Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Cinco projetos de pesquisas na área da agricultura familiar são aprovados pelo Governo de MT

Publicados

MATO GROSSO

Cinco projetos de pesquisas nas áreas de cafeicultura, mandiocultura, bananicultura e forragicultura, para fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso, foram aprovados para receber apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

O Programa de Pesquisa Aplicada em Políticas Públicas, que surgiu de uma parceria entre a Fapemat, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT), para impulsionar o desenvolvimento do estado com foco na agricultura familiar.

O programa tem como meta acolher e apoiar projetos de pesquisa que contribuam significativamente para o avanço das áreas de agricultura familiar, em parceria com Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), definidas como órgãos ou entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos que tenham a pesquisa como parte integral de sua missão institucional.

Foram analisadas e aprovadas cinco propostas, sendo duas na área de cafeicultura, uma de mandiocultura, uma de bananicultura e uma de forragicultura – estudo das plantas destinadas à alimentação animal.

Leia Também:  Mato Grosso sedia encontro nacional da Câmara Técnica de Laboratórios de Saúde Pública

A apresentação de cada projeto deve ter a duração de 3 minutos, destacando resultados esperados, características inovadoras e potencial de inserção no mercado.

No mínimo 5% do valor solicitado à Fapemat deve ser destinado a ações de divulgação digital do projeto para a sociedade mato-grossense.
Os projetos apoiados terão um prazo máximo de execução de 24 meses, podendo, em casos excepcionais e devidamente justificados, ser prorrogados por até 6 meses.

De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, as pesquisas reforçam a importância da agricultura familiar, fortalecendo a posição do segmento no cenário econômico e social.

“Dos alimentos mais consumidos, 70% vêm da agricultura familiar, produzidos por pequenos produtores no abastecimento familiar, comercializando o restante. Daí a necessidade de incrementar pesquisas aplicadas com base tecnológica e de inovação, gerando mais empregos e renda nos sistemas agrícolas diversificados em nosso estado”, ressaltou o presidente da Fapemat, Marcos de Sá Fernandes da Silva.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

Publicados

em

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) deu início à campanha de arrecadação de brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças 2025. A iniciativa tem como objetivo beneficiar crianças em tratamento contra o câncer, atendidas pela instituição.

As doações podem ser feitas até o dia 3 de outubro na sede da AACCMT, localizada na Rua do Caju, 329, Jardim Alvorada, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão aceitos brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação.

A entrega dos brinquedos será realizada no dia 5 de outubro, durante uma programação especial preparada para os assistidos da casa de apoio.

Além de brinquedos, a instituição também aceita doações em dinheiro, que serão utilizadas na organização do evento e na compra de presentes. As contribuições podem ser feitas via Pix, utilizando a chave CNPJ 03.186.621/0001-08.

Sobre a AACCMT
A AACCMT é uma instituição sem fins lucrativos e existe há 26 anos. A associação oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.

Leia Também:  Lúdio mostra como vai reabrir e construir novas policlínicas para transformar Saúde em Cuiabá

Doações
Todas as despesas da AACCMT, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA