Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Janaina desponta em Cuiabá e Jayme, em VG, para o governo

Publicados

MATO GROSSO

Durante pesquisa do Instituto Gazeta Dados realizada em Várzea Grande, também foram apresentados nomes que poderiam disputar a eleição para governador em 2026. Neste quesito, o nome do senador Jayme Campos (União) foi o mais lembrado com 32% das intenções de voto.

 

 

Em segundo aparece a deputada estadual Janaina Riva (MDB) com 13%, seguida pelo deputado Lúdio Cabral (PT) com 7%.

Depois aparecem empatados em 4º lugar o senador Wellington Fagundes (PL), o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) e o ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro (PSD), com 4% cada um.

 

Fecha a lista o vicegovernador Otaviano Pivetta (Republicanos) com 2%. Brancos e nulos somam 10% e não souberam ou não quiseram responder 24%.

 

Rejeição Governo
Já em relação à rejeição dos possíveis candidatos ao Palácio Paiaguás, o prefeito Emanuel Pinheiro segue liderando este quesito em Várzea Grande por 22% dos entrevistados.

 

Depois aparece o senador Jayme Campos com 13% de rejeição dos várzea-grandenses, Janaina Riva 6%, Lúdio Cabral e Wellington Fagundes com 5% cada um, Fávaro 4% e Pivetta como o menos rejeitado com 3%. Não responderam 31% e 11% de brancos e nulos.

 

A disputa pela sucessão ao governo Mauro Mendes (União) já vem movimentando os bastidores desde agora, já que ele não poderá se reeleger. Dentro do seu grupo político, existem outros nomes também cogitados, como o ex-senador Cidinho Santos (PP) e o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), além de Jayme e Pivetta.

Leia Também:  Pedido de vista adia votação do projeto que trata sobre a flexibilização da nova lei da pesca

 

Senado
Já na disputa ao Senado para 2026, quando se poderá escolher dois nomes para votar, o senador Jayme Campos que poderá buscar a reeleição, já que terminará o seu mandado, é o mais lembrado com 24% para o primeiro voto de senador. Ele é seguido pelo governador Mauro Mendes (União) com 21% da intenção de votos dos várzea-grandenses.

 

Caso resolva ser candidato ao Senado, Mendes deverá renunciar ao mandato de governador do Estado até 31 de março de 2026.

 

Em terceiro lugar aparece o nome da emedebista Janaina Riva com 9% de preferência dos entrevistados. Depois vem Wellington Fagundes, Lúdio Cabral, Emanuel Pinheiro e Carlos Fávaro empatados com 3% cada um.

 

Depois vem a ex-deputada Rosa Neide (PT) e o deputado federal José Medeiros (PL) com 2% cada. E fechando a lista Otaviano Pivetta com 1%. Brancos e nulos chegam a 7% e não quiseram responder 22%.

 

Neste cenário, além de Jayme, Fávaro também buscará à reeleição. Já Fagundes acabou de ser reeleito senador e seu mandato vai até 2030.

 

Já em relação ao segundo voto para senador do eleitorado cuiabano, Mauro Mendes é o mais lembrado com 15% das intenções de voto como segunda opção. Jayme Campos aparece com 13%.

Leia Também:  Cuiabá receberá R$ 56,4 milhões em contrato bilionário da Liga Forte Futebol

 

Janaina Riva aparece como 2º voto para 10% dos entrevistados. Wellington Fagundes vem depois com 6%, Carlos Fávaro 5%, Lúdio e Rosa Neide com 4% cada um, Pivetta e Emanuel Pinheiro 2% cada, e Medeiros e Antônio Galvan (Novo) com 1% cada. Brancos e nulos 9% e não souberam ou não quiseram responder 28%.

 

Rejeição Senado

O Gazeta Dados mediu também a rejeição dos postulantes a representar os várzea-grandenses no Senado Federal. O prefeito Emanuel Pinheiro é rejeitado por 14% dos entrevistados. O segundo mais rejeitado é Jayme Campos com 11%, Janaina Riva 6%, Wellington Fagundes, Fávaro e Mauro Mendes com 5% cada um.

 

Depois vem Lúdio Cabral 4%, Rosa Neide, Pivetta e Medeiros com 2% para cada um. O menos rejeitado é Galvan com 1%.

Os que responderam que poderiam votar em qualquer um 13% e não responderam somaram 30%.

 

A pesquisa foi realizada com 800 moradores de Várzea Grande entre os dias 20 e 23 de agosto. O método utilizado é o Survey, que consiste em pesquisa de metodologia quantitativa com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa da população. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A margem de confiança é de 95%, e foi registrada sob o nº MT08126/2024 na justiça eleitoral.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  SES alerta para importância de reforçar o combate à dengue durante período chuvoso

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA