MATO GROSSO
Governo assina ordens de serviço para asfaltamento na fronteira
MATO GROSSO
O Governo de Mato Grosso assinou nesta segunda-feira (20) duas ordens de serviço para asfaltar a MT-199 no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. O ato foi realizado durante a cerimônia de transferência da capital do Estado para o município, que completou 271 anos no domingo (19.03).
A primeira ordem de serviço é para dar início ao asfaltamento da MT-199 no trecho entre o fim da pavimentação urbana de Vila Bela e a rodovia de acesso ao frigorífico BMG Foods. Será asfaltado 1,5 quilômetro da estrada em um investimento R$ 2,7 milhões por parte da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), que irá fomentar a economia local.
A Sinfra-MT também foi autorizada pelo governador a iniciar a elaboração do projeto para asfaltar 70,7 km da MT-199, para ligar o município de Vila Bela até o Destacamento Militar Palmarito, que fica localizado a pouco mais de dez quilômetros da fronteira com a Bolívia.
“Acredito que nós estamos dando os primeiros passos concretos, graças a uma visão estratégica do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta, que entenderam que o caminho mais próximo para o pacífico é aqui por Vila Bela”, afirmou o prefeito da primeira capital mato-grossense, Jacob Bringsken.
Para ele, a ordem de serviço vai fazer deslanchar esse sonho histórico do Vale do Guaporé. Jacob lembrou que a Bolívia não é apenas um corredor para o pacífico, mas é também uma grande produtora de uréia, elemento fundamental para a agricultura, e também de sal.
“É o desenvolvimento chegando é a riqueza chegando, a melhoria na qualidade de vida para todos nós”, completou.
O projeto de pavimentação da MT-199 está dividido em dois trechos diferentes e estão dentro de um grande pacote de projetos licitados pela Sinfra-MT em 2022, totalizando 1.233 km de asfalto novo e 13 pontes.
O governador Mauro Mendes lembrou outros investimentos em infraestrutura, como o MT Iluminado, e garantiu que o projeto terá andamento. “Essa autorização para contratar o projeto para a MT-199 rumo a Bolívia, vocês podem ter certeza que que durante o nosso mandato, pelo menos uma parte dessa estrada será asfaltada. Falo com absoluta tranquilidade que nós faremos isso, na medida em que faremos tantos outros investimentos no Estado”
Presente na cerimônia, o deputado Valmir Moretto falou que a MT-199 é fundamental para que Vila Bela da Santíssima Trindade deixe de ser um local onde a rodovia acaba e passe a ser um ponto de passagem entre a Bolívia e o Brasil. “Essa é uma data importante para junto com a sociedade ouvir as demandas da região”, explicou.


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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