MATO GROSSO
Seplag realiza projeto que prepara servidores para a aposentadoria
MATO GROSSO
A ação também contou com a participação das equipes multiprofissionais das secretarias de Fazenda, Planejamento e Gestão, da Polícia Judiciária Civil, Casa Civil, Empresa Mato-grossense de Tecnologia de Informação (MTI) e Mato Grosso Previdência (MTPREV).
De acordo com a superintendente de Desenvolvimento, Valorização e Saúde do Servidor, Tatiana Guedes, o objetivo da capacitação é preparar os servidores de todas as setoriais para que eles possam melhor instruir seus servidores no caminho da aposentadoria. Nos próximos cinco anos, cerca de 4.800 servidores estarão aptos a se aposentarem, considerando os fatores idade e tempo de trabalho no serviço público de Mato Grosso.
“O servidor, ao se aproximar da aposentadoria, precisa ter a noção do que é isso na vida dele, para além das questões financeiras e burocráticas, levando em conta a qualidade de vida e o quanto está preparado física e emocionalmente para isso”, afirmou Guedes.
Além da preparação, o programa também possibilita a troca de experiências entre os participantes, desenvolvimento da autoestima e ajuda na elaboração de projetos futuros para esta nova fase. O programa será desenvolvido e executado por uma equipe multiprofissional do Comitê Setorial de Saúde e Segurança do Trabalho dos órgãos e entidades, composta por no mínimo um profissional da psicologia e um do serviço social.
Ao todo, serão realizados sete encontros com servidores de outras setoriais, para abordar tópicos como trajetória de vida, relacionamento familiar e aposentadoria, educação financeira, aspectos legais relacionados à aposentadoria, estilo de vida e outros. Cada reunião terá um tema específico. As atividades acontecerão em vários formatos: palestras, lives, workshop, seminários, mesas redondas, etc.
Para a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento e Relações do Trabalho, Lidiane Leite, o projeto visa criar um espaço de diálogo e reflexão, dentro das setoriais, para que os servidores possam compreender o processo de aposentadoria, vê-la como uma transição entre uma vida agitada e de trabalho, para um cenário de calmaria e segurança.
“O programa possibilita repensar posturas, reforçando a importância da qualidade de vida e as possibilidades de novas fontes de realização”, disse Lidiane.
Quem pode participar?
O programa é voltado a todos os servidores efetivos da administração pública, direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo do Estado do Mato Grosso que tenham interesse ou que estejam na iminência de sua aposentadoria. Para se inscrever, clique AQUI.
*Supervisão D’Laila Borges
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO6 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO7 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO7 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS6 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão