MP MT
Corregedoria Nacional conhece experiências positivas do MPMT
MP MT
Seis boas práticas implementadas pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, a maioria contida no Planejamento Estratégico da instituição, foram apresentadas nesta sexta-feira (17) à Corregedoria Nacional do Ministério Público. Além do corregedor nacional, Oswaldo D´Albuquerque Lima Neto, também assistiram à exposição os conselheiros Paulo Cezar dos Passos e o coordenador-geral da Corregedoria Nacional, Sílvio Roberto Oliveira de Amorim Junior.
A subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão do MPMT, Hellen Uliam Kuriki, coordenou os trabalhos. A apresentação também foi acompanhada pelo procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, pelo subprocurador-geral de Justiça Jurídico e Institucional, Marcelo Ferra de Carvalho, entre outros membros da instituição.
A exposição teve início com a apresentação do projeto “Cibus – Você tem fome de quê?”. Impactado com a iniciativa, o corregedor-nacional enfatizou a importância do envolvimento do Ministério Público em relação à temática da insegurança alimentar. “Nós estamos falando de fome e quando se fala de fome, nós falamos de saúde e de vida. Então, como é que nós vamos ter um Ministério Público que não se preocupa com isso? Como é que nós vamos ter um Ministério Público que não tenha ações que busquem defender a dignidade das pessoas, os direitos fundamentais? Para mim esse é o pilar da atuação constitucional do Ministério Público brasileiro”, ressaltou.
O corregedor-nacional destacou que, além do MP de Mato Grosso, Ministérios Públicos de outros estados também têm atuado nessa linha. “Temos visto isto ao longo do Brasil. Um trabalho que demonstra que a Corregedoria-Nacional acertou ao estabelecer esta temática de fomento à resolutividade nas nossas correições atuais”, observou.
Conheça as iniciativas apresentadas à Corregedoria- Nacional:
Cibus – Você tem fome de quê?
Objetivo: Fortalecer a Política de Segurança Alimentar e colaborar, através das ações desenvolvidas, para a diminuição do número de pessoas com fome no Estado de Mato Grosso.
Mediação Escolar
Objetivo: Implementar a Mediação de Conflito Escolar em todas as escolas da rede pública estadual e municipal do estado, visando prevenir a violência e promover uma cultura de paz nas escolas. O projeto consiste em etapas de sensibilização, desenvolvimento e capacitação para pacificar os conflitos nas unidades de ensino e melhorar a qualidade da educação.
Reconstruindo Sonhos
Objetivo: Fomentar a ressocialização das pessoas privadas de liberdade em, pelo menos, 25 unidades prisionais de Mato Grosso, proporcionando a ampliação da compreensão do sentido da vida, qualificação e habilitação profissional e promoção da reinserção social. Busca-se, com a iniciativa, o fortalecimento da reinserção social dos reeducandos, redução das práticas delituosas e do reingresso criminal.
Satélites Alertas
Objetivo: Desenvolvimento de um sistema de monitoramento e produção de relatórios automatizados sobre desmatamentos e queimadas no estado de Mato Grosso. Principais frentes do projeto: Cooperações técnicas entre MP e outros órgãos; Informações gerais dos imóveis rurais; Sistema Integrado de Informações Geográficas de Degradações Ambientais; Sala de Situação.
Projeto Luz
Objetivo: Padronização da atuação da rede de proteção nos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, conforme dispõe a Lei n. º 13.431/2017. O projeto consistiu na realização de reuniões com a rede de proteção, realização de workshop de sensibilização, instalação da sala de depoimento especial na comarca de Nova Mutum; desenvolvimento do aplicativo Luz.
Prevenção começa na Escola
Objetivo: Sensibilizar os alunos e toda a comunidade sobre práticas nocivas ao público infantojuvenil, propondo uma grande reflexão na comunidade escolar e estímulo ao debate, de modo a reduzir a ocorrência dessas práticas e orientar sobre o que fazer e onde buscar ajuda. O projeto consiste na exibição de peça de teatro nas unidades de ensino de todo o estado.
Fonte: MP MT


MP MT
Aula magna de formação é realizada em Mirassol D’Oeste
A aula magna do curso de formação para facilitadores de Círculos de Construção de Paz em Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) foi realizada na noite de terça-feira (30), no Centro Educacional Municipal Vereador Edson Athier Almeida Tamandaré. A capacitação marca o início do Programa Municipal de Práticas de Construção de Paz nas Escolas, criado por lei municipal no fim de 2023. A promotora de Justiça Tessaline Higuchi, representantes do Poder Executivo, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública prestigiaram a abertura do curso.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador