Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

“É muito gratificante ver o empenho do Governo e da primeira-dama na defesa das mulheres”, afirma beneficiada com Expedição

Publicados

MATO GROSSO

Moradora do Distrito Ranchão, em Nova Mutum (292 km de Cuiabá), Aline Dias destacou as ações do Governo de Mato Grosso em defesa das mulheres, durante a Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, que leva atendimentos itinerantes com a van do Programa SER Família Mulher, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

“Nunca tinha visto uma ação como essa aqui no Ranchão e é muito gratificante ver o empenho do Governo de Mato Grosso e da primeira-dama Virginia Mendes na defesa das mulheres. A gente vê tantas vidas sendo perdidas e vejo que esta ação pode combater a violência doméstica. Eu trouxe minhas duas filhas para acompanhar a ação e aprender sobre os seus direitos, além de receber as orientações de como identificar um relacionamento abusivo”, afirmou.

O Distrito Ranchão foi a segunda comunidade a receber os atendimentos itinerantes realizados por servidoras da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria Adjunta de Programa, Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf).

No total, a van visitará as 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), oferecendo capacitações às equipes da rede socioassistencial.

Miranir de Oliveira, superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres da Setasc, destacou a importância de levar a van do Programa SER Família Mulher às comunidades rurais durante a Expedição.

“Trouxemos a van, que é um instrumento de interiorização do Programa SER Família Mulher, com atendimento individualizado para as mulheres da região, porque sabemos da dificuldade que é chegar até a cidade, já que lá os serviços são facilmente acessados. E é por isso que a Setasc, através da superintendência, juntamente com a prefeitura de Nova Mutum e outros parceiros unimos forças para trazer a van, facilitando o acesso à informação para as mulheres da comunidade”, pontuou.

Leia Também:  Polícia Civil prende grupo criminoso que explodiu loja de departamentos em VG e furtou cofre

A secretária de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso, Grasi Bugalho, afirmou que o principal objetivo da Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas é enfrentar a violência doméstica contra mulheres no estado de Mato Grosso, unindo diversas instituições com a sociedade civil.

“A Expedição é a união de esforços de várias instituições e ela está sendo coordenada pela Setasc junto com a SESP, trazendo justamente às 15 regiões integradas de Segurança Pública, a capacitação para os servidores que irão trabalhar com essa temática, ou seja, no atendimento das mulheres vítimas de violência”, explicou.

Além da capacitação, há também a discussão sobre os Direitos das Mulheres e a necessidade dos municípios se organizarem para implementar políticas públicas de defesa da mulher.

“Porque as pessoas vivem nos municípios, é no município que a violência acontece e são as pessoas que estão no município que têm que influenciar como esta política pública de defesa da mulher será realizada. Isso a gente só faz discutindo com os poderes, com a população e o município”, ressaltou.
A agente comunitária de saúde de Nova Mutum Rosangela Aparecida Cardoso destacou que participar da Expedição auxiliará em sua rotina de trabalho ao realizar visitas domiciliares.

“A violência doméstica ainda é um tabu e uma ação como esta irá ajudar não só o meu trabalho, mas dos meus colegas também, já que nos deparamos com alguns casos. Algumas aceitam ajuda, outras não, e eu creio que esse projeto vem para nos ajudar a diminuir casos de violência e consequentemente, o feminicídio. Mostrar para essas mulheres que elas têm políticas públicas, como o cartão do SER Família Mulher, que auxilia na sua independência financeira do abusador. A primeira-dama Virginia Mendes está de parabéns por esse programa, porque ele salva vidas”, completou.

Leia Também:  VÍDEO: Câmera flagra acidente entre carro e moto em cruzamento no bairro Pedra 90

A Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas foi realizada entre os dias 25 a 27 de junho, em Nova Mutum. O objetivo da ação é fortalecer as políticas públicas e o combate à violência contra as mulheres nos municípios do estado.

A expectativa sobre o projeto é que seja realizado nas 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), tendo um município como sede em cada região, percorrendo, assim, 15 municípios, com participação dos demais que integram a região.

As capacitações ofertadas para as equipes da rede socioassistencial, do município sede, durante a expedição, terão a participação das equipes socioassistenciais dos municípios que abrangem a RISP.

Para a secretária de Assistência Social de Santa Rita do Trivelato (343 km de Cuiabá), Adriana Nogarolli, a Expedição SER Família Mulher auxiliará no fortalecimento dos serviços de defesa das mulheres existentes no município.

“Mesmo tendo serviços voltados contra a violência contra as mulheres, há lacunas que precisam ser fechadas para que tenhamos maior alcance às mulheres vítimas de violência. O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes, estão de parabéns pelo trabalho e políticas públicas voltadas às mulheres mato-grossenses, com SER FamíliaMulher”, disse Adriana.

A Expedição conta com o apoio e parcerias das Prefeituras Municipais, Associação Mato-grossense dos Municípios, Polícia Judiciária Civil (PJC), Polícia Militar (PM MT), Corpo de Bombeiros Militar, Tribunal de Justiça de MT (TJMT), Ministério Público de MT (MPMT), Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e outras entidades.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional

Publicados

em

Com técnica, disciplina e espetáculo, o kickboxing está conquistando cada vez mais espaço entre as artes marciais no Brasil. E agora é a vez de Mato Grosso se tornar protagonista nessa história. No dia 30 de agosto, Cuiabá sediará pela primeira vez um evento 100% profissional da modalidade: o MT Warriors Championship, com apoio do Governo do Estado.

A competição será realizada no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, ao lado da Arena Pantanal, com entrada gratuita e uma estrutura de padrão internacional. O evento reunirá 12 lutas profissionais, incluindo duas disputas de cinturão reconhecidas pelas principais entidades da modalidade no Brasil e no mundo: a CBKB PRO (Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional) e a WAKO PRO (World Association of Kickboxing Organizations).

Mais do que um torneio, o MT Warriors representa um marco simbólico para o kickboxing em Mato Grosso. É o início de uma nova era para a modalidade no estado, que passa a integrar com força o cenário competitivo nacional. Os três atletas de melhor desempenho na noite conquistarão vaga direta no WGP, o maior campeonato de kickboxing da América Latina.

O que é o kickboxing?

O kickboxing é uma arte marcial moderna que combina técnicas do karatê, boxe, taekwondo, muay thai, resultando em um sistema de combate completo, dinâmico e altamente técnico. Nascido no Japão e nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970, o esporte rapidamente se difundiu pelo mundo, sendo hoje praticado em mais de 100 países.

Leia Também:  Governo de MT já destinou mais de R$ 2,7 milhões para a assistência social em Barão de Melgaço

Dentro do ringue, o kickboxing exige velocidade, precisão, equilíbrio, estratégia e resistência. Fora dele, oferece disciplina, autoconfiança, foco, respeito e domínio emocional — valores que fazem do esporte uma verdadeira escola de formação física e moral, especialmente para jovens.

“O kickboxing é muito mais do que uma luta. É uma ferramenta de transformação pessoal e social. Com ele, muitos jovens encontram propósito, autodisciplina e oportunidade de crescimento. Esse evento profissional é um divisor de águas para a modalidade em Mato Grosso”, afirma Mateus Wesley Nogueira Noya, presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT).

Esporte com apoio e reconhecimento

Com premiação recorde de R$ 50 mil, o MT Warriors Championship reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do esporte de alto rendimento em Mato Grosso. A competição será o maior evento da modalidade já realizado no estado, tanto em estrutura quanto em reconhecimento técnico.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, o apoio do governo tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte e dar visibilidade a talentos locais.

Leia Também:  VÍDEO: Câmera flagra acidente entre carro e moto em cruzamento no bairro Pedra 90

“Estamos investindo em estrutura, valorizando os atletas e fortalecendo diversas modalidades. O kickboxing está crescendo no Brasil e Mato Grosso agora faz parte desse movimento. O MT Warriors é o início de um novo ciclo, com mais oportunidades e visibilidade para nossos atletas.”

O evento também marca a reabertura do Palácio das Artes Marciais, que está sendo revitalizado pelo Governo do Estado. O espaço contará com ambiente climatizado, vestiários, arquibancadas, pórtico de entrada, paisagismo e iluminação moderna, reafirmando o compromisso com a qualidade e a segurança das práticas esportivas.

Mato Grosso no caminho da excelência

Além de atletas de Mato Grosso, o MT Warriors contará com competidores do Paraná, São Paulo, Rondônia e Campo Grande, fortalecendo o intercâmbio esportivo entre estados e posicionando Cuiabá como sede de grandes eventos de combate.

“Estamos saindo de um patamar amador para entrar de vez no cenário profissional. Esse evento mostra que é possível, com apoio institucional e dedicação, levar nossos atletas a outro nível”, conclui Mateus Noya.

A pesagem oficial dos atletas será realizada no dia anterior à competição, e a expectativa é de casa cheia, com mais de mil pessoas no Palácio das Artes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA