MATO GROSSO
Sorriso se torna o maior exportador de Mato Grosso e prefeito avalia que foco é industrialização no município
MATO GROSSO
As indústrias do agro em Sorriso embarcaram 9,6% dos produtos de Mato Grosso para clientes em diversos países. O município tem, aumento, maior em volume de produtos vendidos no exterior, se tornando líder do ranking estadual e 13º no nacional, de acordo com o ministério da Economia. De janeiro a junho, os negócios chegaram a US$ 1,599 bilhão (R$ 7,8 bilhões). Os principais compradores são a China, Espanha, México, Alemanha e Colômbia.
O produto com a maior participação na exportação é a soja com 78% dos negócios, seguido pelo milho 19%. Com menor participação, tortas e outros sólidos da extração do óleo de soja 4,8%, algodão não cardado nem penteado, sementes e frutos oleaginosos, carne suína e sais.
O prefeito Ari Lafin, analisou ao Só Notícias, que “isso mostra a força de Sorriso perante o Estado, uma referência a nível nacional. Agradeço muito sempre aos produtores, aos responsáveis por isso, homens e mulheres do campo que são incansáveis e, a cada ano impulsionam mais ultrapassando marcas e marcas de colheitas. Com tecnologia aplicada, dedicação e trabalho, a cada ano estamos superando números que já eram expressivos a nível nacional.”
Ari Lafin também ressaltou que a liderança de Sorriso “mostra que o Centro Norte está preparado para receber indústrias, agora é a hora de agregar valor, buscar industrializar tudo aquilo que a gente produz para continuar, claro exportando não só in natura soja, milho, algodão, mas também transformar essa produção aqui em óleo envazado, margarina, shoyo, fio e malha, proteína vegetal possa se transformar assim como a proteína animal”, defendeu. “A cada dia que passa, com os números anunciados e reconhecidos a nível nacional, temos certeza que Sorriso é uma potência e a região toda é uma terra de muita oportunidade”, concluiu.
Rondonópolis é vice-líder nas exportações, com US$ 1,572 bilhão (R$ 7,6 bilhões) de negociações com clientes na China, Tailândia, Indonésia, Vietnã, entre outros.


MATO GROSSO
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras

Uma revolução silenciosa está em curso no campo empresarial de Mato Grosso. Isso porque a Inteligência Artificial (IA) – antes restrita às grandes corporações – começa a ganhar espaço entre empreendimentos de pequeno porte do estado. Segundo levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), 17% dos negócios já utilizam algum tipo de tecnologia baseada em IA. Embora ainda minoritário, esse índice aponta para uma transformação que promete redefinir a forma como esses negócios operam e se relacionam com os clientes.
As funções mais requisitadas estão relacionadas a áreas com retorno rápido e visível. O atendimento ao cliente é a principal delas, com 85% das empresas usuárias de IA adotando a tecnologia para automatizar interações, seguidas por gestão financeira (56%) e marketing com análise de dados (54%). Outras aplicações como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%) também começam a ganhar espaço, mas ainda representam uma parcela menor da adoção.
Na visão do gerente de Inovação do Sebrae Mato Grosso, Lucas Moreira, as soluções práticas e acessíveis proporcionadas pela tecnologia na rotina das empresas otimiza processos e permite que os empreendedores dediquem mais tempo às áreas estratégicas do negócio. “A Inteligência Artificial tem enorme potencial para transformar a realidade dos pequenos negócios no nosso estado. Ainda que a adoção dessas ferramentas esteja começando, os resultados já são visíveis para quem está se abrindo para essa mudança”, afirma.
Entre os setores com maior uso da IA estão a indústria, a tecnologia da informação (TI) e o varejo, que combinam maior exigência de controle operacional com abertura à inovação. No entanto, até mesmo em áreas mais tradicionais como comércio e agropecuária, a tecnologia tem sido usada para melhorar o relacionamento com o cliente. Isso porque negócios presenciais priorizam atendimento automatizado, enquanto empresas online se concentram em marketing, segurança e controle de qualidade.
Barreiras
O avanço da IA, entretanto, esbarra em barreiras significativas. A principal é a falta de conhecimento técnico, relatada por 67% dos empresários. Também são recorrentes a resistência à mudança (55%), a ausência de dados para treinar os sistemas (52%) e os altos custos (42%). Essas dificuldades são mais agudas em setores como logística, recursos humanos e qualidade — áreas com alto potencial de ganho, mas ainda pouco exploradas.
“A IA, quando aplicada de forma simples e objetiva, em áreas como marketing, finanças ou relacionamento com o cliente, entrega retorno rápido e direto. Mas é preciso trabalhar na capacitação e no apoio a esses empreendedores para que a tecnologia chegue a mais empresas, e o Sebrae está aqui para ajudar o empresário nesta jornada de inclusão da IA em seu negócio”, ressalta o gerente.
Qualificação
Preparar-se para usar o mundo novo de possibilidades exige mais do que investir em tecnologia. Envolve capacitação, mudança cultural e planejamento. Apesar de metade dos empresários se declararem moderadamente otimistas com a IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la e 26% pretendem investir em treinamentos.
Moreira, destaca que o Sebrae/MT oferece diversos serviços para capacitar o empresário dentro do multiverso da IA. “Estamos fortalecendo a cultura de experimentação e estimulando o uso da IA com ferramentas acessíveis, capacitações práticas e, principalmente, mostrando que qualquer empresa pode e deve dar o primeiro passo. Queremos que o pequeno negócio mato-grossense não apenas acompanhe essa transformação, mas seja protagonista dela. A inteligência artificial não veio para substituir ninguém, mas para dar mais tempo e clareza na tomada de decisões. O futuro já começou e o Sebrae está aqui para caminhar junto com os empreendedores”.
Dados da pesquisa
O estudo foi conduzido por meio de entrevistas telefônicas, entre os dias 2 e 22 de abril de 2025, em todo o estado. Foram entrevistados 1.082 donos de pequenos negócios em Mato Grosso. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.
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