua nomeação questionada, já que não respeitou a ordem de antiguidade de carreira e muito menos as regras que proíbem o acúmulo de cargos, até o vergonhoso afastamento do Delegado LindomarTofoli da DEFAZ-MT, quando este justamente estava investigando a gestão do próprio governador Mauro Mendes, quanto a contratos ligados a Casa Civil, que estranhamente não tivemos mais notícias sobre eles.
Está mais do que explícito o uso do aparelho estatal para prejudicar adversários políticos e para blindar um governo que até de acusação de perseguição e de atentado a vida de um jornalista da região vem sendo investigado.
Esse mesmo governo e seus aliados não aceitam a eleição de Emanuel Pinheiro como Prefeito de Cuiabá e querem forçar um 3º turno. 3º turno esse, forjado por um grupo político que teme testar sua popularidade nas urnas no pleito eleitoral de2022.
Na verdade, Mauro Mendes e os poucos vereadores que o apoiam em Cuiabá, são os maiores interessados num 3º turno a base do famoso “tapetão” na capital. Não para o bem popular ou por serem os “paladinos da moralidade”, mas para tentar driblar as forças de oposição que enfrentam diretamente esse governo, criando uma cortina de fumaça para “invisibilizar” as suas muitas fragilidades para encarar de peito aberto as eleições de 2022.
Ratifico, “a urna é para os eleitores”, ou seja, a urna é para o POVO. E é desse POVO, é do popular, que o governador Mauro Mendes teme. Afinal ele nunca governou pelos mais pobres, nunca fez política real pelos mais pobres (visitar a “fila do ossinho” não é um bom exemplo de ação popular, é só mais uma ação oportunista e de cunho eleitoreiro e sem nenhum reconhecimento e resultado efetivo), mas agora ele sabe que precisa deles, do POVO, para tentar ser reeleito.
O mês de outubro é o mês do Servidor Público, e esse governo, o governo de Mauro Mendes, já é considerado o mais “sanguinário” no trato com os seus servidores em nosso estado, enquanto que o seu maior opositor, o prefeito Emanuel Pinheiro, recebeu nota de apoio e de solidariedade de sindicatos do próprio funcionalismo público estadual, que acompanham com indignação a perseguição tácita que o Prefeito de Cuiabá vem sofrendo pelo aparelho do governo estadual.
Fato! Mauro Mendes almeja ser reeleito em 2022 por W.O.Sendo assim, qual seria a melhor tentativa para isso acontecer?
Sem dúvidas, a melhor tentativa seria tirar do páreo uma das principais forças políticas do nosso estado e que vem fazendo um enfretamento “testa a testa” com Mauro Mendes, o Prefeito Emanuel Pinheiro. Mas veja que esse enfrentamento não está na arena do debate político, esse enfretamento está na arena popular, no trabalho que Pinheiro vem desenvolvendo pelo POVO e para o POVO, pela sua aproximação real com o POVO, uma marca e já um legado da sua gestão, afinal, Emanuel Pinheiro é um homem do POVO.
Enfim, respeito o voto direto neste país. Acho que o voto direto é uma das nossas principais conquistas no Estado Democrático de Direito. Sempre digo que prefiro o barulho das ruas e das divergências eleitorais. Agora, não respeito à“eleição indireta”, que propõe um processo de cassação ou de impeachment sem qualquer crime de responsabilidade.
Só existe um nome para essa conduta nos anais da história do nosso país: GOLPE!
Edmirço Batista de Souza
Servidor Público Municipal Aposentado


ARTIGOS
Parabéns, jornalistas

O papel do jornalista na sociedade vai além de fornecer informações relevantes e de interesse social. Ele protagoniza histórias, promove mudança de vida e contribui significativamente para o desenvolvimento social, econômico e sustentável. Neste 7 de abril, celebramos o ‘Dia do Jornalista’, e eu quero ressaltar a importância deste profissional para o nosso estado, para o Brasil e para o mundo.
Hoje, a pauta é você, jornalista, que escreve, narra, conta, comenta, produz conteúdos de diversas formas, seja por meio da televisão, rádio, site, jornal, blogue, revista, boletim, folhetim. Seja como for, com a caneta ou com os equipamentos digitais, parabenizo você, que atua para somar e agregar valor aos pequenos negócios.
O Sebrae Mato Grosso reconhece e valoriza o trabalho desenvolvido pela imprensa, que, com ousadia e perspicácia, amplifica as histórias de pequenos negócios e constrói as narrativas de desenvolvimento e progresso. Esses profissionais são essenciais para o empreendedorismo, pois dá visibilidade às histórias de sucesso do mundo empresarial.
Enalteço o profissional que realiza trabalho sensível, cuidadoso e preciso. Que conta para o mundo os sonhos e desafios dos empreendedores, tornando-os personagens de destaque das histórias. E assim, em cada reportagem, conteúdo e entrevista, nos quais o empreendedor é o protagonista, a comunidade se conecta com a força do pequeno negócio e reconhece o papel do empreendedorismo para o desenvolvimento social e econômico do país.
Para o Sebrae Mato Grosso, a imprensa é uma importante parceira para difundir as boas notícias junto à sociedade e esta instituição é fonte diária de muitas realizações positivas. Por meio do alcance e compromisso com a verdade, as informações sobre o universo dos pequenos negócios chegam a todos os cantos do estado. Como forma de reconhecimento, anualmente, promovemos o Prêmio Sebrae de Jornalismo, o PSJ, para valorizar o profissional que produz conteúdos que destacam o empreendedorismo.
Esta é a décima segunda edição do PSJ e considero como um momento de celebração junto com os profissionais de imprensa, quando premiamos as melhores histórias empreendedoras , contadas por meio de áudio, televisão, fotografia, texto e conteúdos produzidos por universitários.
Em 2024, Mato Grosso se destacou no PSJ como o estado com o maior número de inscrições da região Centro-Oeste, com 138 participantes, dos quais 34 deles foram selecionados para a final da etapa estadual. A nossa expectativa é que, neste ano, possamos superar os números do ano passado. As inscrições já estão abertas a partir deste mês de abril e seguem até 9 de junho.
O Sebrae Mato Grosso reforça o compromisso de reconhecer, apoiar e valorizar o trabalho dos jornalistas. Somos gratos pela valiosa parceria edificada sobre os pilares da ética, da transparência e da igualdade. Juntos, vamos mais longe. Juntos, vamos transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável no país. Parabéns para você jornalista que enxerga no empreendedorismo as melhores notícias.
Lélia Brun é Diretora superintendente do Sebrae/MT, mestre em Gestão e Tecnologia Industrial e especialista em Comportamento Humano
-
MATO GROSSO5 dias atrás
O pagode começa com um brinde: Itaipava é a cerveja oficial da Tardezinha 2025
-
MATO GROSSO5 dias atrás
32% dos empresários no Estado são jovens, revela pesquisa do Sebrae/MT
-
CUIABÁ5 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues visita o bairro Altos do Coxipó e reforça compromisso com a população
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Conceel-EMT discute plano de investimentos da Energisa para 2025
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Crianças em tratamento contra o câncer recebem ovos de Páscoa em ação da AACCMT
-
MATO GROSSO5 dias atrás
De peixe a chocolate: saiba como harmonizar cervejas especiais com receitas tradicionais da Páscoa
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Genius Publicidade anuncia Thaiga como nova agenciada e fortalece presença no mercado
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Atualização da NR-1 torna obrigação promover a saúde mental no trabalho