Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Botelho reúne com representantes da pesca e esclarece tramitação do projeto na ALMT

Publicados

MATO GROSSO

Assunto foi tema de Audiência Pública hoje (27), na Assembleia. Votação está marcada para amanhã (28)

A Lei do Transporte Zero foi mais uma vez debatida na Casa de Leis com representantes do setor da pesca. Nesta terça-feira (27), o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, recebeu no Colégio de Líderes uma comitiva do setor e explicou como funciona a tramitação da matéria,  conforme o Regimento Interno.

Botelho esclareceu a respeito do Projeto de Lei 27/2024 aposto a Mensagem 25/2024, que altera a Lei 9.096/2009 e dispõe sobre a Política da Pesca. A mensagem entrará em pauta na sessão desta quarta-feira (28), em caráter de urgência urgentíssima. Assunto que também foi tema de audiência pública hoje (27), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, coordenado pelo deputado Wilson Santos.

“Regimentalmente o presidente não tem autoridade para retirar da pauta. O regimento interno diz que uma vez em regime de urgência urgentíssima, não sendo possível votar na mesma sessão, a proposta entra na sessão seguinte como pauta prioritária e obrigatória”, destacou o deputado.

Leia Também:  Servidores estaduais podem acessar Cédula C no Portal do Servidor

O presidente da ALMT esteve no Supremo Tribunal Federal – STF, em Brasília, na audiência de conciliação para debater sobre assunto. No próximo dia 5, o STF vai divulgar a decisão. Essa lei proíbe o transporte, comércio e armazenamento de peixes dos rios estaduais pelo período de cinco anos.

Negociação

A presidente da Associação do Segmento da Pesca de Mato Grosso – ASP/MT, Nilma Silva, que representa mais de 22 colônias de pescadores, além de lojistas do setor da pesca, destacou a importância do apoio de Botelho para ajudar os pescadores.

“Viemos pedir ao deputado Botelho que trabalhe junto ao governo, aos deputados e à base governamental, que retire [da pauta] a proposta de lei, pois esse projeto é esdrúxulo, sendo que há uma tramitação no STF de negociação”, afirmou Nilma.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  PM prende três por formação de quadrilha em Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA