MATO GROSSO
Seduc garante melhorias em escolas estaduais de Paranatinga e Barra do Garças
MATO GROSSO
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vai investir recursos na ordem de R$ 1,2 milhões para obras de manutenção e reparos nas escolas Osvaldo Cândido Pereira e Apolônio Bouret de Melo, no município de Paranatinga. A ordem de serviço para início das obras foi assinada pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e o prefeito Marquinho do Dedé, nesta quarta-feira (27.04).
A escola Osvaldo Cândido Pereira receberá pintura geral e do pórtico, novas esquadrias e uma quadra poliesportiva. Já a escola Apolônio Bouret de Melo passará pelas mesmas benfeitorias, e ainda tratamento de trincas e rachaduras, revisão de coberturas e novas instalações elétricas.
“Fomos bem atendido e queremos parabenizar o governo, o secretário Alan e toda sua equipe técnica que vem trabalhando em prol dos municípios”, agradeceu Marquinho do Dedé.
O prefeito também solicitou da Seduc a construção de uma escola agrícola na cidade. Segundo o prefeito, Paranatinga tem uma área de 400 milhões de hectares cultivados com soja e se localiza de maneira central, e a escola agrícola poderá formar profissionais para ofertar a mão de obra que falta na região.
“Essa escola agrícola é muito importante, porque a demanda de mão de obra qualificada hoje é escassa na região, os técnicos agrícolas e outros que lá se formarão, vão contribuir para que aumente a produção e tragam mais emprego, dando condições àqueles que não têm como estudar e trazer mais dignidade para suas famílias”, detalhou o prefeito Marquinhos.
Alan Porto informou que “a equipe técnica irá analisar a viabilidade de construção da escola, mas pelas características da região há possibilidade, lembrando que temos um projeto para instalar 15 escolas agrícolas no Estado”.
Como parte das políticas públicas da Seduc, está a criação das Escolas Estaduais do Campo – AgroPec 4.0, cujo objetivo é instalar escolas agrícolas nos polos das Diretorias Regionais de Educação. Atualmente há três escolas neste modelo, atendendo à promoção do ensino técnico e criando mão de obra qualificada nas cidades de Alto Garças, Água Boa e Terra Nova do Norte.
Barra do Garças
O secretário Alan Porto também se reuniu com o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves de Macedo, que buscou a secretaria para avaliar a situação de projetos em três escolas do seu município. A Escola Estadual Dom Felippo Rinaldi, na terra indígena São Marcos, recebeu dispensa de licenciamento e poderá começar as obras. A Escola Parque dos Ipês, que é uma nova construção e a Escola Dom José Selva, que será repassada para administração do município. Ambos os projetos estão em fase de análise final.
“Tivemos uma reunião extremamente positiva, em breve estaremos assinando o convênio e em seguida, realizando a licitação. Temos certeza, que com essas três escolas, nos próximos 3 anos nós não teremos mais problemas de vagas em nosso município”, comemorou o prefeito.
A segunda pauta de reunião foi o alinhamento do projeto da Escola Cívico Militar em Barra do Garças, que funcionará na Escola Helena Esteves, com previsão de começar a atender 500 alunos já no segundo semestre. A gestão municipal realizou uma audiência pública e a comunidade aprovou a instalação do novo modelo. A expectativa do prefeito é que, com a parceria com a Secretaria de Estado de Educação, se amplie a qualidade da educação no município.


MATO GROSSO
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.
Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.
O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.
A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.
De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.
“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.
Essence Bella Vita
A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.
Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.
-
MATO GROSSO1 dia atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
GERAL1 dia atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
MATO GROSSO6 horas atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá