Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Expo Dubai traz tecnologia de ponta para mobilidade urbana e aérea

Publicados

BRASIL


Máquina de raio-X e telefone são alguns exemplos de legados para a humanidade apresentados na Expo desde a sua inauguração em 1851, na cidade de Londres, Inglaterra. Na atual edição, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, um dos eixos que motivam os 192 expositores mundiais são soluções mais limpas e eficientes para a locomoção, grande entrave das metrópoles contemporâneas.

Entre as tecnologias mais intrigantes nesse segmento, durante a edição árabe, que começou em outubro do ano passado e segue até 31 de março, está no pavilhão da Espanha. Pela primeira vez, o Hyperloop, um veículo inovador de transporte, capaz de chegar a uma velocidade de mil quilômetros por hora, sem emissão de poluentes, é exibido em uma exposição mundial.

Em entrevista à Agência Brasil, Juan Vicén Balaguer, um dos fundadores da Zeleros, empresa responsável pela tecnologia, disse que o resultado da feira é muito positivo. “Nossa participação na Expo 2020 Dubai consolidou o Hyperloop como um novo e emergente modo de transporte, e a sociedade está animada com o que está por vir”.

Leia Também:  Familiares de vítimas de violência protestam contra IML do Rio

Para Balaguer, a tecnologia de transporte se aplicaria bem ao Brasil, “especialmente nas cidades mais populosas e distantes entre si”. 

O funcionamento é por meio de um sistema de propulsão e levitação, e um compressor movimenta o veículo dentro de uma rede de tubos.

“As primeiras rotas comerciais de Hyperloop com passageiros começarão em 2030. Para cargas, pode começar mais cedo, especialmente se ocorrer em pressão ambiente, em vez de dentro dos tubos”. Ele explica que a tecnologia poderá ser usada, por exemplo, na movimentação de contêineres dentro dos portos.

Carro voador brasileiro

Apesar do pioneirismo da Espanha, o Brasil não fica atrás. No pavilhão do país, que tem como principal organizadora a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), foi apresentado em novembro do ano passado o eVTOLs (Electric Vertical Take-off and Landing), misto de carro voador e helicóptero elétrico com baixa emissão de carbono. Voltada ao transporte aéreo urbano, a aeronave ainda emite baixo ruído.

Desenvolvido pela Embraer, o eVTOLs está em estágio inicial de desenvolvimento, aguardando resposta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para obtenção de um certificado de tipo, a primeira de uma série de etapas para a verificação dos requisitos de segurança da aeronave.

Leia Também:  Sob El Niño, inverno deve ser mais chuvoso no Sul e Sudeste

* A repórter Fernanda Cruz e o fotógrafo Tomaz Silva viajaram a convite da ApexBrasil

Edição: Fernando Fraga

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Sob El Niño, inverno deve ser mais chuvoso no Sul e Sudeste

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  Familiares de vítimas de violência protestam contra IML do Rio

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA