Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Judiciário capacita agentes de saúde de Rondonópolis para detectar sinais de violência doméstica

Publicados

TJ MT


A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher-MT) realizou curso de capacitação “Conhecendo a violência de gênero e a Lei Maria da Penha” voltado aos agentes comunitários de saúde e agentes comunitários de saúde indígena de Rondonópolis.
 
A advogada e assessora da Cemulher-MT, Ana Emília Brasil Sotero, ministrou a palestra no auditório do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro). Rondonópolis conta atualmente com 411 agentes comunitárias de saúde que trabalham ligadas diretamente com as famílias rondonopolitanas.
 
Os profissionais foram divididos em quatro turmas para participar da capacitação, que tem por objetivo capacitar os agentes para identificar vítimas de violência e agressão. A prefeitura de Rondonópolis é parceria do Cemulher nessa capacitação, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que tem a frente da pasta Izalba Diva de Albuquerque e a assistente social da secretaria e do Programa de Violências, Edina Rodrigues de Oliveira.
 
A atividade faz parte do cronograma de eventos da Cemulher que estão sendo realizados em alusão ao mês de mulher. A coordenadora da Cemulher, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, ressalta a relevância da capacitação. “Os agentes estão em contato direto com mulheres, geralmente donas de casa, que muitas vezes sofrem as agressões de forma silenciosa. Com esta capacitação, as agentes podem identificar sinais de agressão durante as abordagens de rotina”, afirma a desembargadora.
 
Esta matéria contém recursos de texto alternativo para prover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
 
ParaTodosVerem – Descrição da imagem: Foto colorida. A palestrante está no palco do auditório, em pé ela segura um microfone com a mão direita. Do lado dela há uma mesa onde foi colocado um banner da Cemulher e outro da campanha pelo fim da violência contra a mulher. Ela se posiciona de frente para os participantes, que estão sentados em cadeiras azuis enfileiras. Na parede do fundo do auditório há uma faixa fixada com os dizeres: Não à violência contra as mulheres. E do outro lado uma projeção com o tema da palestra.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Primeiro entrevistado do programa "Explicando Direito" fala sobre judicialização da saúde
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário realiza vistoria em unidade prisional de Nobres
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA