Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Botelho reúne com representantes da pesca e esclarece tramitação do projeto na ALMT

Publicados

MATO GROSSO

Assunto foi tema de Audiência Pública hoje (27), na Assembleia. Votação está marcada para amanhã (28)

A Lei do Transporte Zero foi mais uma vez debatida na Casa de Leis com representantes do setor da pesca. Nesta terça-feira (27), o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, recebeu no Colégio de Líderes uma comitiva do setor e explicou como funciona a tramitação da matéria,  conforme o Regimento Interno.

Botelho esclareceu a respeito do Projeto de Lei 27/2024 aposto a Mensagem 25/2024, que altera a Lei 9.096/2009 e dispõe sobre a Política da Pesca. A mensagem entrará em pauta na sessão desta quarta-feira (28), em caráter de urgência urgentíssima. Assunto que também foi tema de audiência pública hoje (27), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, coordenado pelo deputado Wilson Santos.

“Regimentalmente o presidente não tem autoridade para retirar da pauta. O regimento interno diz que uma vez em regime de urgência urgentíssima, não sendo possível votar na mesma sessão, a proposta entra na sessão seguinte como pauta prioritária e obrigatória”, destacou o deputado.

Leia Também:  Morre aos 53 anos ex-presidente da OAB de Alta Floresta

O presidente da ALMT esteve no Supremo Tribunal Federal – STF, em Brasília, na audiência de conciliação para debater sobre assunto. No próximo dia 5, o STF vai divulgar a decisão. Essa lei proíbe o transporte, comércio e armazenamento de peixes dos rios estaduais pelo período de cinco anos.

Negociação

A presidente da Associação do Segmento da Pesca de Mato Grosso – ASP/MT, Nilma Silva, que representa mais de 22 colônias de pescadores, além de lojistas do setor da pesca, destacou a importância do apoio de Botelho para ajudar os pescadores.

“Viemos pedir ao deputado Botelho que trabalhe junto ao governo, aos deputados e à base governamental, que retire [da pauta] a proposta de lei, pois esse projeto é esdrúxulo, sendo que há uma tramitação no STF de negociação”, afirmou Nilma.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Mostra de cinema exibe produções mato-grossenses a partir desta quinta-feira (28)

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA