MATO GROSSO
Polícia Militar e PRF apreendem 550 quilos de cocaína em fundo falso de caminhão em Confresa
MATO GROSSO
A Polícia Militar de Mato Grosso localizou e apreendeu 550 quilos de substância análoga a cocaína, em trabalho integrado com a Polícia Rodoviária Federal, na noite desta quinta-feira (05.01), em Confresa. Na ação, um homem de 45 anos foi preso em flagrante por tráfico ilícito de drogas.
Conforme o boletim de ocorrência, as equipes da PM e PRF realizavam uma operação conjunta, na BR-158, quando se depararam com um caminhão semirreboque com as placas cobertas por barro. Além disso, foi visualizado que o motorista dirigia sem adotar os devidos cuidados com a segurança da via, invadindo a contramão e com velocidade acima do permitido.
Diante da suspeita, as equipes acompanharam o caminhão e realizaram abordagem após o motorista parar o veículo em um posto de combustível. Em conversa com o suspeito, os policiais notaram muito nervosismo e contradição, sendo que o motorista sequer sabia informar o trajeto percorrido.
Na sequência, os policiais notaram adulterações no caminhão e identificaram que o veículo estava com um assoalho falso. Na retirada deste fundo, foram localizados mais de 500 tabletes de cocaína, totalizando 550 quilos de drogas apreendidas.
Questionado, o suspeito confessou que sabia que estaria transportando entorpecentes e que receberia um valor de R$ 20 mil pelo frete.
Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão pelo crime de tráfico de drogas e foi encaminhado, junto com todo o material apreendido, para a sede da Companhia da PM de Confresa. O material foi encaminhado para a perícia, ficando à disposição da Polícia Rodoviária Federal.
Fonte: GOV MT


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.