Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Em cerimônia inédita, Maysa Leão homenageia ceramistas de Cuiabá

Publicados

CUIABÁ

29/05/2024
Em cerimônia inédita, Maysa Leão homenageia ceramistas de Cuiabá
A vereadora Maysa Leão (Republicanos), homenageou os profissionais da cerâmica do município em Sessão Solene nesta quarta (29.05) no Plenário de Deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá. A cerimônia inédita homenageou 53 ceramistas da capital.
Em conversa com a imprensa, a propositora do evento – vereadora Maysa Leão – relevou acreditar que a arte da cerâmica remete à história da fundação de Cuiabá. Além da cerimônia ser uma ‘valorização da nossa cultura’.&nbsp
“No período da fundação de Cuiabá, com a vinda dos bandeirantes, na época do ouro, a cerâmica era adotada como utilitário doméstico e posteriormente se tornou item de decoração. Inicialmente produzida pelos indígenas, especialmente o povo Bororo, ela chegou à comunidade urbana, sendo passada de geração em geração, permanecendo viva através das mãos dos ceramistas.” declarou a vereadora.&nbsp
Isa Sousa, ceramista, jornalista, idealizadora da solenidade e uma das homenageadas, contou para os jornalistas como chegou à cerâmica e o que ela significa em seu cotidiano.
“A cerâmica entrou na minha vida em 2018, mais ou menos. Eu tive um diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada, o TAG. E aí eu busquei hobbies e busquei algumas outras coisas além do tratamento pelo transtorno. E encontrei a cerâmica. Foi muito por acaso, né? E aí, de um hobby, a cerâmica passou a ser uma profissão. quando eu comecei a postar nas redes sociais, mostrar para as pessoas o meu trabalho. Aqui do barro a gente podia transformar um mundo de coisas”, destacou a homenageada.
Nice Aretê, ceramista e co-fundadora do Coletivo Ceramistas do Mato, revelou a expansão do segmento que hoje se encontra em todas as camadas sociedade.
“A cerâmica, se divide em cerâmica gourmet, a cerâmica artesanal, a cerâmica de raiz, que é a tradicional que se faz no São Gonçalo, mas como hoje existem tecnologias, tanto de forno para queima, Como materiais que a gente compra fora, a cerâmica expandiu muito. Então não existe apenas o artesanato de cerâmica. A cerâmica hoje é um segmento profissional. Muitas pessoas deixaram algumas profissões para vir trabalhar com a cerâmica”, destacou Aretê.
Dona Alice Conceição de Almeida, ceramista com mais de 60 anos, e representante da Associação Dos Artesãos da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, afirmou que a técnica da cerâmica exige ‘amor e dedicação’. Ela iniciou a trabalhar com cerâmica quando tinha 10 anos, para ajudar nas despesas de casa.&nbsp
“Eu tenho orgulho de ser uma ceramista, na meia idade que eu sou, e a minha dedicação ainda, que eu tenho, eu trabalho junto com minha irmã. Mas, como eu sempre falo, eu ainda vou trabalhar até o dia que Deus permitir que eu tenha vontade de trabalhar. Porque eu acho assim, se a gente não tiver vontade, coragem, disposição, nada é feito, nada se faz”, disse Dona Alice.
Escritora, pintora e ceramista, Paty Wolff, também foi uma das homenageadas. Recentemente participou do prêmio Jabuti de Literatura em âmbito nacional. A escritora se dedica a retratar a liberdade intelectual em suas obras.
“Trazer histórias e memórias vividas de um povo que também constitui o Mato Grosso, que é o povo negro, e os povos indígenas. &lt…&gt eu gosto de trabalhar o figurativo, então eu trabalho esculturas de pessoas negras, sempre tento trazer eles como protagonistas”, relatou a artista sobre a linguagem do seu trabalho.
Acompanhe a cerimônia na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=eEq1gu6-D-Y

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Trezentas refeições de rico valor nutricional foram servidas pelo Restaurante Popular no primeiro dia de atuação com nova estrutura
Propaganda

CUIABÁ

Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

Publicados

em

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.

Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.

“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.

A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.

Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Emanuel determina realização de estudo técnico para melhoria na mobilidade urbana da Avenida República do Líbano
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA