MATO GROSSO
Equipe da Sefaz-MT conhece sistema de fiscalização, monitoramento e controle usado pelo Fisco de Goiás
MATO GROSSO
A visita técnica foi realizada com o objetivo de conhecer o projeto de fiscalização de trânsito de mercadorias e sistema de malha fiscal do fisco goiano. A experiência possibilitou ainda a troca de conhecimento e informações com a Secretaria da Fazenda do Estado do Pará, que também participou da visita.
Além de conhecer e compartilhar as experiências de cada estado, a Sefaz MT espera agregar o conhecimento produzido pelos nossos vizinhos em ações realizadas em Mato Grosso, assim como estreitar relacionamentos, possibilitando ações integradas entre os estados de fronteira. Essa integração torna os fiscos mais fortes e reprime crimes contra a ordem tributária e a fraude fiscal.
“Faremos trocas pontuais dos registros de passagens de interesse comum, de Mato Grosso para Goiás e vice-versa, a mesma coisa com o Pará, para que possamos monitorar conjuntamente as operações de trânsito. Será feito um projeto piloto para que possamos estreitar e já executar um modelo operacional de ação conjunta em relações bilaterais”, explica o superintendente de Fiscalização, José Carlos.
Para o superintendente de Controle e Monitoramento, Henrique Carnaúba, a troca de experiências mostrou que o fisco mato-grossense está no caminho certo de inovação e soluções para a área fiscal. “O encontro com a Secretaria da Economia de Goiás foi extremamente proveitosa. Identificamos que estamos no caminho certo. Com a troca de informações podemos fazer alguns ajustes no que já está sendo desenvolvido pela Sefaz MT, que podem alavancar a implantação de soluções que são necessárias para o controle monitoramento dos contribuintes”.
As equipes de Mato Grosso e do Pará foram recebidas pelo superintendente de Controle e Fiscalização, Marcelo Mesquita, e pela gerente de prospecção e Auditoria, Giovana Zanato. Eles apresentaram programas e sistemas de fiscalização, controle, monitoramento e auditorias, além dos resultados já obtidos pela Secretaria da Economia.
O Infotrânsito, que dá base para o trabalho Central de Operações Estaduais, foi demonstrado aos visitantes. Ele usa tecnologias e inteligência artificial, com antenas e câmeras de monitoramento (OCR), para controle de mercadorias em trânsito em Goiás. O sistema de cobrança e procedimentos aplicados na auditoria fiscal também foram apresentados pelo fisco de Goiás.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO6 dias atrásSindicatos rejeitam transferência de poderes ao IMAC e alertam para riscos de leis que enfraquecem o sistema agroambiental de MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásSetor produtivo demonstra preocupação com Simcar Assentamento e Compensação durante apresentação da Sema
-
MATO GROSSO5 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO5 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO5 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO5 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS6 dias atrásSem fiscalização não há segurança: Sintap-MT reforça a importância do controle em Mato Grosso
-
ARTIGOS5 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão