MATO GROSSO
Fase regional dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses acontece em Sorriso
MATO GROSSO
Reunindo estudantes de 12 a 17 anos da região Centro Norte do Estado, o município de Sorriso (a 400 km da capital) sedia a etapa regional dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-Grossenses. As competições escolares são realizadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do município-sede.
De 16 a 21 de abril, o evento esportivo reúne cerca de 650 estudantes dos municípios de Cláudia, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.
Formadas por atletas de 12 a 14 anos, 25 equipes de escolas públicas e particulares da região disputam os Jogos Escolares. Já os Jogos Estudantis contam com 39 seleções municipais com atletas de 15 a 17 anos. As duas competições envolvem equipes masculinas e femininas de basquete, futsal, handebol e vôlei.
As partidas ocorrem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h, nos ginásios Domingão, Fermino Maleski e Flor do Cerrado, e nas quadras da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt.

Realizada no ginásio Domingão, a abertura do evento aconteceu na noite de domingo (17.04) e contou com a participação de representantes da Secel, de autoridades de Sorriso e de municípios vizinhos. A solenidade foi acompanhada presencialmente por um grande público que prestigiou a entrada das delegações, apresentação de patinação e acendimento da pira olímpica.
Com início na semana de 08 a 13 de abril, em Campo Verde, as etapas regionais das modalidades coletivas ocorrem em outras nove regiões do Estado até julho deste ano. As equipes campeãs regionais em cada modalidade e gênero avançam para a fase estadual de sua respectiva competição.
Modalidades individuais
Sorriso também acolhe a primeira parte da competição estadual de modalidades individuais. De 21 a 24 de abril, atletas de 12 a 17 anos, de todo o Estado, competem em provas de badminton, ciclismo, ginástica, vôlei de praia e xadrez.
A segunda parte da etapa estadual de modalidades individuais ocorre em Várzea Grande, de 16 a 19 de junho, com provas de atletismo, lutas, natação e tênis de mesa.
Os campeões estaduais das modalidades coletivas e individuais representarão Mato Grosso nas fases nacionais correspondentes. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Estudantis da Juventude acontecem no início de setembro, em Aracaju (SE). Já os Jogos Escolares Brasileiros, que são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), ocorrem no mês de novembro, em local a definir.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.