MATO GROSSO
Secretaria da Mulher inicia ações da campanha ” 21 Dias pelo Fim da Violência Contra a Mulher”
MATO GROSSO
A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, abre a programação da campanha “21 Dias pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, nesta quarta-feira (22), no auditório da Pasta, que está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 490, em Cuiabá. A abertura das atividades tem a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Banco do Brasil e a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica.
Segundo a titular da pasta, Cely Almeida, a ação é uma oportunidade para fortalecer o trabalho de conscientização social que a secretaria tem desempenhado ao longo do ano.
“Durante esses dias de campanha, a nossa secretaria vai promover ações que possibilitem uma maior conscientização da sociedade. Serão ações concretas para combater a violência de gênero e promover a igualdade e valorização das mulheres de Cuiabá”, disse.
História
Desde 1991, a ONU convoca o mundo inteiro para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres por meio de uma campanha anual global. É a campanha “16 dias de ativismo”, que tem início todo dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e termina no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.
No Brasil, entretanto, os 16 dias se ampliaram para 21 para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades começam antes, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Programação
Dia 22/11 às 8h – Secretaria da Mulher (auditório)
Abertura da campanha 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher
Dia 24/11 às 8h – Câmara de Vereadores de Cuiabá
Audiência Pública: Debate sobre os órfãos do feminicídio
Dia 27 e 28 /11 às 8h – Tribunal de Justiça de Mato Grosso
1ª Encontro das Redes de Enfrentamento à Violência Domésticas
Dia 29 /11 às 19h – Faculdade Invest de Ciência e Tecnologia
Palestra: Quebrando o Silêncio
Dia 01/11 às 9h – CRAS Novo Colorado
Cine Mulher – 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher
Dia 05/12 às 8h30 – CCI Aidee Pereira
Cine Mulher – 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher
Dia 06/12 às 8h30 – Prefeitura de Cuiabá (Auditório)
Palestra: Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher
Dia 06/12 às 13h30 – CRAS Osmar Cabral
Cine Mulher – 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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