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Seduc vai reforçar uso da tecnologia em sala de aula durante Semana Pedagógica

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) vai abordar o tema “Trilhando o Futuro: Um novo jeito de fazer educação”, durante a Semana Pedagógica, nos dias 30 e 31 de janeiro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, para compartilhar boas práticas e de consolidar o uso de tecnologias em sala de aula. Essa também é o tema escolhido para o ano letivo de 2024, na Rede Estadual de Ensino.

Na ocasião, palestras, oficinas e salas temáticas serão ministradas pela Seduc em parceria com o Sebrae. Estima-se um público de 4 mil pessoas, entre professores, gestores educacionais, coordenadores pedagógicos, demais trabalhadores da educação e estudantes.

Nesse período, os coordenadores terão a oportunidade de realizar diagnósticos, construir intervenções e redefinir metas e objetivos em diferentes níveis, envolvendo a direção escolar, a coordenação pedagógica, os professores, a secretaria escolar e a comunidade estudantil.

A escolha do tema reforça a política ‘Tecnologia no Ambiente Escolar’, uma das 30 políticas educacionais do Plano EducAção 10 Anos, que objetiva colocar a Rede Estadual entre as cinco mais bem avaliadas no país até 2032.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, observa que a Rede Estadual de Ensino já trabalha os componentes desta política desde 2023, como robótica educacional, educação makerspace, Smart TVs e Chromebooks em sala de aula, além de escolas vocacionadas às tecnologias.

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“Em termos de tecnologias, avançamos muito, com a implantação da Metodologia STEAM, que une Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática para dinamizar o ensino e a aprendizagem. Criamos o 1º E-Campeonato Inter Grêmios de Clash Royale e o 1º Festival de Robótica”, disse.

Outra ação que se tornou um case de sucesso e que terá continuidade é o programa ETI@Digi, que garantiu a estudantes do ensino médio o recebimento de um Chromebook com internet de banda larga. Aliado a isso, os 15 mil estudantes que se inscreveram para o Pré-Enem Digit@al 2023 também tiveram acesso à Plataforma Univirtus, com aulas gravadas de todos os componentes da Formação Geral Básica, aulões, simulados e concurso de redação.

Além de garantir a inclusão digital aos estudantes, proporciona a eles a oportunidade de dedicar 2 horas diárias de estudo no contraturno nas matérias em que enfrentam mais dificuldade de aprendizado e menor desempenho, incluindo Língua Portuguesa e Matemática. Também inclui revisão de conteúdos de todas as áreas de conhecimento, redação, resolução de exercícios, aulões online e simulados.

Para o secretário, aproximar estudantes da tecnologia, além de despertar maior interesse por disciplinas como Matemática e Ciências, também cria mentes inovadoras. “Esse investimento já mostrou que os estudantes apresentam ganhos de desempenho em todas as disciplinas, pois, estimula o desenvolvimento da autonomia e do socioemocional”, destacou.

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Alinhamento

O alinhamento de todas as ações pedagógicas que as escolas desenvolverão durante o ano letivo converge com os temas atuais relacionados à tecnologia que serão discutidos na Semana Pedagógica.

Tópicos como comportamentos empreendedores, Inteligência Artificial, cultura digital, o Sistema Estruturado de Ensino, as plataformas Plurall e Fist Education, além de outros motes relacionados, consolidam as ações que a Seduc já transformou em boas práticas.

“Ademais, na semana pedagógica vamos além abordando assuntos também filosóficos, como a mentalidade de crescimento em todas as áreas da vida, também chamada de Mindset”, completou.

Novidade

A partir deste ano, as escolas contarão com o Manual da Coordenação Pedagógica – uma estratégia adotada pela Seduc para subsidiar o trabalho dos coordenadores. O manual traz orientações práticas sobre as políticas educacionais, além de disponibilizar um código QR com os orientativos de todos os processos educacionais, inclusive os que envolvem as tecnologias.

“Esse material visa garantir que os coordenadores possam desempenhar seu papel de líderes junto à comunidade escolar de maneira autônoma, contando com o suporte da Seduc, das secretarias adjuntas e das diretorias regionais de educação”, concluiu o secretário.

