Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Desfile abre comemoração do Bicentenário da Independência em São Paulo

Publicados

BRASIL

O tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro abriu as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na manhã de hoje (7) em São Paulo. O evento foi realizado em toda a extensão da pista central da Avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, como forma de integrar as ações do bicentenário no mesmo território.

O desfile normalmente é executado no Sambódromo do Anhembi. O evento aconteceu entre 8h e 12h30, com a presença de autoridades, militares e entidades da sociedade civil, e aproximadamente 10 mil pessoas, entre civis e militares, desfilando.

O desfile foi realizado em parceria com o governo do estado, Marinha, Exército, e Força Aérea Brasileira. Antes houve apresentações artísticas com a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro e o Coral LBV. Além disso, o roteiro contou com o hasteamento da bandeira no Pavilhão Nacional, encenação histórica, revista da tropa pelo governador do estado, chegada do prefeito da capital paulista e do governador ao palanque, Salva de Gala e Hino da Independência.

Durante toda a exibição, o público ficou debaixo de chuva forte e suportou a baixa temperatura de 16°C da capital paulista. Mas isso não foi motivo de desânimo para quem levantou cedo e foi assistir ao evento. A farmacêutica Suelen Menino, de 22 anos, contou que comparece todos os anos por que gosta de prestigiar o país por ter orgulho. “Isso não interfere na parte política porque é uma questão de amar o país. A chuva tem todos os anos, então eu já esperava por isso”, disse.

Leia Também:  Governo prorroga permanência da Força Nacional em Nova Olinda do Norte

A babá de 52 anos Luzia Bueno disse que sempre assiste à parada de 7 de Setembro por que acha o desfile uma maravilha. Desta vez estava com o marido e a neta, que nunca tinha assistido nada parecido. “Eu venho por que ser militar é um sonho que não realizei. Gosto da parte dos cavalos, dos cachorros. Tudo é lindo e eu gostaria de estar ali. É uma riqueza sem tamanho. A chuva não é um problema, nem sinto”.

Encenação

O espetáculo “Vozes da Independência” será encenado a céu aberto para recontar a história do Brasil a partir das 15h. O Parque da Independência vai se transformar em um grande palco, onde a história do Grito do Ipiranga será revisitada.

A proposta é abordar, de forma lúdica, os processos e personagens históricos importantes que culminaram no ato da independência do Brasil, enfatizando quais estruturas se alteram e quais se perpetuam até os dias atuais. A famosa cena que ilustra os eventos que culminaram na independência nacional será interpretada por Caco Ciocler, escalado para viver Dom Pedro I.

Leia Também:  Sugestões para flexibilizar A Voz do Brasil podem ser dadas até amanhã

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Governo prorroga permanência da Força Nacional em Nova Olinda do Norte

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  Vocalista da banda Calcinha Preta, Paulinha Abelha, morre aos 43 anos

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA