Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Empresário alvo de operação é afastado da administração de grupo

Publicados

MATO GROSSO

A juíza Anglisey Solivan de Oliveira, da 1ª Vara Cível de Cuiabá, homologou um pedido de afastamento do empresário Éder Pinheiro da administração das empresas do Grupo Verde Transportes.

A decisão foi dada no processo de recuperação judicial das empresas, que possui dívidas de mais de R$ 43 milhões.

Éder Pinheiro é réu em ações cível e criminal derivada da Operação Rota Final, da qual chegou a ser preso. 

Ele é acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de liderar uma suposta organização criminosa para embaraçar a licitação do transporte intermunicipal em Mato Grosso. 

O pedido de afastamento foi feito pelas próprias empresas sob argumento “de que tem como objetivo principal trazer aos credores a transparência necessária para o procedimento recuperacional, e desenvolver o processo de modo célere e organizado, balizados pelos procedimentos de governança corporativa e compliance”. 

O advogado Thiago Affonso Diel, que é responsável pelo setor jurídico do grupo desde 2018, é quem vai assumir as funções de administrador.

Em sua decisão, a magistrada afirmou que o próprio Éder Pinheiro concorda com o afastamento, bem como com a indicação de Thiago Affonso Diel, para substituí-lo até que ocorra a efetiva implantação da governança corporativa.

Leia Também:  Polícia Civil indicia cinco pessoas em inquérito que apurou fuga de detentos de penitenciária

“Como consignado em decisão pretérita, a implementação de práticas de governança corporativa e compliance, trará benefícios ao grupo devedor e, consequentemente aos seus credores”, diz trecho da decisão.

“A medida em que visa aprimorar a gestão empresarial, com a adoção de mecanismos capazes de demonstrar, por meio de diagnósticos precisos, quais providências devem ser adotadas para gerenciamento dos riscos inerentes às atividades empresariais, otimizando, assim, o desempenho da empresa”, acrescenta.

Ainda na decisão, a juíza citou que embora o grupo possa formalizar o afastamento de seu gestor, de forma administrativa mediante alteração do contrato social, não vê empecilho ao acolhimento da pretensão das empresas, para que o afastamento ocorra por ordem judicial.

“Além disso, a presente recuperação judicial foi ajuizada em 2019 e assumiu contornos sui generis, de sorte que o afastamento determinado pelo Juízo recuperacional para fins de finalização da implantação da governança corporativa, trará mais transparência aos atos de gestão e, consequentemente, maior segurança aos credores e interessados”, pontuou.

FONTE/ REPOST: THAIZA ASSUNÇÃO – MÍDIA NEWS 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  VÍDEO: Maior ladrão de motos de MT é encontrado morto na Bolívia

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA