MATO GROSSO
‘Bezerra continua no comando do MDB e vai pleitear reeleição’, garante Janaina Riva
MATO GROSSO
A deputada estadual Janaina Riva, que comanda o MDB de Mato Grosso interinamente, garantiu que não procedem os rumores de que o deputado federal Juarez Costa foi posto na função. Conforme a parlamentar o assunto só será discutido em meados de agosto, quando deve ocorrer a eleição do Diretório, e Carlos Bezerra deverá tentar se reeleger na função mais uma vez
“O Bezerra é candidato à reeleição e o Juarez também deve concorrer. Eu não sei qual foi a fonte da matéria, mas eu falei com o deputado Bezerra e ele me disse que aquilo não era verdade, que era um absurdo e que ele continua no comando da sigla e que vai pleitear a reeleição em agosto. É claro que ele entende como democrático o Juarez poder pleitear. É lógico que se tem disputa, tem discussão. É natural. Mas as coisas ainda não começaram a tomar corpo”, disse Janaina.
O assunto ganhou repercussão esta semana após reportagem do Blog do Romilson sustentar que Carlos Bezerra tinha “resolvido entregar para Juarez o comando do MDB”.
Janaina assumiu o MDB no Estado interinamente em meados de março, quando Bezerra tirou licença. Ela é vice-presidente da sigla no Estado e, portanto, sucessora automática do ex- deputado. Um ato estava previsto para que Bezerra passasse o comando do MDB oficialmente a Janaína, mas diante da possibilidade de retaliação da bancada federal, a transmissão da função foi suspensa.
O clima dentro do partido vem ruim desde 2020, quando Janaína e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, assumiram a rivalidade. No ano passado, após Bezerra perder a tentativa de reeleição na Câmara dos Deputados, a divisão se ampliou.
Janaina disse que não vê problemas em seguir no partido caso, em agosto, Juarez se confirme como novo presidente. Ela assumiu, porém, que mantém dificuldades de relacionamento com o grupo capitaneado pelo filho de Emanuel Pinheiro, o deputado federal Emanuelzinho.
Com o Juarez eu não tenho tanto problema. Aliás, foi o deputado federal com quem eu mais dobrei nas últimas eleições. É mais especialmente com o grupo capitaneado pelo Emanuelzinho, aí são muitos. Mas eu só devo analisar isso [possibilidade de deixar o MDB] depois, a princípio com o Juarez eu fico muito à vontade, acho que meu projeto independe disso”, pontuou a deputada, que trabalha para disputar candidatura majoritária em 2026.(Com informações Olhar Direto)
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.