Fonte: Governo MT – MT

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Cervejas especiais da linha Black Princess conquistam três medalhas em Concursos de cerveja

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A cerveja Black Princess, do Grupo Petrópolis, conquistou medalhas de ouro, prata e bronze em dois dos principais Concursos de Cervejas do país, realizados esta semana em Santa Catarina. Na noite de quarta-feira (12), a Black Princess Doctor Weiss ganhou a medalha de ouro na categoria South German-Style Kristal Weizen, no tradicional 13° Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau. Na terça-feira, (11), na primeira edição do Concurso Brasileiro de Cervejas no Balneário Camboriú, a Doctor Weiss totalizou 94 pontos e ficou com o segundo lugar na categoria South German-Style Kristal Weizen. Já a Black Princess Tião Bock, que traz em sua receita uma mistura exclusiva do estilo alemão Bock com a típica rapadura brasileira, ganhou 92 pontos e ficou com o terceiro lugar na categoria Speciality Beer.

Nos últimos anos, as cervejas do Grupo Petrópolis ganharam mais de 40 prêmios em concursos nacionais e internacionais e as especiais de Black Princess têm forte presença nessa lista. Em 2023 e 2022, a Doctor Weiss ganhou medalha de bronze no Brasil Beer Cup, um dos maiores concursos técnicos de cervejas da América Latina. A Doctor Weiss conquistou também outros dois prêmios internacionais: medalha de ouro no Australian International Beer Awards (2019) e melhor cerveja brasileira no World Beer Awards no Reino Unido (2018), ambos na categoria South German-Style Kristal Weizen. A Tião Bock também tem recebido prêmios, como a medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas (2023 e 2021) e no Brasil Beer Cup (2021).

Os eventos de Balneário e Blumenau reuniram mais de 100 cervejarias, mais de 3 mil amostras de 27 países. O corpo de jurados incluía convidados internacionais escolhidos com base na expertise técnica em concursos cervejeiros.

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“Estamos muito contentes com o resultado das especiais de Black Princess nos concursos. A Doctor Weiss é uma cerveja premiadíssima, um sucesso. Já a Tião Bock mostra a criatividade de nossos mestres cervejeiros em harmonizar um ingrediente tão brasileiro como a rapadura a um estilo tão tradicional, que é o Bock. Black Princess tem sido premiada em diversos concursos e essas novas medalhas confirmam a qualidade e o cuidado com que produzimos nossas cervejas especiais”, comenta Bruna Alonso, gerente de Marketing do Grupo Petrópolis.

Além de premiar as melhores cervejas, os concursos também oferecem um parecer técnico detalhado sobre as amostras inscritas, o que ajuda as cervejarias nos processos de produção, garantindo maior qualidade e inovação no mercado. A linha de especiais de Black Princess é produzida com exclusividade na fábrica de Teresópolis/RJ.
Conheça mais das cervejas premiadas:

Doctor Weiss
A Black Princess Doctor Weiss é uma cerveja de trigo, refrescante e saborosa. Com coloração dourada brilhante e espuma extremamente cremosa, tem notas frutadas e de especiarias, que são percebidas tanto no aroma quanto no paladar. Tem amargor de 16 IBU, teor alcóolico de 5,2% e corpo médio. É ideal para ser bebida em copos no estilo Weiss ou Pint e harmoniza muito bem com frutos do mar, peixe e torta de banana. No Concurso, a cerveja ganhou nota 94.

Tião Bock
Já a Black Princess Tião Bock é uma cerveja especial, com a receita Bock da Alemanha, mas um componente totalmente brasileiro: a rapadura, além de água, malte e lúpulo. Combina amargor médio e doçura. Com um corpo médio, amargor de 26 IBU e teor alcóolico de 6,5%, a Tião Bock harmoniza com acarajé, costelinha de porco e com feijoada. Para apreciá-la, o melhor copo é o Tulipa. Nota final recebida no concurso: 92.

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SOBRE A BLACK PRINCESS – Criada na Serra Fluminense em 1882, desde então a Black Princess vem conquistando os mais exigentes apreciadores de cerveja. Hoje conta com oito rótulos: Black Princess Gold, Black Princess Dark, Black Princess Doctor Weiss, Black Princess Let’s Hop, Black Princess Miss Blonde, Black Princess Back to the Red, Black Princess Tião Bock e Black Princess APA-82. Saiba mais sobre a cerveja em www.cervejablackprincess.com.br e @cervejablackprincess

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS - O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

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