Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Vereadora faz BO contra escola por recusar vaga para filho autista

Publicados

MATO GROSSO

POR RD NEWS

A vereadora por Cuiabá, Maysa Leão (Republicanos), fez um boletim de ocorrência contra o Colégio Coração de Jesus, em Cuiabá, após o filho dela, de 13 anos, ter a vaga negada por ser autista. Maysa fez um relato do caso em suas redes sociais neste domingo (5) e afirmou que irá tomar outras providências. 

“Em janeiro deste ano, fomos fazer a matrícula do nosso filho J.L., no Colégio Coração de Jesus, que nos tratou muito bem, informou que tinham vagas, explicaram sobre o material didático com entusiasmo até  saberem que J. é autista, a vaga instantaneamente desapareceu!”, escreveu. Procurado, o Colégio Coração de Jesus informou ao RD NEWS que irá se pronunciar sobre o caso ainda na tarde desta segunda-feira (6).

Segundo registro feito ela vereadora, no dia 11 de janeiro, ela e o marido foram com o filho para conhecer o ambiente escolar e a coordenadora do colégio informou que haviam quatro vagas na instituição, sendo duas para o período matutino e dois para o período vespertino. Ao indagar a quantidade de aluno por sala e informar a condição especial do filho, a unidade teria mudado o tratamento, afirmando que já “possui muitos alunos como ele” e que a instituição “tem limites para crianças como ele”.

Leia Também:  "Internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon será marco no turismo de MT", aponta secretário de Desenvolvimento Econômico

“Eu não queria que meu filho percebesse o que estava acontecendo, não queria feri-lo, não queria que ele entendesse que, por ser autista, aquela escola não queria ele lá, embora a lei o proteja”, relatou Maysa em um vídeo postado nas redes sociais.

A parlamentar disse que irá denunciar o caso também à secretaria Estadual de Educação (Seduc), ao Ministério Público Estadual e ao Procon.

“Já recebi muitos relatos de mães que passaram pela mesma situação e, por mais que não tenha sido a primeira vez que nosso filho foi discriminado, nunca será leve, e nunca iremos deixar passar. Não gostaria de ter que tomar essas providências, nem de expor essa situação em público, mas toda vez que deixamos passar, perpetuamos o capacitismo, a discriminação e o preconceito”, disse Maysa.

A parlamentar, que é também presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara de Vereadores de Cuiabá, cita o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15) mais conhecido como Lei da Inclusão, que garante o direito das pessoas com deficiência de serem matriculadas em escolas de ensino regular públicas ou privadas (havendo vagas), sendo importante ressaltar que não existe número limitado de vagas para alunos especiais, como muitas escolas insistem em propagar e adotar como regra.

Leia Também:  Chico 2000 recebe representante dos motoboys de Cuiabá para ouvir demandas na Câmara de Cuiabá

Reprodução

narrativa bo maysa autista

“O peso do rótulo, do capacitismo da nossa sociedade é muito árduo para carregar. Imagine para uma criança. Mas aí você tem que escolher: defendo os direitos do meu filho ou escondo a condição dele?”, questiona em trecho do vídeo.

O ingresso de uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola regular é um direito garantido por algumas leis: conforme o capítulo V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que aborda a educação especial, a Lei da Inclusão (citada acima) e a Lei Berenice Piana (12.764/12).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá

Publicados

em

Além da ênfase na entrega de empreendimentos que combinem conforto e praticidade, o mercado imobiliário residencial segue aquecido e com ótimos índices de valorização. Prova disso é que o primeiro semestre de 2025 foi marcado por uma performance positiva e animadora.

Esse cenário tem impactado diretamente mercados regionais em expansão, como é o caso de Cuiabá. Com o avanço da urbanização, investimentos em infraestrutura e o fortalecimento da economia local, a capital mato-grossense tem atraído novos empreendimentos com conceito residencial clube como o Essence Bella Vita, lançado este ano.

Mais do que um lar, a proposta reflete um estilo de vida em modo férias. A ideia é oferecer aos moradores o máximo de conforto e praticidade, para que possam viver, relaxar e se divertir sem sair de casa.

De acordo com o Índice FipeZAP, que acompanha os preços de venda de imóveis em 56 cidades do país, os valores subiram em média 3,33% entre janeiro e junho. O crescimento supera a inflação oficial do período, medida pelo IPCA, que ficou em 3,01%, e se mostra ainda mais expressivo.

Leia Também:  VÍDEO: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso auxilia na descoberta de corpos em cemitério clandestino em Lucas do Rio Verde; um corpo já foi identificado

Localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização em Cuiabá, o condomínio conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m². O projeto arquitetônico valoriza a segurança, convivência, e contato com a natureza.

“Ao unir bem-estar e valorização imobiliária, o conceito condomínio clube se mostra atrativo não apenas para moradores, mas também para investidores que enxergam nesses projetos um alto potencial de retorno. O clima de Cuiabá contribui muito para empreendimentos como este”, ressaltou o diretor comercial da Essence Urbanismo, José Paulo.

Conheça o Essence Bella Vita

A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty care, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.

Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Leia Também:  Conselheiro Antonio Joaquim defende tratamento diferenciado para o Fundeb e apoia nota conjunta

Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.

Plantão de Vendas

O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA