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Setasc realiza ação de conscientização pela erradicação do trabalho infantil

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A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou uma ação nas ruas e comércios no bairro CPA 2, em Cuiabá, desta quarta-feira (12.06), data que marca o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

A iniciativa foi realizada em apoio à campanha organizada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-MT), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso (Cedca-MT).

De acordo a secretária de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso, Grasi Bugalho, o dia 12 de junho é uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes.

“Por isso, ações como esta são necessárias porque somente unindo forças, seja com o Governo, empresas e sociedade civil, trabalhando em prol da erradicação do trabalho infantil, conseguiremos garantir que todas as crianças tenham acesso a seus direitos básicos e oportunidades para um futuro melhor”, declarou.

O trabalho infantil é uma questão séria e preocupante que afeta milhões de crianças em todo o mundo. Envolve crianças em atividades laborais que são inadequadas para sua idade, prejudicando seu desenvolvimento físico, emocional, social e educacional. Essas crianças são privadas do direito fundamental à educação e a uma infância saudável e segura.

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Segundo a superintendente de Benefícios, Programas e Projetos do SUAS da Setasc, Marimar Michels, os principais motivos para o trabalho infantil estão associados à pobreza, à falta de acesso à educação, à discriminação de gênero e à ausência e/ou o cumprimento efetivo de leis para proteger os direitos das crianças.

“As crianças frequentemente são forçadas a trabalhar em condições perigosas, com jornadas extenuantes e remunerações injustas. Nesse momento, o mundo inteiro está realizando essa campanha para conscientização e sensibilização contra o trabalho infantil. E hoje, o Estado está fazendo campanha de panfletagem na região do CPA, com objetivo de conscientizar as pessoas de que as crianças precisam estar na escola, praticando esporte, lazer e não trabalhando, porque isso acarreta muitas consequências, sejam elas físicas e mentais”, disse Marimar.

A estudante de Direito, Sofia Victória de Queiroz, que faz parte de um comitê de debate relacionados a temas sociais, relatou que é difícil haver trabalhos relacionados ao trabalho infantil.

“Muitas pessoas acham que o trabalho infantil é somente aquele da criança que fica no semáforo ou em frente as lojas, vendendo balas ou chicletes. Mas hoje em dia, pelo que venho estudando, é possível encontrar a exploração dentro de casa seja com mães abdicando das suas funções e colocando o filho de quatro ou cinco anos para fazer trabalho árduo, limpando a casa e outros afazeres domésticos ou até mesmo cuidando do irmão menor. Não é função da criança e a gente vê que é um tabu na nossa sociedade. Quando você vê que as pessoas não têm ciência, de que dentro de casa esse histórico existe, é muito triste. Ver como a nossa sociedade ainda está leiga, quando se fala nos problemas enfrentados pelas crianças”, afirma Sofia.

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Para o vice-presidente do Cedca, Iberê Ferreira da Silva, é fundamental reconhecer que a erradicação do trabalho infantil é um processo contínuo que exige compromisso de longo prazo e cooperação entre diversos atores.

“Ao abordar as causas subjacentes e implementar medidas preventivas, podemos criar um futuro onde todas as crianças possam crescer em um ambiente seguro, saudável e educativo. Além disso, a sociedade precisa reconhecer os prejuízos causados a curto e longo prazo na formação daqueles cuja única obrigação é ser livre, brincar e se divertir sem as pressões inerentes ao mundo do trabalho. Precisamos proteger a infância para garantir o futuro”, declarou.

Fonte: Governo MT – MT

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De filho para pai: Cacildis é símbolo de amor e memória no Dia dos Pais

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No Dia dos Pais, a cerveja Cacildis se destaca como mais que uma homenagem: ela é um verdadeiro elo entre gerações, reforçando lembranças, afetos e histórias. Criada por Sandro Gomes, filho do eterno Mussum, a marca – pertencente ao Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional -, é parte importante do resgate e manutenção da história de Antônio Carlos Bernardes Gomes, não somente como artista, mas, também, enquanto pai.
Sandro conta que seu pai era bastante amoroso, presente e preocupado com o dia a dia da família, apesar de ter uma agenda completamente corrida. De humor ímpar até dentro de casa, Mussum era muito protetor, cobrava os estudos e transmitia valores de respeito ao próximo. “Lembram dele como Mussum, sendo um dos mais marcantes artistas do Brasil. Mas, para mim, sempre foi ‘meu pai’. A criação da Cacildis não foi somente pela história da pessoa pública, mas, também, como uma forma de manter o legado dele enquanto esposo e pai de cinco filhos”, conta Sandro.

De origem humilde, Mussum nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de abril de 1941, no Morro da Cachoeirinha. Formou-se sargento na Aeronáutica e, posteriormente, foi um dos fundadores do grupo Os Originais do Samba, nos anos 60. Com seu carisma natural e jeito irreverente, o grupo chegou ao sucesso e ajudou a consolidar um estilo musical que misturava samba raiz com doses de bom humor, marcando época na música brasileira. Em 1974, recebeu o convite para integrar Os Trapalhões, assim se dividindo, até 1981, entre o samba e a comédia.

“Meu pai desenvolveu uma linguagem cômica totalmente atemporal, podendo ser compreendida facilmente mesmo 30 anos depois de sua partida. Quando, em parceria com o Diogo Mello, criei a Cadildis, o objetivo era dar continuidade ao universo e as memórias que ele criou lá atrás”, explica Sandro.

Uma cerveja com alma – e histórias pra contar
A Cacildis foi criada em 2013, um ano após a fundação da “Brassaria Ampolis” – uma combinação entre “brasserie” (local onde se faz a brassagem da cerveja) e “Ampolis”, termo usado pelo Mussum para se referir a garrafa de cerveja. Desde então, a marca cresceu e se transformou em uma verdadeira família com rótulos que homenageiam o vocabulário irreverente do artista.

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Nem só de Cacildis vive o suco de cevadis
Puro malte, com predomínio do malte e lúpulo no aroma. Cacildis é uma cerveja de sabor intenso e refrescante, que nasceu com o desejo da família em criar um produto verdadeiramente diferenciado, feito de forma artesanal e, ao mesmo tempo, popular. O nome é uma homenagem direta ao bordão que Mussum criou ao transformar a expressão “Cacilda!” em “Cacildis!”. O jeito peculiar de falar caiu no gosto do público, virou marca registrada do humorista, inspirando não só o nome da cerveja, mas toda a sua comunicação.
A marca conta com uma família de cervejas que também carregam a alma e o jeito de ser do Mussum. A Biritis (2013), primeira da linha, possui estilo Vienna Larger de baixa fermentação, com coloração alaranjada e um aroma de lúpulo moderado. Já a Ditriguis (2015), é uma witbier (estilo belga) – uma cerveja de trigo diferenciada –, com um inusitado toque de pimenta-da-Jamaica que traz elegância e dá a ela sabores e aromas únicos, refrescantes e surpreendentes. A Forévis (2016) é uma Session IPA arrojada, cítrica, equilibrada e refrescante – perfeita para quem busca leveza com personalidade.

Há outros produtos que integram essa “familis”, como a “Aveludadis” – uma IPA lançada para celebrar os 80 anos de Mussum -, a “Biritis Antonio Carlis” – produzida em edição limitada no dia 7 de abril, aniversário do Mussum, com rótulos numerados de 1 a 2 mil -, a “Chilli Peppis” – uma American Lager, com um toque picante, que se destaca tanto no aroma quanto no sabor – e a “Cacildis Dry Stoutis” – com notas de café, pão tostado e chocolate.

Bar do Mussum: memória vida e samba no pé
Além das cervejas, o universo Cacidils ganhou um ponto físico cheio de significado: o Bar do Mussum. Localizado no Shopping Nova América, em Del Castilho, no Rio de Janeiro, o espaço foi inaugurado em 2023 e oferece ao público um ambiente repleto de memórias afetivas, com fotos, frases icônicas e elementos marcantes da trajetória do humorista, além de muito samba ao vivo.

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Bar do Mussum, localizado no Rio de Janeiro. Foto: divulgação
No cardápio, clássicos de boteco e uma seleção especial de bebidas – com destaque para a cerveja Cacildis –, garantem a combinação perfeita para quem quer celebrar o legado do humorista com “mé geladis” e petiscos. Bolinho de feijoada, torresmo, calabresa acebolada, pastéis e mandioca frita harmonizam perfeitamente com o amargor suave e corpo leve de Cacildis, deixando cada brinde ainda mais especial.

Cerveja, samba e boas lembranças
Cacildis também está no universo musical. A marca conta com um perfil oficial no Spotify e reúne clássicos do samba e do pagode, como Fundo de Quintal, Originais do Samba, Beth Carvalho e, claro, Mumuzinho. Para ouvir a seleção de músicas, acesse Cacildis no Spotify.

SOBRE A CACILDIS – Fundada em 2013 por Sandro Gomes e Diogo Mello, a cerveja Cacildis é uma homenagem ao saudoso humorista Mussum e conta com quatro rótulos fixos: Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis. Desde 2017, a marca faz parte do portfólio do Grupo Petrópolis. Saiba mais sobre essas cervejas em @cervejacacildis.

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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