MATO GROSSO
Governo de MT já repassou 120 mil mudas de banana para 50 municípios neste ano
MATO GROSSO
O Governo de Mato Grosso já repassou mais de 120 mil mudas de bananas para 50 municípios, em seis meses. Essa ação, que integra o programa ‘MT Produtivo Banana’, realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), visa, além de expandir a área do cultivo da fruta no Estado, formar pomares mais produtivos e resistentes a pragas.
Para isso conta com a participação de agricultores familiares, que têm recebido as mudas das variedades de banana maça, terra e nanica, já prontas para o plantio direto no campo.
“Hoje o comércio estadual recorre aos estados de Minas Gerais, São Paulo, Pará e Rondônia para ter a banana nas prateleiras. Nossa proposta é, ao aumentarmos a área do cultivo dessa fruta, fazer com que os agricultores familiares tenham renda, ocupando o espaço no comércio da banana que hoje pertence a outros estados, e junto tornar o Estado autossuficiente na produção da fruta”, explica o engenheiro agrônomo e um dos responsáveis pela aplicabilidade do ‘MT Produtivo Banana’, Leonardo Ribeiro.
Na 1ª etapa, iniciada em janeiro, foram entregues 50 mil mudas de banana da terra, para 14 cidades. Na 2ª fase, 32 municípios receberam no total 60 mil mudas de banana nanica. “No repasse mais recente entregamos 10 mil mudas de banana maça para quatro cidades”, acrescenta o técnico da Seaf. A partir de outubro deste ano, o Governo do Estado retomará os repasses, com previsão de entregas de mais 100 mil mudas.
Todas as entregas já realizadas são feitas via prefeituras ou associações de produtores rurais, que conhecem de perto a realidade da agricultura familiar local e que definem quais as famílias a serem beneficiadas. Até o final desse ano, a expectativa é de que a Seaf tenha repassado no total 300 mil mudas aos agricultores familiares de todas regiões.
Para o programa foram investidos pelo Governo do Estado R$ 1,5 milhão para a aquisição das mudas.
Produção de banana
No início dos anos de 2.000, Mato Grosso contava com 60 mil hectares do cultivo de banana. Hoje o Estado conta com apenas 7 mil hectares. Essa drástica redução se deve ao praga sigatoka-negra, que ao longo dos anos, causou grandes prejuízos nos bananais brasileiros, ao dizimar plantações ao atacar as folhas das bananeiras. Atualmente o fungo tem controle através do uso de fungicidas, e de uso de variedades mais resistentes.
Mato Grosso ocupa hoje o 18º lugar de área plantada de banana no País, e o 17º no ranking nacional de produção, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020.
MATO GROSSO
Campeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
Os atletas de kickboxing que vão competir no MT Warriors Championship já estão em fase de preparação para o evento que movimentará a capital no dia 20 de dezembro. A competição será realizada no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, anexo à Arena Pantanal, a partir das 19h, com entrada gratuita.
Esta é a segunda edição do campeonato, que vem revelando novos talentos da modalidade no Estado. A programação contará com 14 lutas (seis no card preliminar e oito no card principal).O cinturão será disputado entre Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).
Nesta edição, o MT Warriors também amplia a participação feminina ao incluir no card principal a luta entre Ana Clara Montini (Cambé – PR) e Nadia Fedoruk (Cuiabá – MT).
“Os preparativos estão avançando rapidamente, e estamos muito satisfeitos com o nível dos atletas confirmados. O público pode esperar uma competição de alto nível, com lutas equilibradas e grandes talentos. Queremos que essa edição marque ainda mais a história do MT Warriors”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.
O Palácio das Artes Marciais receberá uma superestrutura composta por ringue profissional, iluminação especial, ambiente climatizado, decoração, painel de LED P2 de alta definição e capacidade ampliada – mais de 1.000 lugares, entre arquibancadas e área exclusiva de cadeiras para convidados e patrocinadores. O local também dispõe de quatro banheiros, todos recentemente reformados. O evento conta com apoio do Governo do Estado.
“Desde sua reinauguração em setembro, o Palácio das Artes Marciais voltou a cumprir seu papel de casa das lutas em Mato Grosso. É uma satisfação ver o espaço sendo utilizado por eventos de grande porte, como o MT Warriors, reforçando nosso compromisso em valorizar o esporte e oferecer estrutura de qualidade para atletas e para o público”, destacou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Beto Corrêa.
O MT Warriors Championship tem a chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas participantes.
Premiação
Além do título, os três campeões que mais se destacarem garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, e a organização espera receber cerca de mil pessoas no evento.
-
MATO GROSSO1 dia atrásSetor produtivo demonstra preocupação com Simcar Assentamento e Compensação durante apresentação da Sema
-
MATO GROSSO1 dia atrásSindicatos rejeitam transferência de poderes ao IMAC e alertam para riscos de leis que enfraquecem o sistema agroambiental de MT
-
ARTIGOS1 dia atrásSem fiscalização não há segurança: Sintap-MT reforça a importância do controle em Mato Grosso
-
MATO GROSSO3 horas atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO3 horas atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
MATO GROSSO3 horas atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais