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Secretaria notifica bares por som alto e alvará irregular

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Em operação conjunta com homens do 1º Batalhão da Polícia Militar, entre a noite de sexta-feira (11) e a madrugada de sábado (12), duas equipes de agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP) vistoriaram estabelecimentos comerciais nos bairros Boa Esperança e Grande Terceiro.

O trabalho resultou na abordagem a 35 pessoas, 20 veículos, seis autos de notificações, suspensão temporária de três estabelecimentos, sendo dois bares localizados na Avenida Edgar Vieira, no Boa Esperança e uma distribuidora de bebidas, localizada na Avenida Manoel José de Arruda, no Grande Terceiro. 

A maioria das notificações ocorreu devido à irregularidade no alvará de localização e funcionamento e no alvará sanitário, além de poluição sonora, quando o volume do som ultrapassa o limite permitido por lei. Houve ainda notificações pelo uso indevido de mesas e cadeiras, grades e até banheiros químicos em calçadas. 

Intitulada pela PM de “Silêncio dos Inocentes”, a operação contou ainda com apoio do Corpo de Bombeiros e de fiscais da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). O intuito foi proporcionar sensação de segurança aos moradores das regiões vistoriadas e dar resposta quanto às denúncias de perturbação da ordem. 

Entre os meses de outubro de 2021 até janeiro deste ano, a SORP atendeu a 460 ocorrências de poluição sonora.

DENÚNCIAS

Para realizar uma denúncia sobre som alto ou qualquer barulho que perturbe o sossego, o cidadão deve ligar na central telefônica da SORP no número do Disque-Silêncio – (65) 99341-3000

O horário de atendimento é de 22h às 3h – de quinta-feira a domingo. Outro número disponibilizado é o Disque-Denúncia – (65) 3616-9614 – que atende a ocorrências de poluição sonora em todos os dias da semana, durante o horário comercial. 

FONTE/ REPOST: REDAÇÃO FOLHAMAX 

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Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

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Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

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De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

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Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

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