ARTIGOS
Solidariedade e empreendedorismo
ARTIGOS
Como empresário e gestor público, tenho observado de perto os desafios que nossa querida Cuiabá enfrenta diariamente.
É evidente que, para promover um verdadeiro desenvolvimento, precisamos adotar uma abordagem multifacetada que envolva tanto a solidariedade social quanto o fortalecimento da nossa rede empresarial.
Primeiramente, precisamos urgentemente de uma rede de solidariedade que una esforços contra a miséria. A pobreza extrema não é apenas um problema econômico, mas um reflexo das desigualdades sociais que persistem em nossa cidade.
Uma rede de solidariedade robusta pode promover ações coordenadas entre organizações não governamentais, iniciativas comunitárias e o próprio poder público, visando fornecer suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade. Isso inclui programas de alimentação, moradia digna, e, crucialmente, políticas de combate às “cracolândias” que assolam nossas ruas.
Em paralelo, é fundamental que desenvolvamos uma rede empresarial forte e comprometida com a qualificação profissional. Empresas bem-sucedidas têm um papel crucial na transformação social e econômica de uma cidade.
Através de programas de capacitação e qualificação, podemos preparar nossos jovens e adultos para os desafios do mercado de trabalho, promovendo um ciclo virtuoso de empregabilidade e desenvolvimento pessoal. Um trabalhador bem qualificado é um ativo valioso para qualquer empresa e, por consequência, para nossa cidade.
Além disso, para que Cuiabá se torne um polo de atração de novos investimentos, é imperativo que estabeleçamos um grande pacto entre o poder público e a iniciativa privada.
Esse pacto deve focar na desburocratização e na criação de um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios. Reduzir a burocracia não significa afrouxar as regulamentações, mas sim tornar os processos mais eficientes e transparentes, facilitando a abertura e operação de empresas, e, com isso, atraindo novos investidores.
Imagino uma Cuiabá onde a solidariedade e o empreendedorismo caminhem juntos. Onde cada cidadão tenha acesso às oportunidades necessárias para crescer e prosperar, e onde as empresas encontrem um ambiente favorável para se desenvolver e contribuir para o bem-estar coletivo. Juntos, podemos construir uma cidade mais justa, inclusiva e próspera para todos.
ALEX RODRIGUES é empresário e ex-secretário-adjunto de Obras de Cuiabá.
ARTIGOS
Nova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão
Uma nova técnica para detectar o câncer de próstata com mais segurança e precisão já está sendo usada em Cuiabá e representa um divisor de águas no diagnóstico da doença. Trata-se da biópsia transperineal, um procedimento moderno que praticamente zera o risco de infecção, além de alcançar áreas da próstata antes inacessíveis pela técnica tradicional.
O método, já adotado por grandes centros médicos do país, agora é oferecido em Cuiabá pelo Dr. Eduardo de Lamare, médico radiologista com mais de duas décadas de experiência em exames de imagem e biópsias guiadas.
“A via transperineal permite um diagnóstico mais preciso e seguro. O procedimento não passa pelo reto, o que reduz sensivelmente o risco de contaminação por bactérias. Além disso, conseguimos acessar zonas da próstata que normalmente ficavam fora do alcance na técnica tradicional”, explica o Dr. Eduardo.
A técnica convencional, feita via reto (transretal), ainda é amplamente utilizada, mas apresenta maior risco de complicações, como infecção urinária, sepse e prostatite. Já a biópsia transperineal é feita entrando pela pele do períneo, com anestesia local e orientação por ultrassom em tempo real, conjugando com os achados da ressonância magnética, oferecendo mais conforto e precisão.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens brasileiros, com uma estimativa de 70 mil novos casos por ano. A biópsia é indicada quando há alterações no PSA , suspeitas detectadas em exames de imagem ou exame clínico.
“O medo da biópsia ainda é um fator que afasta muitos homens do diagnóstico precoce. Com essa nova abordagem, conseguimos reduzir esse medo e aumentar as chances de detectar o câncer em fases iniciais, quando ele tem mais chances de cura”, afirma o médico.
Com mais de 50 mil pacientes atendidos em Cuiabá, Dr. Eduardo de Lamare já é reconhecido pela atuação técnica e humanizada em diagnósticos e procedimentos guiados por imagem. Agora, amplia sua contribuição para a saúde masculina trazendo a biópsia transperineal para a capital mato-grossense.
“Investir em tecnologia e segurança é investir na vida do paciente. Essa técnica representa um salto de qualidade no diagnóstico do câncer de próstata, e fico feliz em poder oferecer esse avanço não só para Mato Grosso, mas também para os pacientes do sul de Rondônia, que têm buscado nosso serviço”, finaliza.
-
MATO GROSSO7 dias atrásSindicatos rejeitam transferência de poderes ao IMAC e alertam para riscos de leis que enfraquecem o sistema agroambiental de MT
-
MATO GROSSO7 dias atrásSetor produtivo demonstra preocupação com Simcar Assentamento e Compensação durante apresentação da Sema
-
MATO GROSSO6 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO6 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO6 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO6 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS7 dias atrásSem fiscalização não há segurança: Sintap-MT reforça a importância do controle em Mato Grosso
-
ARTIGOS6 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão