Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

MT Escola de Teatro chega ao sétimo ano de atividades ininterruptas

Publicados

MATO GROSSO

O maior projeto de artes cênicas de Mato Grosso, a MT Escola de Teatro, chega a seu sétimo ano de atividades ininterruptas. Fundada em 2016 pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a escola oferece, de maneira gratuita, curso superior de Tecnologia em Teatro.

O polo de formação, que funciona no Cine Teatro Cuiabá, com gestão compartilhada entre a Secel, Associação Cultural Cena Onze e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), já habilitou uma centena de profissionais graduados que atuam tanto em Mato Grosso quanto fora do estado, nas áreas de teatro, cinema, televisão e docência.

Após a conclusão de quatro módulos de ensino (quatro semestres), o estudante recebe a formação de tecnólogo. Mas muito mais que um centro de formação em artes cênicas, a MT Escola de Teatro vai além de formação profissional, como explica Wender de Almeida Filho, um dos alunos do curso de Atuação.  

“A MT Escola de Teatro é muito mais que uma escola, tem carater terapêutico (risos). A metodologia é tão bem elaborada que paralelo às técnicas de artes cênicas, adquirimos a capacidade de compreender melhor a vida em sociedade. Passei a me reconhecer melhor e a lidar melhor com as pessoas, a conhecer o meu corpo e os corpos que me cercam. A dramaturgia do corpo trouxe ensinamentos para minha vida em sociedade. Eu posso afirmar, com absoluta certeza, que sou uma pessoa diferente da que ingressou, anos atrás”, relata Wender.

Leia Também:  Nortão: trabalhador morre eletrocutado durante manutenção em cabo de internet em poste

Na graduação, o estudante escolhe uma das sete áreas de ênfase, podendo se especializar em: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural. A instituição utiliza o sistema pedagógico desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina.

“Na MT Escola de Teatro, o papel social das artes cênicas é ponderado em módulos que valorizam a emancipação criadora, o pensamento crítico e a confluência absoluta de talentos e poéticas, desviando-se da relação hierárquica as quais costumam estar presas as bases educacionais”, explica Flávio José Ferreira, coordenador da MT Escola de Teatro.

A MT Escola de Teatro oferece também cursos de extensão cultural. São gratuitos e de curta duração. A extensão mobiliza a população e os artistas interessados em aperfeiçoar ou ampliar seus conhecimentos teatrais, ao fazer a ponte entre estes e criadores e pensadores de outras áreas.

“O objetivo é suprir as demandas em formação e qualificação profissional para além dos sete cursos de graduação com conteúdo complementares e ministrantes de notório conhecimento”, destaca Flávio Ferreira.

Leia Também:  Operadoras comunicam redução na conta de telefone e internet após corte de impostos do Governo de MT

Sobre a literatura, instalado no primeiro andar do Cine Teatro Cuiabá, o acervo da Biblioteca Luiz Carlos Ribeiro é composto por coleções de apoio pedagógico, além de títulos da dramaturgia e a consulta a esse material é realizada pelos estudantes da MT Escola de Teatro.

A escola conta ainda com um acervo digital, o mesmo utilizado pela SP Escola de Teatro. Nessa coleção, estão disponíveis obras específicas do teatro e áreas afins.

“O teatro é um universo fascinante. Veio como uma oportunidade de conhecimento e de trabalhar com a arte, mas também me trouxe benefícios enquanto ser humano. Trabalhar em grupo fez com que eu superasse alguns medos e me trouxe confiança. Uma escola muito necessária para mim e para toda a sociedade mato-grossense”, conclui Wender.

Hoje a MT Escola de Teatro, além do polo Cuiabá, conta também com uma unidade em Cáceres. Atualmente, 50 pessoas estudam na capital e outras 40 em Cáceres. A formação dessas turmas está prevista para o final do primeiro semestre e em julho uma nova turma ingressará.

O início das aulas está previsto para 21 de março, no prédio do Cine Teatro Cuiabá, localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas. O curso é oferecido no período noturno, de segunda a sexta-feira.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Campeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais

Publicados

em

Os atletas de kickboxing que vão competir no MT Warriors Championship já estão em fase de preparação para o evento que movimentará a capital no dia 20 de dezembro. A competição será realizada no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, anexo à Arena Pantanal, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Esta é a segunda edição do campeonato, que vem revelando novos talentos da modalidade no Estado. A programação contará com 14 lutas (seis no card preliminar e oito no card principal).O cinturão será disputado entre Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).

Nesta edição, o MT Warriors também amplia a participação feminina ao incluir no card principal a luta entre Ana Clara Montini (Cambé – PR) e Nadia Fedoruk (Cuiabá – MT).

“Os preparativos estão avançando rapidamente, e estamos muito satisfeitos com o nível dos atletas confirmados. O público pode esperar uma competição de alto nível, com lutas equilibradas e grandes talentos. Queremos que essa edição marque ainda mais a história do MT Warriors”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.

Leia Também:  Forças de segurança prendem três pessoas e impedem invasão de terras em Poxoréu

O Palácio das Artes Marciais receberá uma superestrutura composta por ringue profissional, iluminação especial, ambiente climatizado, decoração, painel de LED P2 de alta definição e capacidade ampliada – mais de 1.000 lugares, entre arquibancadas e área exclusiva de cadeiras para convidados e patrocinadores. O local também dispõe de quatro banheiros, todos recentemente reformados. O evento conta com apoio do Governo do Estado.

“Desde sua reinauguração em setembro, o Palácio das Artes Marciais voltou a cumprir seu papel de casa das lutas em Mato Grosso. É uma satisfação ver o espaço sendo utilizado por eventos de grande porte, como o MT Warriors, reforçando nosso compromisso em valorizar o esporte e oferecer estrutura de qualidade para atletas e para o público”, destacou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Beto Corrêa.

O MT Warriors Championship tem a chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas participantes.

Premiação
Além do título, os três campeões que mais se destacarem garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, e a organização espera receber cerca de mil pessoas no evento.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA