Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Tribunal de Justiça busca parceria com Instituto dos Cegos para aprimorar acessibilidade

Publicados

TJ MT


Com o intuito de melhorar a acessibilidade do portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat) começa a colaborar com o Judiciário dando dicas e orientações que possibilitem uma navegação mais acessível às pessoas com deficiência visual.
 
Presidente do Instituto, Udeilson Cézar de Arruda afirma que o site do Tribunal é tranquilo para navegar, sendo possível acessar com facilidade os conteúdos de busca processual, hotsites e notícias. “O mais importante é que o Judiciário foi avaliado e sabe que precisa melhorar. Estamos aqui para auxiliar no que pode ser melhorado. Creio que podemos fazer muita coisa”, disse.
 
Graduado em Direito, Elieber Chaves Benevides estuda para a prova da Ordem diariamente de forma presencial no Icemat. Ele também navegou pelo site do TJMT e achou o site transparente, de forma que a pessoa cega pode ir mexendo e aprendendo na prática. “Na verdade, o que eu acho importante do Poder Judiciário é o tratamento de ser humano para ser humano. Não adianta nada ter um bom amparo de acessibilidade, mas não ter um bom atendimento humano. Se você chega ao balcão da vara, ter um atendente preparado faz toda a diferença”, aponta.
 
Dentre os pontos que serão aprimorados com o apoio do instituto, o professor de informática do Icemat, Valney Alves, elenca: botões sem rótulo, cursor sem foco, campo de pesquisas inoperante, semântica sem clareza (alguns em inglês), links de cabeçalho e consulta processual.
 
“Encontrei um site pouco acessível. Precisamos de clareza, o que eu ouço é o que eu vejo e o que eu vejo é o que eu ouço. Por exemplo, o site não pode ler uma coisa com tab e outra com setas. Quando há um campo digite o CPF, o formulário não fica claro. As informações precisam estar condizentes e ter um sentido lógico. Acho essa iniciativa importante e necessária”, expressa o professor.
 
Conforme explica o presidente Udeilson, o Instituto oferece diversas atividades voltadas às pessoas cegas, tais como alfabetização em braile, informática, apoio pedagógico, cálculos com soroban e AVA (Atividade de Vida Autônoma) – aprender a cozinhar, faxinar a casa, andar de ônibus, resolver problemas cotidianos.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. 
Primeira imagem: Foto na vertical do presidente Udeilson acessando o site do Tribunal de Justiça e falando no celular. Ele está sentado e veste camiseta verde. 
Segunda imagem: Foto retangular do professor Valney orientando dois alunos na aula de informática. Ele veste camisa listrada preta, dois alunos estão sentados na frente de computadores e uma professora auxiliar ajuda um dos alunos.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Porto Alegre do Norte prorroga suspensão do expediente presencial para obras de manutenção no Fórum
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Programa "Explicando Direito" traz autor de livro sobre sua experiência ao viver em situação de rua
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA