MATO GROSSO
Tráfego no Portão do Inferno em MT passa a operar no sistema ‘Pare e Siga’
MATO GROSSO
O sistema “Pare e Siga” foi implementado nesta segunda-feira (2) na MT-251, na região do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. A interdição, que também ocorrerá no dia 18 de dezembro, será realizada das 7h30 às 16h30.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou que a interrupção é necessária para avançar com as obras de retaludamento na área, incluindo a instalação de uma barreira dinâmica com tela de contenção para evitar deslizamentos de pedras e rochas.
🚗 Rotas alternativas
Durante o período de fechamento, duas rotas alternativas estarão disponíveis:
- Saindo de Cuiabá em direção a Campo Verde pelas BRs 163/364/070, e de lá seguindo para Chapada dos Guimarães pela MT-251.
- Pela MT-251 até a rotatória com a MT-351, que dá acesso ao Lago de Manso. A partir daí, seguir por 49 km até a MT-246, chegando ao Distrito de Água Fria, e depois pela MT-020 até Chapada dos Guimarães.
🗻 Obras na região
Segundo o engenheiro Wilian Lopes, o retaludamento envolve a remoção de parte do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, cortes em forma de degraus que ajudam a evitar deslizamentos. Além disso, o projeto recuará a estrada em 10 metros, eliminando a necessidade de passagem pelo viaduto atual.
O novo traçado, no km 46, considerado um dos pontos mais críticos, tornará a curva mais segura para os motoristas, garantindo maior estabilidade e segurança no trecho.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.