Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mais de 1,6 mil pessoas são vacinadas contra a Covid-19 durante ação de reforço

Publicados

MATO GROSSO

O plantão extra de vacinação contra Covid-19, no Ginásio de Esportes Fiotão, atendeu mais de 1,6 mil pessoas neste sábado (16), entre adolescentes, adultos e idosos. A Secretaria de Saúde de Várzea Grande inovou nesta estratégia, como forma de atrair a população para regularizar o esquema vacinal. O Município já está promovendo vacinação para pessoas com 40 anos ou mais, profissionais da saúde e imunossuprimidos, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

Dona Jesuína Alves Rufino, 92 anos, do bairro Mapim, aproveitou o plantão extra para tomar a 3ª dose da vacina. “É a prevenção.  A gente tem confiança que tomou vacina. Estou preparada. Tenho 92 anos e, graças a Deus, até agora não peguei o vírus. Moro aqui perto e tenho problema sério na perna. No sábado, para mim, é mais fácil, porque meu filho pode me acompanhar. É uma maravilha o que estão fazendo para a população. Se as pessoas se unirem, até a doença se afasta. A união faz a força, estou feliz”.

Satu Marcos, 62 anos, do bairro Costa Verde disse que o plantão extra é muito importante, pois viaja muito a trabalho e durante a semana não conseguia acessar uma unidade de saúde. “Aproveitei a oportunidade para tomar a 2ª dose e tomar todas que forem possíveis. É muito bom se imunizar, ficar mais tranquilo. Temos que nos cuidar. Viajo muito por todo o estado e só tenho tempo no final de semana. Fiquei sabendo deste ponto de vacinação e aproveitei a oportunidade para colocar a vacina em dia. Venham tomar a vacina, é muito importante”, convocou.

O senhor Alequeson Rodrigo, 44 anos, do bairro Água Vermelha, buscou ponto de vacinação para tomar 3ª dose da vacina, porque a empresa já cobrava a imunização completa dos funcionários. “Já estava atrasada e hoje vim tomar, quem puder vir venha tomar também a vacina, para ficarmos livre desta doença que vem devastando várias famílias. Na semana é muito corrido, no sábado ficou melhor para mim. Cheguei, peguei a senha e já recebi a vacina, tudo rápido”.  

Leia Também:  Sema-MT aplica multa de R$ 1 milhão por rompimento de barragem em Lucas do Rio Verde

Conforme o secretário de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros, no final de março, a gestão Kalil Baracat descentralizou 17 pontos de vacinação para bairros nas Unidades Básicas de Saúde. Contudo, o retorno ao Fiotão se deu em decorrência do atraso, principalmente na dose de reforço (3ª dose) do esquema vacinal da população, que chega a 93 mil pessoas que poderiam ter tomado esta dose e ainda não compareceram nas unidades.

“Reabrir o ponto no Fiotão em regime de plantão extra tem a finalidade de oportunizar às pessoas que trabalham durante a semana, e não conseguem ir até uma unidade de saúde pública. O Fiotão é estrategicamente ao lado do Terminal André Maggi. Essa ação no sábado pode vir a repetir-se com Corujão, também para oportunizar à população o acesso a vacina”.

A Prefeitura de Várzea Grande orienta o comparecimento para vacinação por conta do crescimento da média móvel de casos de covid-19, que tem se manifestado nos cenários nacional, estadual e municipal. “Juntos vamos avançar com a atualização do esquema vacinal e coibir a doença. Essa estratégia faz parte de uma série de medidas que estamos implementando. O prefeito Kalil Baracat já sinalizou, juntamente com o Comitê Enfrentamento e Combate à Covid-19, algumas medidas de segurança”, assegurou o secretário.

A intenção da gestão pública é conscientizar e mostrar para a população que a vacina é o melhor controle do vírus, não se trata em semear pânico, mas há retomada expressiva dos casos, sendo assim a cobertura vacinal da cidade tem que evoluir índices.  Várzea Grande tem 17 pontos que vacinam de segunda à sexta-feira, além do Shopping Várzea Grande que dispõe de um ponto de vacinação das 10h às 18h de segunda à sexta-feira.

Leia Também:  Vídeo mostra motorista invadindo preferencial, causando acidente e destruindo muro de loja em Rondonópolis

O quadro no município é preocupante, como em todo país, no começo de abril houve flexibilização das medidas de biossegurança, foi decretado final da pandemia, transformando em endemia. “No meu ponto de vista, houve uma precipitação e tememos por ser um ano eleitoral. A medida não ouviu a ciência, ouviu a política. Isso é um risco grande. O Brasil precisa andar, precisa trabalhar, mas precisa se cuidar também”, frisou o secretário.

Várzea Grande tem a cobertura vacinal de 85% da população com duas doses, mas a ciência recomenda a dose de reforço porque a eficácia da vacina vai diminuindo ao longo do tempo. A recomendação é que tome a 3ª dose e, 4 meses depois a 4ª dose para ficar livre da doença e em condições de igualdade para lutar contra o vírus.

“A pandemia precisa ser combatida com a carteira de vacinação em dia. Noventa e sete por cento dos casos de pacientes que se encontram internados em UTI não se vacinaram, ou não completaram calendário vacinal. A vacina é comprovada, cientificamente, como meio mais eficiente de combate à doença. Nossa obrigação é disponibilizar as doses e conscientizar, e a obrigação da população é se vacinar, para se proteger e proteger os demais”, recomendou.

A pandemia está em evidência ainda e oferece riscos de vida, com a cobertura vacinal se paralisa o quadro. Semana passada, o Brasil computava 400 mil mortes. Várzea Grande, 1.519. Para evitar a multiplicação dos casos, a população deve se conscientizar dos efeitos nocivos do vírus que leva à morte. Por isso, é muito importante ir à Unidade de Saúde mais próxima para atualizar esquema vacinal contra covid-19. “Pedimos a colaboração de todos a comparecerem em uma das unidades disponíveis para atualizar a vacina. Precisamos de uma Várzea Grande forte, precisamos da população saudável e protegida”, convocou o prefeito, Kalil Baracat. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week

Publicados

em

A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.

Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.

Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.

Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.

“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.

Leia Também:  Sema-MT aplica multa de R$ 1 milhão por rompimento de barragem em Lucas do Rio Verde

A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.

Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.

Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.

Mais informações:

Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA