Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Corregedor recebe mais alta condecoração da Polícia Militar de Mato Grosso

Publicados

TJ MT


O corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, recebeu nesta terça-feira (8/3) a medalha Homens do Mato, a mais alta condecoração concedida pela Polícia Militar de Mato Grosso. O magistrado esteve à frente do Juizado Volante Ambiental (Juvam) entre 1996 e 2012, desenvolvendo trabalhos de patrulhamento, abordagem e conscientização contra a pesca predatória e a recuperação de áreas degradadas, por exemplo. O pioneirismo rendeu o Prêmio Innovare do Ministério da Justiça e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), além de desenvolver e apoiar iniciativas que melhorem o andamento judicial brasileiro. Durante o recebimento da comenda o magistrado anunciou mais medidas inovadoras na área ambiental em Mato Grosso. Ações em parceria com Assembleia Legislativa e Governo do Estado, além do próprio Judiciário, para solidificarem ainda mais a preservação e conservação do patrimônio ambiental em Mato Grosso.
 
“Eu agradeço muito a homenagem. Nosso sucesso no Juvam é em boa parte em consequência da união com a PM, mais especificamente com a Polícia Ambiental. Esta dentro da minha programação para os próximos 60 dias apresentar a proposta de criação do Núcleo Ambiental, que pode ser composto por três magistrados. A proposta é agregar a Vara Especializada do Meio Ambiente com competência em todo Estado. Esta semana vamos conversar com nosso governador e a secretária de Meio Ambiente para criarmos e fortalecermos juvans nos biomas de nosso Estado. Eles podem ser formados por equipes multidisciplinares, com engenheiros florestais e biólogos, por exemplo. Temos muitas fronteiras a serem cuidadas, como Juína. O produto ambiental já sai de lá via Santarém. Temos recursos hídricos ali e devem ser preservados para evitarmos problemas de abastecimento na Bacia do Araguaia”, informou o corregedor
 
Na sequência o comandante-geral da Polícia Militar em Mato Grosso, coronel Jonildo José de Assis, que já atuou na Polícia Ambiental, fez uso da palavra para esclarecer o reconhecimento. “Os motivos que habilitam o senhor a receber esta medalha são variados corregedor. O que o senhor tem feito pela sociedade mato-grossense é absolutamente relevante. O senhor já apoiou a questão do Termo Circunstanciado de Ocorrência, que com certeza é um ganho social fantástico, além de estarmos melhorando a Polícia Ambiental, que ganhou força quando se agregou ao Juvam que o senhor comandava”, destacou o comandante.
  
O magistrado aproveitou a oportunidade para convidar a PM a participar ainda mais da proteção do patrimônio ambiental do Estado. “Teremos exploração em área de reserva legal. Suspendemos na última sessão do pleno os efeitos da lei para que discutíssemos com a sociedade durante Audiência Pública, o que isto representa. Já convido a PM e a Polícia Ambiental para este debate. A audiência deve ocorrer em abril, estamos organizando. Queremos ouvir a sociedade para saber se esta lei é de interesse social de fato. Temos a obrigação de deixar o legado e ele envolve a defesa ambiental”, ressaltou o corregedor, que ainda informou sobre a criação do Núcleo de Inquérito Policial (NIPO). “Esse núcleo já tem três juízes designados e seis assessores. Eles vão trabalhar com os inquéritos. Queremos retirar as medidas cautelares também, para que os magistrados e servidores trabalhem com mais qualidade”, pontuou o magistrado.
 
 O comandante-geral adjunto, coronel Daniel Lipi Alvarenga salientou que a atuação do magistrado tem ajudado o trabalho da PM. “Concedemos a maior honraria da Polícia Militar a quem ajudou a estruturar o Juvam e deu condições de trabalho para uma atuação importantíssima em nosso Estado da Polícia Ambiental”. A comissão ainda foi composta pelo coronel Paulo César da Silva, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisas da PMMT (Deip). O coordenador da Corregedoria, Flávio de Paiva Pinto, também participou do ato.
 
Descrição da imagem: fotografia do Corregedor, desembargador José Zuquim segurando o diploma da certificação. Ele usa o colar Homens do Mato. Veste terno azul escuro com camisa branca listrada. Ao lado esquerdo do corregedor está o comandante adjunto da PM, Daniel Lipi Alvaragenda, que usa farda azul da PM. Do lado direito estão o comandante-geral Jonildo José de Assis, e o diretor de ensino da PM, Paulo Cesar da Silva, eles também estão vestindo uniforme azul da PM, com coletes e armamento na cintura. Ao fundo pavilhão com as bandeiras de Mato Grosso, do Brasil e do Judiciário.
#ParaTodosVerem #PraCegoVer..
 
 Ranniery Queiroz
 Assessor de Imprensa da CGJ/MT
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Judiciário de Mato Grosso dá início a 4ª Edição da Expedição Araguaia-Xingu 2022
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Fórum de Várzea Grande terá espaço adequado para atendimento da população
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA