MATO GROSSO
Dr. Marcelo Sandrin fala sobre a importância das políticas públicas para idosos
MATO GROSSO
O candidato a vice-prefeito de Cuiabá, Dr. Marcelo Sandrin, em entrevista ao programa Entre Elas, destacou a necessidade urgente de fortalecer as políticas públicas voltadas ao idoso, ressaltando o impacto dessas medidas não apenas na vida dos mais velhos, mas também em suas famílias e na sociedade como um todo.
Durante a entrevista, Dr. Marcelo enfatizou que muitos idosos vivem em situação de vulnerabilidade, sem o apoio adequado do poder público, o que sobrecarrega as famílias. “O idoso chegou à última fase da vida, e, muitas vezes, se torna dependente da família. Mesmo com a melhor boa vontade, há casos em que as famílias não conseguem oferecer o suporte necessário. Isso gera um impacto não só emocional, mas também econômico, já que muitas pessoas precisam deixar seus empregos para cuidar de seus pais ou avós”, afirmou o candidato.
Dr. Sandrin também abordou a situação dos idosos que sofrem com doenças debilitantes, como o Parkinson, e a falta de estrutura adequada para seu atendimento. Ele destacou o sofrimento desses pacientes, que, apesar de conscientes, veem sua condição física se deteriorar, afetando gravemente sua qualidade de vida e a de suas famílias.
“Uma das imagens mais tristes é a do idoso com Parkinson, que não consegue se movimentar bem, mas mantém a consciência plena de sua situação. Isso é um fardo pesado para as famílias, e precisamos de equipes móveis de saúde que possam prestar atendimento mais eficiente e humanizado”, destacou o candidato. Ele defendeu a implementação de equipes volantes que, além de estabilizar os idosos em casos de emergência, possam acompanhar essas pessoas de maneira contínua, aliviando a pressão sobre as famílias e o sistema de saúde.
Para Dr. Marcelo, a presença de geriatras na equipe de saúde seria ideal, mas reconhece a escassez desses profissionais, apontando a necessidade de soluções criativas para suprir essa demanda em Cuiabá.
Ao final da entrevista, Dr. Marcelo reforçou seu compromisso, junto ao candidato a prefeito Eduardo Botelho, de buscar formas inovadoras para garantir que os idosos de Cuiabá recebam a atenção e o cuidado que merecem, aliviando a sobrecarga das famílias e melhorando a qualidade de vida da população mais velha.
MATO GROSSO
Forças de segurança de MT realizam operação para combater crimes ambientais na Terra Indígena Sararé
Operação foi realizada entre as áreas das cidades de Pontes e Lacerda e Conquista d’Oeste.
Forças de segurança de Mato Grosso, em conjunto com a Polícia Federal e órgãos de fiscalização, realizaram uma operação integrada na Terra Indígena Sararé.
As ações buscam combater a extração ilegal de ouro, desocupar áreas atingidas pelos garimpeiros e inutilizar instrumentos e maquinários empregados na atividade de garimpagem ilegal.
A operação foi realizada, entre 18 e 20 de dezembro, em áreas que estão localizadas nos municípios de Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda.
Durante as ações de repressão à extração ilegal de minério, 14 escavadeiras hidráulicas, um trator modificado para trafegar na mata fechada, diversos motores estacionários, geradores de energia, dois tratores, dois caminhões e cinco motos foram localizados e inutilizados pelas forças de segurança.
Também foram apreendidos 163 gramas de ouro, três armas de fogo, uma motosserra, um motor estacionário e o cumprimento de um mandado de prisão em aberto. Ao final, sete pessoas foram presas em flagrante.
Estiveram envolvidos na operação, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) com dois cães, militares da Força Tática do 12º Comando Regional e do 18º Batalhão de PM, agentes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
As investigações do caso continuam com a Polícia Federal para identificação dos proprietários desses maquinários para esclarecer a participação nos crimes reprimidos, a fim de que sejam responsabilizados penal e administrativamente. Os autuados pelo Ibama também serão relacionados na investigação em curso. O objetivo é identificar os financiadores das atividades ilegais.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Saúde digital e Previdência estão entre metas de Comissão do TCE-MT para 2025
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Delegacia Digital já validou mais de 1,3 mil boletins de ocorrências online
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Cerimônia do Prêmio Sabino Albertão terá presença de atletas que competiram nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Seciteci encerra ano com 228 mulheres formadas pelo Programa Mulheres mil
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Vai ficar mais difícil se aposentar em 2025? Veja o que muda nas exigências
-
MATO GROSSO5 dias atrás
VÍDEO: Acidente inusitado chama atenção na Avenida Fernando Correa em Cuiabá
-
MATO GROSSO6 dias atrás
VÍDEO: Forte chuva transforma avenida em rio e altera cor da cachoeira em Salto do Céu
-
MATO GROSSO6 dias atrás
VÍDEO: Família capota carro na Rodovia do Manso após ser atingida por motorista