TJ MT
Mais próximo da comunidade: Programa Nosso Judiciário visita Escola Hermelinda de Figueiredo
TJ MT

Na unidade de ensino, cerca de 200 alunos do sétimo, oitavo e nono ano do ensino fundamental saíram da sala de aula para acompanhar uma atividade diferente coordenada pelos servidores Neif Feguri e Antônio Cegatti, ambos integram a equipe do espaço Memória, responsável pelo Projeto. O evento foi realizado no pátio da escola. Eles receberam a cartilha “ Aprenda mais sobre o Amigo Judiciário”.
“Hoje, falamos para esses estudantes o que é Defensoria, o que faz um juiz, o que faz um desembargador. O papel dos conciliadores e mediadores. Ultrapassamos hoje quase 30.745 alunos, já contemplados com esse projeto. E existem até o momento 12 escolas agendadas para serem visitadas tanto do ensino fundamental, como do ensino médio”, declarou o técnico judiciário.
O diretor da escola, Grazino Uchôa, disse que o Judiciário coopera muito para o desenvolvimento dos futuros profissionais da sociedade. “Esse é um trabalho maravilhoso. É uma ação extremamente necessária principalmente para nós que atendemos o ensino fundamental, para construção da cidadania, que eles possam reconhecer direitos e deveres e esclarecer uma série de dúvidas colocadas durante o percurso de construção de conhecimento dos alunos”, destacou o diretor.

A colega de sala, Júlia Lima, de 13 anos, compartilha da mesma opinião. “ Muita gente não tinha conhecimento sobre os direitos e deveres, e nem para que serve a Justiça. Agora sabemos como resolver um conflito, entre outros problemas, com o auxílio do Judiciário”. Comentou.

Nosso Judiciário: em 10 anos de programa esta é a 134ª unidade contemplada pelo Nosso Judiciário, projeto promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) com intuito de aproximar a sociedade do Poder Judiciário, informando de maneira simples e acessível sobre a estrutura e funcionamento das unidades judiciais.
O Judiciário possui parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), que indica quais unidades devem receber a palestra. Entretanto, representantes de estabelecimentos de ensino, público ou privado, podem solicitar a palestra. Para isso, é preciso entrar em contato pelos números (65) 3617-3032/3516.
Unidade Educacional: fundada em 1983, a Escola Estadual Hermelinda de Figueiredo, no bairro Coophema atende cerca de 450 alunos, do sexto ao nono ano do ensino fundamental II, nos períodos matutino e vespertino.
#ParaTodosVerem: Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Descrição da imagem:
Foto 1 – Colorida e horizontal. O palestrante aparece a frente vestindo uma camisa branca e os estudantes estão uniformizados e sentados no chão acompanhando a palestra.
Foto 2 – Colorida e horizontal, aluna Júlia Lima sentada na mesa em sala de aula escrevendo no caderno. Foto 3 – Colorida e vertical da aluna Nicole Portela sentada na cadeira prestando atenção na aula.
Maritza Fonseca
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador