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Governo de MT destina R$ 8,2 milhões para escolas com melhores resultados de alfabetização

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O Governo de Mato Grosso deu mais um importante passo rumo à consolidação da educação no Estado. Durante abertura do 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT, nesta quarta-feira (16.03), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, destinou R$ 8,2 milhões referentes ao prêmio Educa MT, que integra uma das ações do Programa Alfabetiza MT.

Ao todo, 100 escolas foram premiadas com recursos da ordem de R$ 5,5 milhões, sendo 37 da Rede Municipal e 63 da Rede Estadual. Outras 100 escolas receberam R$ 2,7 milhões como apoio financeiro para desenvolvimento de boas práticas em sala de aula, totalizando R$ 8,2 milhão investidos como incentivo às unidades com melhores resultados de alfabetização. Os valores de cada escola serão depositados em conta e cada unidade irá decidir de forma coletiva como investirá o recurso.

Mauro Mendes destacou que o Alfabetiza MT se tornou referência para outros estados por garantir alfabetização de crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. O projeto é desenvolvido em regime de colaboração com os 141 municípios e amplia a participação de todos os professores e estudantes nos estabelecimentos de ensino. Projeto semelhante já foi implantado no Ceará, Amapá, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

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“Vivemos a gestão que transformou para melhor a Educação em Mato Grosso e nos tornamos exemplo”, ressaltou o governador.

Com investimento de R$ 30 milhões por ano, em Mato Grosso as ações do Alfabetiza MT começaram em 2021 com apoio técnico e pedagógico, formação de profissionais, avaliações externas e conclui o seu primeiro ano com a premiação de escolas e acompanhamento das ações.

“Fizemos algo inédito na educação e que desenha uma nova realidade no ensino público”, disse o secretário de Educação, Alan Porto, lembrando que o Mais MT Muxirum também faz parte desse contexto de educação inclusiva. “Esse conjunto de ações que começa com o Alfabetiza MT, passa pelo Educa MT e o Mais MT Muxirum, melhora a capacidade de ensino, torna as boas práticas uma rotina nas escolas e reduz o índice de analfabetismo”, destaca Alan Porto.

O deputado estadual Wilson Santos se pronunciou em nome da Assembleia Legislativa e ressaltou o montante de investimentos destinados pelo Governo do Estado à Educação. “São quase R$ 1 bilhão. Nunca se viu isso em Mato Grosso. É um dos maiores orçamentos e, por isso, temos visto tantas escolas sendo construídas, reformadas e programas educacionais sendo lançados. O governador Mauro Mendes e o secretário de Educação Alan Porto estão de parabéns”, falou o parlamentar.

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O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro, afirma que o Alfabetiza MT estimula os gestores da educação a investirem mais e melhor. “Nos sentimos estimulados com os investimentos recentes e com essas novidades que contribuem com a qualidade do ensino”, disse.

Ana Karolina Sena é coordenadora do Alfabetiza MT no Município de Barra do Garças e também avalia como positivo os resultados apresentados no 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT. “Com os diagnósticos podemos programar nossas ações durante o ano. Cada escola irá fazer um plano de ação e elaborar projetos para recuperarmos o tempo fora da sala de aula por conta da pandemia”.

“Essas ações da Seduc, seja de investimento financeiro ou de implantação de programas, se somam ao trabalho das equipes gestoras, principalmente nesse período de aceleração da recuperação da aprendizagem”, finaliza Silvana Aparecida Tomazeli, diretora da Escola Estadual Valdomiro Teodoro Cândido, de Nova Bandeirantes.

O 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT segue até esta quinta-feira (17.03), das 8h às 17h.

Fonte: GOV MT

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Vereador Alex Rodrigues promove encontro na Câmara para defender permanência do Hospital Estadual Santa Casa

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Nesta quinta-feira (12), a Câmara Municipal de Cuiabá foi palco de um importante momento de defesa da saúde pública. O vereador Alex Rodrigues promoveu um encontro no Pequeno Expediente e levou dois profissionais da saúde, o Dr. Paulo Cesar de Figueiredo e o Dr. Francisco Pereira, para falarem diretamente aos parlamentares e à sociedade sobre a importância do Hospital Estadual Santa Casa.

Com discursos impactantes e baseados na vivência diária dentro da unidade, os médicos reforçaram a necessidade de impedir qualquer tentativa de encerramento do hospital. Eles destacaram que quem vive a rotina da Santa Casa conhece de perto os desafios e, mesmo diante das dificuldades, segue se doando para garantir atendimento digno à população.

“A luta é por um bem maior”, afirmou o vereador Alex Rodrigues. “Não podemos permitir que uma unidade de tamanha relevância seja desativada. Estamos falando de um hospital que atende pacientes de todo o estado, com especialidades que muitas vezes não estão disponíveis em outras cidades.”

O Hospital Estadual Santa Casa surgiu a partir de uma requisição administrativa feita pelo Governo do Estado de Mato Grosso em 2019, após a Santa Casa Beneficente de Cuiabá — unidade filantrópica — fechar as portas em meio a uma grave crise financeira. Desde então, a unidade se tornou o primeiro hospital administrado diretamente pelo Estado em Cuiabá.

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Entre 2019 e 2025, o hospital se consolidou como referência em atendimentos de média e alta complexidade pelo SUS. Conta com um moderno pronto atendimento pediátrico, além de oferecer diversas especialidades médicas, como cardiologia, neurologia, oncologia clínica e pediátrica, psiquiatria, cirurgia geral e vascular, entre outras.

A unidade é fundamental para os pacientes oncológicos, inclusive crianças, que já enfrentam um tratamento desgastante e, sem a Santa Casa, seriam obrigados a buscar atendimento fora do domicílio, arcando com custos diários altos e sobrecarregando outras estruturas de saúde.

Encerrar as atividades da Santa Casa é, na prática, fechar as portas para milhares de mato-grossenses que dependem do SUS para sobreviver. Por isso, o vereador Alex Rodrigues reforça o compromisso de seguir lutando pela permanência e valorização do hospital.

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