MATO GROSSO
Politec já emitiu 603 documentos com símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA)
MATO GROSSO
Desde que a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) passou a incluir os símbolos internacionais de acessibilidade na carteira de identidade, em outubro de 2020, já foram emitidos 603 documentos contendo o símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Além desse, há ainda a possibilidade de incluir outros quatro que indicam deficiência física, auditiva, intelectual e visual. O serviço será mantido na nova carteira de identidade nacional unificada, que deverá ser implementada até março de 2023 em Mato Grosso.
Os símbolos internacionais de acessibilidade são fundamentais para promover a inclusão social dessas pessoas. Pensando nisso, Marta Martins, mãe de uma criança diagnosticada com TEA, procurou o serviço em questão, fornecido pela Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica (DMIT) da Politec.
“O autista muitas vezes não é identificado por características físicas, então, a inclusão do símbolo de acessibilidade na carteira de identidade facilita muito. Se você vai ao mercado e a sua criança é autista, não importa se ela está dentro do espectro leve, moderado ou severo, ela pode ter crises com barulhos ou agitação. Com a carteira a gente passa mais facilmente em filas e em bancos. A gente não precisa ficar esperando, então esse serviço ajudou muito”, disse.
Para solicitar a inclusão dos símbolos de acessibilidade no RG, o requerente deverá procurar um dos postos de identificação credenciados em todo o Estado e apresentar a certidão de nascimento ou casamento original, laudo médico atestando a condição de saúde, bem como os comprovantes dos documentos opcionais que desejar incluir. Nos postos equipados com kits biométricos, a fotografia, a assinatura e as impressões digitais são colhidas durante o atendimento.
Em Cuiabá e Várzea Grande, o atendimento é realizado nas unidades do Ganha Tempo dos bairros Morada da Serra, Praça Ipiranga e Cristo Rei. O agendamento deve ser feito através do site do Ganha Tempo.
Há ainda possibilidade de agendar o atendimento no Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), nesse caso o agendamento deve ser feito através do telefone (65) 3313-6529.
Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Neste sábado (02.03) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
*Com supervisão de Tita Mara Teixeira
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.