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Porto Cabedelo se destaca na descarbonização do transporte marítimo

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O Porto de Cabedelo, localizado na região metropolitana de João Pessoa, capital da Paraíba, está se destacando na vanguarda da transição para um transporte marítimo mais sustentável.

A iniciativa é liderada pelo Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), com o objetivo de introduzir o biocombustível conhecido como e-metanol. Esta alternativa tem ganhado destaque globalmente como uma prioridade no transporte marítimo.

Segundo Edmundo Barbosa, presidente-executivo do Sindalcool-PB, a substituição do óleo pesado e do diesel pelo e-metanol já é uma realidade. Ele destaca que a empresa de navegação Maersk encomendou 100 navios que operarão com esse novo biocombustível, que utiliza CO2 biogênico, derivado da fermentação na produção de etanol, e hidrogênio verde, obtido da reforma química do etanol ou da eletrólise.

Além disso, Barbosa enfatiza a participação do presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, em um curso em Valência, na Espanha, focado na descarbonização dos portos. Essa iniciativa demonstra o compromisso do Porto de Cabedelo com a sustentabilidade e a busca por soluções inovadoras no setor marítimo.

O PORTO – Cabedelo também está integrando a Aliança para Descarbonização de Portos Brasileiros, um fórum colaborativo que reúne diversas entidades do setor. Com 49 interessados de 32 organizações e empresas, a Aliança visa acelerar a descarbonização do transporte marítimo no Brasil, promovendo a troca de experiências e informações sem fins comerciais ou taxas de adesão. Esta colaboração representa um passo importante rumo a um futuro mais sustentável para o transporte marítimo no país.

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De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário da Paraíba, o volume total de produtos do agronegócio exportados pelo Porto de Cabedelo em 2023 foi de 1,8 milhão de toneladas.

Os principais produtos exportados foram:

Soja: 1,2 milhão de toneladas
Carne bovina: 300 mil toneladas
Milho: 200 mil toneladas
Farelo de soja: 100 mil toneladas

Os principais destinos das exportações foram China: 50%, União Europeia: 25%, Estados Unidos: 15% w outros 10 para diversos outros países. O valor total das exportações do agronegócio por Cabedelo em 2023 foi de US$ 2,5 bilhões, um aumento de 10% no volume e de 15% no valor das exportações, em relação a 2022.

Este crescimento, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário da Paraíba, foi impulsionado por aumento da demanda global por produtos agrícolas brasileiros, melhoria da infraestrutura logística do Porto de Cabedelo e investimento em novas tecnologias de produção. O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia da Paraíba. As exportações do agronegócio geram emprego e renda para a população do estado e contribuem para o desenvolvimento da economia local. O Porto de Cabedelo é o principal porto da Paraíba e um dos mais importantes do Nordeste brasileiro.

ENTENDA – A descarbonização do transporte marítimo é uma prioridade mundial devido ao papel significativo que essa indústria desempenha nas emissões globais de gases de efeito estufa. Reduzir essas emissões é essencial para combater as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade ambiental no setor de transporte.

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Para isso é preciso adotar tecnologias e práticas que minimizam ou eliminam a queima de combustíveis fósseis, que são uma das principais fontes de emissões de gases de efeito estufa na indústria naval.

Algumas das estratégias:

  • Utilização de biocombustíveis: Substituir combustíveis fósseis por biocombustíveis, como o e-metanol mencionado na notícia. Estes biocombustíveis são produzidos a partir de fontes renováveis, reduzindo significativamente as emissões de carbono.
  • Adoção de tecnologias de propulsão mais limpas: Investir em tecnologias que reduzem ou eliminam o uso de combustíveis fósseis, como motores elétricos, células de combustível e energia eólica ou solar.
  • Otimização do design dos navios: Projetar navios mais eficientes em termos de combustível, reduzindo o consumo de energia e as emissões associadas.
  • Melhorias operacionais: Implementar práticas operacionais mais eficientes, como otimização de rotas, velocidades de viagem mais eficientes e gestão de carga mais inteligente, para reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de carbono.
  • Medidas regulatórias e políticas: Estabelecer normas e regulamentações que incentivem ou exijam a adoção de tecnologias mais limpas e práticas mais sustentáveis no transporte marítimo.

Fonte: Pensar Agro

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Aprosoja MT Apresenta Propostas ao Governo de MT para a Regulamentação da Lei da Moratória da Soja

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A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) entregou, nesta segunda-feira (23.12), suas contribuições ao Governo de Mato Grosso para a regulamentação da Lei nº 12.709/2024, em conformidade com o acordo recentemente firmado com o governador Mauro Mendes. A legislação, que busca eliminar barreiras comerciais impostas por empresas que adotam práticas antieconômicas, é um marco importante na defesa da livre iniciativa e no desenvolvimento socioeconômico equilibrado dos municípios de Mato Grosso, com ênfase na redução das desigualdades sociais.

As propostas apresentadas pela Aprosoja MT reforçam os objetivos estabelecidos no inciso I do artigo 2º da lei, destacando a importância de impedir tentativas de manter a Moratória da Soja por meio do artigo 4º. O governador já havia expressado sua preocupação com essa possibilidade e comprometeu-se a garantir que o decreto regulamentador seja claro e abrangente o suficiente para evitar subterfúgios, como a transformação da Moratória em políticas institucionais ou a modulação de restrições por áreas delimitadas, como polígonos ou talhões. A continuidade dessas práticas violaria os princípios constitucionais e as normas da ordem econômica do Brasil.

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Para a Aprosoja MT, essas diretrizes são fundamentais para proteger a soberania das leis nacionais e garantir que os produtores rurais de Mato Grosso não sejam prejudicados por práticas discriminatórias ou arbitrárias.

“O compromisso do governador em assegurar um decreto claro e efetivo renova a confiança dos produtores no fim deste conluio comercial que há tanto tempo prejudica o setor. As contribuições da Aprosoja preveem o respeito ao devido processo legal, ampla defesa e contraditório às empresas, permitindo o atendimento a mercados com demandas específicas sem penalizar o produtor brasileiro que segue rigorosamente as leis nacionais. Nosso objetivo é construir um ambiente econômico justo e sustentável para todos”, afirmou o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber.

A Aprosoja MT reafirma seu compromisso com a restauração da segurança jurídica para milhares de famílias agricultoras que, após quase duas décadas de abusos econômicos por grandes corporações, agora têm a esperança de dias mais justos e melhores. A entidade acredita que o fim desse acordo trará benefícios para toda a sociedade mato-grossense, promovendo o desenvolvimento sustentável e a diminuição das desigualdades sociais.

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A Aprosoja MT também expressa seu agradecimento e parabeniza o governador Mauro Mendes pelo comprometimento e pela condução firme no combate à Moratória da Soja, além do tratamento justo a todos os cidadãos de Mato Grosso, o que fortalece a justiça e a competitividade do setor produtivo estadual.

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