MATO GROSSO
Governo de MT destina R$ 8,2 milhões para escolas com melhores resultados de alfabetização
MATO GROSSO
O Governo de Mato Grosso deu mais um importante passo rumo à consolidação da educação no Estado. Durante abertura do 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT, nesta quarta-feira (16.03), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, destinou R$ 8,2 milhões referentes ao prêmio Educa MT, que integra uma das ações do Programa Alfabetiza MT.
Ao todo, 100 escolas foram premiadas com recursos da ordem de R$ 5,5 milhões, sendo 37 da Rede Municipal e 63 da Rede Estadual. Outras 100 escolas receberam R$ 2,7 milhões como apoio financeiro para desenvolvimento de boas práticas em sala de aula, totalizando R$ 8,2 milhão investidos como incentivo às unidades com melhores resultados de alfabetização. Os valores de cada escola serão depositados em conta e cada unidade irá decidir de forma coletiva como investirá o recurso.
Mauro Mendes destacou que o Alfabetiza MT se tornou referência para outros estados por garantir alfabetização de crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. O projeto é desenvolvido em regime de colaboração com os 141 municípios e amplia a participação de todos os professores e estudantes nos estabelecimentos de ensino. Projeto semelhante já foi implantado no Ceará, Amapá, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul.
“Vivemos a gestão que transformou para melhor a Educação em Mato Grosso e nos tornamos exemplo”, ressaltou o governador.
Com investimento de R$ 30 milhões por ano, em Mato Grosso as ações do Alfabetiza MT começaram em 2021 com apoio técnico e pedagógico, formação de profissionais, avaliações externas e conclui o seu primeiro ano com a premiação de escolas e acompanhamento das ações.
“Fizemos algo inédito na educação e que desenha uma nova realidade no ensino público”, disse o secretário de Educação, Alan Porto, lembrando que o Mais MT Muxirum também faz parte desse contexto de educação inclusiva. “Esse conjunto de ações que começa com o Alfabetiza MT, passa pelo Educa MT e o Mais MT Muxirum, melhora a capacidade de ensino, torna as boas práticas uma rotina nas escolas e reduz o índice de analfabetismo”, destaca Alan Porto.
O deputado estadual Wilson Santos se pronunciou em nome da Assembleia Legislativa e ressaltou o montante de investimentos destinados pelo Governo do Estado à Educação. “São quase R$ 1 bilhão. Nunca se viu isso em Mato Grosso. É um dos maiores orçamentos e, por isso, temos visto tantas escolas sendo construídas, reformadas e programas educacionais sendo lançados. O governador Mauro Mendes e o secretário de Educação Alan Porto estão de parabéns”, falou o parlamentar.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro, afirma que o Alfabetiza MT estimula os gestores da educação a investirem mais e melhor. “Nos sentimos estimulados com os investimentos recentes e com essas novidades que contribuem com a qualidade do ensino”, disse.
Ana Karolina Sena é coordenadora do Alfabetiza MT no Município de Barra do Garças e também avalia como positivo os resultados apresentados no 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT. “Com os diagnósticos podemos programar nossas ações durante o ano. Cada escola irá fazer um plano de ação e elaborar projetos para recuperarmos o tempo fora da sala de aula por conta da pandemia”.
“Essas ações da Seduc, seja de investimento financeiro ou de implantação de programas, se somam ao trabalho das equipes gestoras, principalmente nesse período de aceleração da recuperação da aprendizagem”, finaliza Silvana Aparecida Tomazeli, diretora da Escola Estadual Valdomiro Teodoro Cândido, de Nova Bandeirantes.
O 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT segue até esta quinta-feira (17.03), das 8h às 17h.


MATO GROSSO
Cervejas especiais da linha Black Princess conquistam três medalhas em Concursos de cerveja

A cerveja Black Princess, do Grupo Petrópolis, conquistou medalhas de ouro, prata e bronze em dois dos principais Concursos de Cervejas do país, realizados esta semana em Santa Catarina. Na noite de quarta-feira (12), a Black Princess Doctor Weiss ganhou a medalha de ouro na categoria South German-Style Kristal Weizen, no tradicional 13° Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau. Na terça-feira, (11), na primeira edição do Concurso Brasileiro de Cervejas no Balneário Camboriú, a Doctor Weiss totalizou 94 pontos e ficou com o segundo lugar na categoria South German-Style Kristal Weizen. Já a Black Princess Tião Bock, que traz em sua receita uma mistura exclusiva do estilo alemão Bock com a típica rapadura brasileira, ganhou 92 pontos e ficou com o terceiro lugar na categoria Speciality Beer.
