MATO GROSSO
Fiscalização prende 41 motoristas embriagados e remove 168 veículos durante Operações Lei Seca
MATO GROSSO
Três edições da Operação Lei Seca, realizadas entre sexta-feira e domingo (12 e 14.07), resultaram na prisão de 41 motoristas embriagados e na remoção de 168 veículos. As abordagens ocorreram nas Avenidas Tenente-Coronel Duarte e Beira Rio, em Cuiabá, e na Avenida Frei Coimbra, em Várzea Grande.
Ao todo, 456 motoristas foram abordados nas operações. Desses, 94 foram identificados conduzindo veículo sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas. Eles foram notificados e multados no valor de R$ 2.934,70. Seus veículos também foram retidos ou removidos.
Durante as abordagens, os agentes prenderam 41 motoristas que apresentaram o teste do bafômetro com valor acima de 0,33 mg/l no aparelho ou que se recusaram a fazer o teste e apresentavam sinais visíveis de embriaguez. Esses condutores foram multados em R$ 2.934,70, conduzidos à delegacia e presos em flagrante, com liberação mediante pagamento de fiança.

Três pessoas também foram detidas por entregarem seus veículos a motoristas não habilitados ou sem condições de conduzir. Além disso, os agentes identificaram 42 condutores dirigindo sem habilitação.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com as equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.