Nos últimos anos, as cervejas do Grupo Petrópolis ganharam mais de 40 prêmios em concursos nacionais e internacionais e as especiais de Black Princess têm forte presença nessa lista. Em 2023 e 2022, a Doctor Weiss ganhou medalha de bronze no Brasil Beer Cup, um dos maiores concursos técnicos de cervejas da América Latina. A Doctor Weiss conquistou também outros dois prêmios internacionais: medalha de ouro no Australian International Beer Awards (2019) e melhor cerveja brasileira no World Beer Awards no Reino Unido (2018), ambos na categoria South German-Style Kristal Weizen. A Tião Bock também tem recebido prêmios, como a medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas (2023 e 2021) e no Brasil Beer Cup (2021).
Os eventos de Balneário e Blumenau reuniram mais de 100 cervejarias, mais de 3 mil amostras de 27 países. O corpo de jurados incluía convidados internacionais escolhidos com base na expertise técnica em concursos cervejeiros.
“Estamos muito contentes com o resultado das especiais de Black Princess nos concursos. A Doctor Weiss é uma cerveja premiadíssima, um sucesso. Já a Tião Bock mostra a criatividade de nossos mestres cervejeiros em harmonizar um ingrediente tão brasileiro como a rapadura a um estilo tão tradicional, que é o Bock. Black Princess tem sido premiada em diversos concursos e essas novas medalhas confirmam a qualidade e o cuidado com que produzimos nossas cervejas especiais”, comenta Bruna Alonso, gerente de Marketing do Grupo Petrópolis.
Além de premiar as melhores cervejas, os concursos também oferecem um parecer técnico detalhado sobre as amostras inscritas, o que ajuda as cervejarias nos processos de produção, garantindo maior qualidade e inovação no mercado. A linha de especiais de Black Princess é produzida com exclusividade na fábrica de Teresópolis/RJ.
Conheça mais das cervejas premiadas:
Doctor Weiss
A Black Princess Doctor Weiss é uma cerveja de trigo, refrescante e saborosa. Com coloração dourada brilhante e espuma extremamente cremosa, tem notas frutadas e de especiarias, que são percebidas tanto no aroma quanto no paladar. Tem amargor de 16 IBU, teor alcóolico de 5,2% e corpo médio. É ideal para ser bebida em copos no estilo Weiss ou Pint e harmoniza muito bem com frutos do mar, peixe e torta de banana. No Concurso, a cerveja ganhou nota 94.
Tião Bock
Já a Black Princess Tião Bock é uma cerveja especial, com a receita Bock da Alemanha, mas um componente totalmente brasileiro: a rapadura, além de água, malte e lúpulo. Combina amargor médio e doçura. Com um corpo médio, amargor de 26 IBU e teor alcóolico de 6,5%, a Tião Bock harmoniza com acarajé, costelinha de porco e com feijoada. Para apreciá-la, o melhor copo é o Tulipa. Nota final recebida no concurso: 92.
SOBRE A BLACK PRINCESS – Criada na Serra Fluminense em 1882, desde então a Black Princess vem conquistando os mais exigentes apreciadores de cerveja. Hoje conta com oito rótulos: Black Princess Gold, Black Princess Dark, Black Princess Doctor Weiss, Black Princess Let’s Hop, Black Princess Miss Blonde, Black Princess Back to the Red, Black Princess Tião Bock e Black Princess APA-82. Saiba mais sobre a cerveja em www.cervejablackprincess.com.br e @cervejablackprincess
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS - O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Itaipava lidera conversas e é a marca mais falada durante o Carnaval 2025
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Decisão do STJ obriga juízes do TJMT analisar essencialidade de grãos em RJ de produtores rurais
-
ARTIGOS3 dias atrás
A importância das parcerias para o sucesso: ninguém faz nada sozinho
-
MATO GROSSO7 horas atrás
Cervejas especiais da linha Black Princess conquistam três medalhas em Concursos de cerveja